Detalhes

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

Publicado em 27 de agosto de 2018 às 17:17, com última atualização em 04 de setembro de 2018 às 13:01

Mais de três mil profissionais do Espírito Santo e de todo Brasil participaram da 75ª edição Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Maceió (Alagoas) foi a capital da engenharia, agronomia e geociências entre 21 e 24 de agosto. Ao trazer a temática da ética pela reconstrução do Brasil, o evento foi um encontro das ciências exatas com as virtudes humanas.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo participou do evento, sendo destaque em painéis sobre ética e equidade de gênero. Além disso, o estande do Crea-ES recebeu profissionais da área das profissões tecnológicas de vários estados brasileiros durante a 75ª Soea, tendo como principal atração a cultura cafeeira, tradicional do Espírito Santo.

“Profissionais de todo país debatem o aprimoramento das geociências na Soea. Representamos o Espírito Santo no debate por uma sociedade mais ética e por profissionais que busquem a sustentabilidade como catalisador do nosso futuro”, disse a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho.  

O evento foi marcado pelos debates em prol do amadurecimento de marcos legais das profissões da área tecnológica. Integrantes das Câmaras Especializadas do Crea-ES e de todo país debateram o aprimoramento de ensino, prática e fiscalização na área tecnológica. Os conselheiros capixabas participaram da discussão em torno do futuro da agronomia e engenharia, bem como da função de ambas na construção de um mundo mais sustentável e igual.

Igualdade, ética e acessibilidade           

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou do painel “Engenharia em Ação – Participação Feminina na Indústria 4.0”. Na ocasião, apresentou proposta para criação de uma Frente para ampliar a presença das mulheres no Sistema Confea/Crea.

Já a Procuradora do Crea-ES, Marlúcia Oliveira, foi uma das palestrantes do painel “Visão das Instituições do Sistema Confea/Crea sobre Ética” e abordou o aprimoramento da gestão de processos éticos disciplinares.

O tema acessibilidade também foi acompanhado de perto. O painel que debateu essa temática aprimora as ações do Crea-ES com o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) para criar mecanismos que impulsionem maior fiscalização na área de acessibilidade.

Destaque na Contecc 2018

O Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc 2018) foi realizado juntamente com a 75ª Soea. O evento selecionou e divulgou trabalhos técnicos científicos desenvolvidos nas mais diversas instituições brasileiras. A Coordenadora da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional (Ceap) do Crea-ES, engenheira química Iara Pinheiro apresentou pesquisa na área de bioprocessos no evento.

“Apresentei um trabalho sobre reaproveitamento do resíduos das cervejarias para produção de enzima que são aplicadas em outros processos industriais da industria farmacêutica ou têxtil. Concluímos que o bagaço de malte tem bom potencial para o aproveitamento das enzimas, podendo ser reutilizado pela fermentação sólida, processo mais barato que os tradicionais”, explicou Iara.

Troca de experiências

Com profissionais de todos os Estados Brasileiros, a 75ª Soea é um grande fórum de troca de experiências e boas práticas. “O Sistema Confea/Crea e o Mundo passam por profundas transformações. A Soea é momento que temos de reflexão. Discutimos o nosso hoje, nosso ontem e nosso amanhã”, sintetiza o gerente de Relacionamento Institucional do Crea-ES, engenheiro eletricista Henrique Zimmer.

“Cerca de 3 mil profissionais participaram do evento. Foram mais de 800 trabalhos apresentados e muitas palestras. É uma grande oportunidade de manter contato com profissionais de outros estados e trocar experiências”, destacou o consultor técnico do Crea-ES, Leonardo Coser.

“Aqui a ideia central é compartilhar. Temos oportunidades de ouvir novas abordagens e ficarmos atualizados no que de mais novo está sendo debatido em nossas áreas”, complementou o coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica, engenheiro eletricista André Bernardi Candeia. “Aqui podemos aperfeiçoar nossos processo para que fiquem ainda mais eficazes e práticos”, reforça o Coordenador da Comissão de Ética, engenheiro eletricista Carlos Dias.

“Estamos em um momento único de colocar diferentes gerações e todas as modalidade da engenharia e agronomia em um evento nacional. Um encontro do passado com o futuro onde todos os profissionais devem buscar os avanços em suas áreas. Temos aqui o papel de multiplicadores”, destacou o coordenador da Câmara Especializada de Segurança do Trabalho do Crea-ES, engenheiro civil e de segurança do trabalho Rogério do Nascimento Ramos.

Sustentabilidade

Em meio a danos ambientais cada vez mais aparentes no mundo, especialistas defendem o uso de energias renováveis para diminuir impactos como a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global. Atualmente o Brasil possui pouco mais de 40% de sua energia gerada por fontes renováveis. Justamente a produção sustentável de energia fez parte da programação da 75ª Soea.

“Os custos dessas novas matrizes energéticas estão ficando mais competitivos. O avanço tem propiciado a viabilidade para o mercado. Entendo que estamos prontos para implementar as mudanças para uma forma mais sustentável de produzir energia”, disse o Coordenador da Comissão de Negociação Coletiva do Crea-ES, engenheiro Luiz Del Piassi.

Novo marco da engenharia ambiental

O coordenador do Grupo de Trabalho de Estágio e Emprego do Crea-ES e presidente da Associação dos profissionais de Engenharia Ambiental (Apea), engenheiro ambiental e de segurança do Trabalho Giuliano Silva Battisti, foi eleito um dos diretores da Federação Nacional de Engenharia Ambiental e Sanitária, que foi fundada na 75ª Soea.

“Isso aumenta a representatividade da engenharia ambiental e sanitária no Sistema Confea/Crea nesse momento onde o tema da sustentabilidade é fundamental para o desenvolvimento”, explicou Giuliano Battisti.

75ª Soea

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, é considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil, reunindo, todos os anos, mais de três mil profissionais, estudantes e especialistas. A edição deste ano terá como temática central "Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil" e acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana.


Leia mais

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

75ª Soea: café capixaba faz sucesso entre participantes do maior evento de engenharia do Brasil

75ª Soea: Cadastro Ambiental Rural abrirá campo de trabalho para engenheiros agrônomos e florestais

75ª Soea: palestra incentiva uso de energia limpa e aponta oportunidades do setor

75ª Soea: nova Diretoria Executiva da Mútua toma posse nesta sexta-feira

75ª Soea: Crea-ES propõe criação de Frente para ampliar a presença das mulheres no Sistema Confea/Crea

75ª Soea: Procuradora do Crea-ES debate integração de processos éticos disciplinares

75ª Soea: Crea-ES marca presença no painel sobre acessibilidade em espaços públicos e privados

SOEA inaugura 75ª edição com palestra sobre engenharia na reconstrução do Brasil

Crea-ES destaca produção cafeeira capixaba e debate equidade e ética na 75ª SOEA


Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar