Detalhes

Grupo de Trabalho de Emprego do Crea-ES terá programação especial na Feira do Conhecimento

Publicado em 08 de agosto de 2018 às 17:56, com última atualização em 03 de setembro de 2018 às 11:54

O Grupo de Trabalho de Emprego do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) (foto) terá programação especial na II Feira do Conhecimento de Venda Nova. O evento é uma realização do Crea-ES, Mútua e da prefeitura do município e está programado para os dias de 30 de agosto a 1º de setembro com atrações que envolvem ciência, cultura, arte e tecnologia.

O coordenador do GT, engenheiro ambiental, civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, destacou a importância de participar da feira. “Faremos uma reunião itinerante do GT durante o evento. Profissionais e estudantes da Região Serrana poderão conhecer nosso trabalho. É sem dúvida uma ótima oportunidade de levar informações do nosso trabalho que foca na qualificação e emprego”, ressalta.

O foco da programação do GT será oportunizar colocação ou recolocação profissional, que são prioridade de estudantes da área, bem como para muitos profissionais recém formados ou mesmo com experiência. As ações devem incluir ainda palestras de capacitação. As iniciativas farão parte da programação especial do Crea-ES, que terá espaço exclusivo durante o evento.  

A II Feira do Conhecimento envolve nove municípios da região. São 50 stands, 23 escolas e 14 instituições envolvidas, além de um total de 62 projetos científicos inscritos. Exposições e apresentações culturais também estão programadas. 10 mil pessoas são esperadas nos três dias de programação.

Ações

Engenheiros lideram ranking de profissionais qualificados mais demitidos. Tendo em vista tal realidade, o Crea-ES intensifica ações que qualifiquem a entrada e recolocação de profissionais no mercado de trabalho. Para tanto, oferece bolsas para acompanhamento e planejamento de carreira, realiza ações conjuntas com o Crea Jr, bem como oferta eventos que colocam estudantes em contato com a profissão.

O Crea-ES  também disponibiliza espaço on-line para que as empresas divulguem vagas de emprego na área tecnológica e os profissionais cadastrem seus currículos em busca de trabalho – CLIQUE AQUI para acessar o banco de oportunidades.

Mercado

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mantido pelo Ministério do Trabalho, revelam um retrato do mercado de engenharia. Contabilizando os números desde 2014, são pelo menos 48 mil engenheiros na fila do desemprego.

A 3ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que também extraiu dados do Caged,  revela que foram desligados 7.333 profissionais e admitidos 4.491 no último trimestre de 2017, um saldo negativo de 2.892 vagas.

O grupo de engenheiros civis é o maior entre os engenheiros ativos no Brasil, é esse o que também acaba sendo mais afetado por crises no setor da construção civil. De acordo com um levantamento feito pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), com base em dados dos tribunais de contas pelo país, estima-se que 5 mil obras públicas federais estejam paradas atualmente.

Leia também: Engenheiros sofrem com falta de oportunidades no Estado

Leia também

Feira do Conhecimento: fruticultura e controle de pragas em debate

Feira do Conhecimento: estudantes de engenharia conhecem oportunidades do setor de cervejas artesanais

Feira do Conhecimento de Venda Nova: palestra mostra uso dos drones na produção agrícola

II Feira do Conhecimento de Venda Nova tem visitas técnicas em sua programação

Feira do Conhecimento de Venda Nova envolve nove municípios e 62 projetos educacionais

Comissão de Ensino e Atribuição Profissional debate ensino de engenharia na II Feira do Conhecimento

Grupo de Trabalho de Emprego do Crea-ES terá programação especial na Feira do Conhecimento

Crea-ES e Prefeitura de Venda Nova realizam parceria para II Feira do Conhecimento



Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar