Detalhes

Creas de todo país debatem integração das comissões de ética profissional

Publicado em 20 de julho de 2018 às 15:19, com última atualização em 25 de julho de 2018 às 12:50


Desde quarta-feira (18/7) até sexta-feira (20/7) acontece no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) a reunião da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) do Sistema Confea/Crea. O evento reúne profissionais de diversos Creas, entre eles, está o Crea-ES. Para representar o Conselho Capixaba, estão presentes o conselheiro e Coordenador da Comissão de Ética do Crea-ES, Carlos Dias e a Procuradora Marlúcia Oliveira.

Para o Coordenador Carlos Dias, a reunião em nível nacional é importante para dar segmento ao plano do Sistema Confea/Crea, que visa tornar único os trabalhos das comissões de ética. “Com isso, tudo se tornará um modelo integrado e unificado o qual os conselheiros poderão acompanhar a tramitação e o ponto de situação dos processos do Sistema. Assim como discutir a atualização e aplicação das resoluções relacionadas à condução dos processos éticos disciplinares”.  

Ainda segundo Carlos, a comissão de ética do Crea-ES realiza um trabalho que age em cima da formulação da denúncia e a torna em um protocolo e um processo. Além disso, modela a documentação prevista na gestão Crea e encaminha para avaliação da câmara especializada. “Após a apresentação do nosso trabalho, os outros Creas presentes disseram que vão adotar esta medida, pois eles gostaram muito”, concluiu.

Processos éticos

A morosidade no andamento dos processos éticos é um dos assuntos que o grupo pautou para o encontro em São Paulo. “Mesmo que as Comissões Regionais consigam agilizar, viabilizar essa atividade com certa rapidez, por meio de uma divisão de trabalho, a legislação ainda impede que você acelere um processo ético. Esse é um assunto que estamos discutindo, que é a Resolução nº 1.004/2003, para a qual nós vamos propor uma reformulação. Já existe uma proposta por meio de consulta pública, mas a CNCE resolveu fazer uma proposta própria, pois queremos modificar alguns detalhes”, destacou o Coordenador Nacional da CNCE, Eng. Civil Marcelo Daniel de Barros Melo.

Ética profissional

Ética em si trata-se de um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Por esse motivo, no meio corporativo, a ética profissional traz maior produtividade e integração dos colaboradores.

Carolaini Felício
Equipe de Comunicação



Clique aqui para voltar