Detalhes

Feira do Conhecimento de Venda Nova: palestra mostra uso dos drones na produção agrícola

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 13:40, com última atualização em 03 de setembro de 2018 às 11:52

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs), ou drones (zangão, em inglês), carregam câmeras de vídeo de diferentes tipos e sensores especiais com aplicações em diversas áreas e ramos de trabalho. As funcionalidades desses equipamentos permitem melhorar o desempenho das atividades de engenharia e agronomia.

O uso dessa tecnologia foi tema da palestra "Drones Aplicados na Agricultura", proferida pelo professor da Ufes Samuel de Assis Silva nesta quinta-feira (30/08), dentro da II Feira do Conhecimento de Venda Nova do Imigrante. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Venda Nova em parceria com o Crea-ES e apoio da Mútua-ES, e segue até o dia 1º de setembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, na região serrana do Estado.

O professor da Ufes falou sobre o processo de mecanização agrícola e agricultura de precisão que já são realidade no Brasil e  tende a crescer nos próximos anos. Os drones são usados para o monitoramento de áreas, bem como na seleção de feições, aplicação de produtos fitossanitários e aplicações para controle de pragas e estudos visando processos de automação.

"É uma aplicação ampla que já é uma realidade. Em nossa agricultura capixaba ainda temos que evoluir. Para tanto é preciso haver iniciativa do setor privado. Esse mercado é uma possibilidade de empreendedorismo no campo na agroindústria, que engloba profissionais da agronomia, engenharia e das ciências da computação. O futuro é esse, não tem pra onde ir. Costumo dizer que é um ótimo caminho sem volta", explica Samuel de Assis.

Por meio de imagens aéreas georeferenciadas, os drones possibilitam construir modelos tridimensionais do terreno (mapas inteligentes) onde são extraídos dados qualitativos e quantitativos que auxiliam na tomada de decisões e permitem ganhar tempo. A tecnologia permite aumentar a eficácia de sistemas e obter respostas mais precisas. Na área agrícola, com aplicações mais precisas, o impacto ambiental das ações tende a diminuir.

Parceria

A Feira do Conhecimento é uma realização do Crea/Mútua com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante. O evento envolve nove municípios da região e apresenta diversos nichos do conhecimento, como a robótica, engenharia, agronomia, física, química, matemática, dente outros. São 50 stands, 23 escolas e 14 instituições envolvidas, além de um total de 62 projetos científicos inscritos. Exposições e apresentações culturais também estão programadas.

O Crea-ES terá espaço exclusivo no evento e programação especial que inclui oficinas, palestras e visitas técnicas. CLIQUE AQUI e veja programação completa.

“Temos feito um grande esforço no sentido de interiorizar a ação do Crea e contribuir para a formação de qualidade dos futuros profissionais da área tecnológica. A Feira do Conhecimento de Venda Nova atende a ambos os objetivos”, afirma a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.

"Estamos super satisfeitos com a parceria com o Crea/Mútua. Vamos dar seqüência nessa parceria em muitas outras feiras voltadas para inovação e tecnologia", disse o prefeito de Vanda Nova do Imigrante, Braz Delpupo.

A Coordenadora da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (Ceap) do Crea-ES, engenheira química Iara Pinheiro, destaca a importância de realizar ações em todas as Regiões do Estado. "Um dos nossos objetivos é fazer essa integração entre os estudantes e futuros profissionais trazendo cursos, visitas técnicas e palestras para essa região agroindustrial da Região Serrana do Espírito Santo. Queremos intensificar a presença nas ações em todo Estado", explicou.

Drones em outras áreas

Um dos principais problemas para uma obra é a demora na geração da topografia do terreno e a necessidade de realizar visitas a campo para conferir se o cronograma esta sendo executado. Com câmeras especiais e recursos de infravermelho, o drone permite conhecer a situação de um terreno e captar imagens que ajudam na topografia e medições da área. Também fica mais fácil acompanhar a evolução do trabalho, ou mesmo mostrar um local com potencial para um cliente.

Segundo a Associação Internacional de Veículos não Tripulados (AUVSI) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), o país já conta com pelo menos 15 das 44 indústrias de drones na América Latina, e reúne ao menos outras cinco desenvolvendo sistemas.

Acesse

A Direção Geral de Indústria, Energia e Minas da Espanha e a Fundação de Energia da Comunidade de Madrid divulgou neste ano o documento “Os Drones e suas Aplicações à Engenharia Civil”. O estudo aponta a importância dos drones como uma ferramenta auxiliar para o trabalho do engenheiro civil.

CLIQUE AQUI e veja a pesquisa na integra.

Leia também

Feira do Conhecimento: fruticultura e controle de pragas em debate

Feira do Conhecimento: estudantes de engenharia conhecem oportunidades do setor de cervejas artesanais

Feira do Conhecimento de Venda Nova: palestra mostra uso dos drones na produção agrícola

II Feira do Conhecimento de Venda Nova tem visitas técnicas em sua programação

Feira do Conhecimento de Venda Nova envolve nove municípios e 62 projetos educacionais

Comissão de Ensino e Atribuição Profissional debate ensino de engenharia na II Feira do Conhecimento

Grupo de Trabalho de Emprego do Crea-ES terá programação especial na Feira do Conhecimento

Crea-ES e Prefeitura de Venda Nova realizam parceria para II Feira do Conhecimento


Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar