Detalhes

Profissionais de todo Brasil debatem ética no Crea-ES

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 16:40, com última atualização em 17 de setembro de 2018 às 12:24

Profissionais de todo país debatem ética no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES). O Seminário de Ética será realizado nos dias 19 e 20 de setembro no auditório do Conselho, em Vitória. O evento é uma realização do Crea-ES, junto ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Durante os dois dias de evento, as Coordenadorias Nacionais de Comissões de Ética estarão reunidas com objetivo de nivelar o entendimento sobre as disposições contidas no anexo da Resolução nº1 1004/2003, que regulamenta a condução do processo ético disciplinar e a decisão normativa 94/2012, que também aborda a ética.

Para a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, o tema merece atenção. “Devemos ser vigilantes com os valores que norteiam nossa vida e profissão. Uma boa conduta ética é alicerce para o alcance da excelência profissional”, destacou a presidente.

Além disso, de acordo com a engenheira, o Crea-ES recebe profissionais de todo Brasil para debater essa questão com muita alegria e responsabilidade.

O seminário

Para o Coordenador da Comissão de Ética do Crea-ES, Carlos Dias, ética é comportamento e, por esse motivo, o seminário é de tamanha relevância. O evento busca apresentar o trabalho continuado de multiplicação das informações éticas a nível nacional.

De acordo com Carlos, deve-se debater ética, pois “o princípio das ações da sociedade é moral. Desta forma, quando a mesma está estabelecida, a moral se modifica, tornando-se uma ação ética. Por esse motivo, nós da Comissão Ética do Crea-ES estamos trabalhando com muita força nesta área. Percebemos que, com o passar dos anos, a sociedade necessita rever seus conceitos morais profissionais. Tudo isso reflete na conduta moral/ética do profissional”.

Segundo o Coordenador, as Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea trabalham para difundir a educação dos profissionais buscando aproximar suas ações de princípios éticos.

Ética profissional

Ética em si trata-se de um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Por esse motivo, no meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores.

LEIA TAMBÉM:

75ª Soea: Procuradora do Crea-ES debate integração de processos éticos disciplinares

Crea-ES marca presença na 75ª Soea por mais igualdade e ética na área tecnológica

Creas de todo país debatem integração das comissões de ética profissional


Carolaini Felício
Equipe de Comunicação 


Clique aqui para voltar