Detalhes

75ª Soea: palestra incentiva uso de energia limpa e aponta oportunidades do setor

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 12:04, com última atualização em 04 de setembro de 2018 às 12:56

A distribuição do gás natural em Alagoas com uma metodologia não destrutiva foi tema da primeira palestra “Gás Natural – Oportunidades, Desafios e Novas Tecnologias”, ministrada pelo diretor de Engenharia da Algás, André Alves do Nascimento, durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea).

Representante da Algás, que é a distribuidora de gás natural de Alagoas, explicou que a instalação da rede de gás em Maceió é realizada pelo método de furo direcional, conhecido também como método “não destrutivo” de pavimento, o que possibilita uma sensível redução do impacto, em relação ao método tradicional de abertura de valas e para assentamento de tubos. Pelo método “não destrutivo” de pavimento, os dutos atravessam sob ruas, avenidas, calçadas, sem a necessidade de se abrirem valas, utilizando um equipamento de perfuração direcional.

“Esta foi uma oportunidade de disseminar com o público as tecnologias que a gente usa na distribuição do gás natural em Alagoas, sendo pioneiros em diversas atividades, metodologia não destrutiva, implementação de equipamentos de georreferenciamento, de geossondagem. São as oportunidades tecnológicas que temos para implementar uma obra mais limpa e segura. O objetivo é que o usuário perceba os benefícios de uma obra e não os malefícios”, explicou Nascimento.

O palestrante reforçou que o gás natural é uma energia limpa e abre oportunidade de novos negócios. “São indústrias que surgem, são novas tecnologias para conversão de equipamentos a diesel para o gás natural. São oportunidades que interessam ao Brasil inteiro”, finalizou.

A palestra foi realizada no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, onde está sendo realizada a 75ª Soea até sexta-feira (24).

75ª Soea
A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, é considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil, reunindo, todos os anos, mais de três mil profissionais, estudantes e especialistas. A edição deste ano terá como temática central "Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil" e acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana.

Leia mais

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

75ª Soea: café capixaba faz sucesso entre participantes do maior evento de engenharia do Brasil

75ª Soea: Cadastro Ambiental Rural abrirá campo de trabalho para engenheiros agrônomos e florestais

75ª Soea: palestra incentiva uso de energia limpa e aponta oportunidades do setor

75ª Soea: nova Diretoria Executiva da Mútua toma posse nesta sexta-feira

75ª Soea: Crea-ES propõe criação de Frente para ampliar a presença das mulheres no Sistema Confea/Crea

75ª Soea: Procuradora do Crea-ES debate integração de processos éticos disciplinares

75ª Soea: Crea-ES marca presença no painel sobre acessibilidade em espaços públicos e privados

SOEA inaugura 75ª edição com palestra sobre engenharia na reconstrução do Brasil

Crea-ES destaca produção cafeeira capixaba e debate equidade e ética na 75ª SOEA

Equipe de Comunicação do Confea




Clique aqui para voltar