Detalhes

Mais oportunidade profissional: instalado Grupo de Trabalho de Emprego e Estágio do Crea-ES

Publicado em 10 de maio de 2018 às 15:46, com última atualização em 08 de junho de 2018 às 12:03

Os engenheiros lideram a lista de profissionais qualificados com maior saldo de demitidos nos últimos anos. A colocação ou recolocação profissional é prioridade de estudantes da área, bem como para muitos profissionais recém formados ou mesmo com experiência. Para auxiliar no enfrentamento dessa realidade de mercado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) instalou nesta quinta-feira (10/5) o Grupo de Trabalho de Emprego e Estágio.

O Crea-ES  já disponibiliza espaço on-line para que as empresas divulguem vagas de emprego na área tecnológica e os profissionais cadastrem seus currículos em busca de trabalho – CLIQUE AQUI para acessar o banco de oportunidades. O coordenador do novo GT, engenheiro ambiental Felipe Machado, explica que esse trabalho será ampliado. Além do aprimoramento no cadastro e oferta de vagas, também faz parte dos planos uma maior interação com as empresas registradas no Conselho e o impulsionamento de oferta de cursos que atualizem os profissionais para o mercado.

“Nosso foco é estar ao lado dos profissionais e dar atenção tanto no primeiro emprego dos jovens engenheiros e agrônomos, quanto na atualização dos já formados. Vamos estreitar laços com estudantes e profissionais, buscar parcerias para oferta de vagas de emprego e ofertar oportunidades de qualificação que ajude na recolocação dessas pessoas no mercado”, disse Felipe Machado.

O coordenador adjunto do GT, engenheiro ambiental, civil e de segurança do trabalho Giuliano Battisti, também falou sobre a ampliação da atuação do Crea-ES na alocação de profissionais no mercado. “No ano passado já existia o Grupo de Trabalho de Estágio, agora, em virtude da situação atual, nossa atuação também possui foco no emprego. Nossa expectativa é atuar em prol de quem precisa de oportunidade com ações integradas”, disse. 

Grupo de Trabalho de Emprego e Estágio do Crea-ES

O vice-presidente do Crea-ES, engenheiro mecânico e de segurança do trabalho, Carlos de Laet Simões Oliveira, participou da instalação do Grupo de Trabalho. Além do coordenador e coordenador adjunto, fazem parte do GT os engenheiros Breno Schmidt, Iara Rebouças Pinheiro e Rosemberg Bragança.

               

Engenheiros lideram ranking de profissionais qualificados mais demitidos

Engenheiros lideram a lista de profissionais qualificados com maior saldo de demitidos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mantido pelo Ministério do Trabalho, revelam um retrato do mercado de engenharia. Contabilizando os números desde 2014, são pelo menos 48 mil engenheiros na fila do desemprego.

A 3ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que também extraiu dados do Caged,  revela que foram desligados 7.333 profissionais e admitidos 4.491 no último trimestre de 2017, um saldo negativo de 2.892 vagas.

O grupo de engenheiros civis é o maior entre os engenheiros ativos no Brasil, é esse o que também acaba sendo mais afetado por crises no setor da construção civil. De acordo com um levantamento feito pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), com base em dados dos tribunais de contas pelo país, estima-se que 5 mil obras públicas federais estejam paradas atualmente.

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar