Detalhes

75ª Soea: Crea-ES marca presença no painel sobre acessibilidade em espaços públicos e privados

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 12:09, com última atualização em 04 de setembro de 2018 às 12:46

Muitos dos espaços públicos e privados ainda precisam de obras e serviços de adequação para a inclusão de toda população, garantindo autonomia e segurança para todos. O tema foi debatido nesta quarta-feira (22/08), no painel “Acessibilidade”, durante a 75ª edição Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Maceió. 

O Gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Almir Costa e Silva, participou do painel e lembrou que o Crea-ES iniciou diálogo com o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) com objetivo de criar mecanismos que impulsionem maior fiscalização na área de acessibilidade. “Estamos envolvidos com o Ministério Público nesta questão de garantia de acesso”, lembrou Silva. 

Segundo ele, um exemplo abordado no painel da Soea foi que o Ministério Público interveio em uma escola que alegava não estar adequada às regras da acessibilidade por não haver alunos com necessidades especiais em seu quadro. “Eles partiram do principio que não se precisa da demanda para fazer tal adequação. Pelo contrário. É preciso adequar primeiro para quando houver tal demanda”, destacou o gerente de Fiscalização do Crea.

Leia também: Por uma cidade mais acessível: Crea-ES e MPT juntos pela acessibilidade

O painel foi realizado no Teatro Gustavo Leite do Centro de Convenções Ruth Cardoso e teve como palestrantes o Procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) Sérgio Caribé; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro e o engenheiro civil Osvaldo Luiz Valinote. “O poder público está ausente de sua responsabilidade. É um dever do poder público garantir a acessibilidade”, disse Sérgio Caribé. 

Mais acessibilidade

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% da população dos países em desenvolvimento é constituída por portadores de algum tipo de deficiência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que esse número chegue a mais de 600 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que esse contingente corresponda a quase 15% da população, algo em torno de 25 milhões de pessoas.


75ª Soea

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, é considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil, reunindo, todos os anos, mais de três mil profissionais, estudantes e especialistas. A edição deste ano terá como temática central "Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil" e acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana.


Leia mais

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

75ª Soea: café capixaba faz sucesso entre participantes do maior evento de engenharia do Brasil

75ª Soea: Cadastro Ambiental Rural abrirá campo de trabalho para engenheiros agrônomos e florestais

75ª Soea: palestra incentiva uso de energia limpa e aponta oportunidades do setor

75ª Soea: nova Diretoria Executiva da Mútua toma posse nesta sexta-feira

75ª Soea: Crea-ES propõe criação de Frente para ampliar a presença das mulheres no Sistema Confea/Crea

75ª Soea: Procuradora do Crea-ES debate integração de processos éticos disciplinares

75ª Soea: Crea-ES marca presença no painel sobre acessibilidade em espaços públicos e privados

SOEA inaugura 75ª edição com palestra sobre engenharia na reconstrução do Brasil

Crea-ES destaca produção cafeeira capixaba e debate equidade e ética na 75ª SOEA

Flávio Borgneth
Equipe de Comunicação



Clique aqui para voltar