Detalhes

Presidente da CER espera maior votação ao meio dia

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 10:37, com última atualização em 19 de novembro de 2014 às 10:40

O veterano Eng Eletricista Olavo Botelho Almeida preside a Comissão Eleitoral Regional – CER, que organizou e realiza o certame em todo o Estado. Na manhã desta quarta-feira, 19-11, ele percorreu algumas áreas de votação na Grande Vitória, certificando-se do andamento dos trabalhos. “A votação começou como se esperava, de forma ordeira e normal, com bom movimento. Não registramos qualquer alteração que prejudicasse a votação e esperamos que transcorra bem até o final” – disse.

Para Olavo Botelho, que já coordenou várias eleições dentro do sistema Confea-Crea-Mútua “é de se esperar uma grande movimentação no horário do almoço, entre 11 e 13 horas. Estamos preparados para receber um maior número de eleitores neste horário”. Ele ressaltou que são mais de 32 mil profissionais registrados no sistema no Espírito Santo. Entretanto, 23 mil estão aptos a votar. A expectativa do presidente da CER é que neste ano haja uma participação maior que nas eleições anteriores.

Apuração

A expectativa de Olavo Botelho é começar os trabalhos de apuração dos votos logo após o término da votação, que começou as 9h da manhã desta quarta-feira e vai até as 19h. “Cada presidente de mesa apura seus votos e envia uma prévia para a sede, que vai computando os votos. Mesmo assim, a coordenação aguardará a chegada de todas as urnas. A mais distante é a que fica em Pinheiros, a pouco mais de 300 km de Vitória. Após a apuração local, sob o olhar dos fiscais, a urna será encaminhada para a capital” - explicou.

Além de Olavo, que é o coordenador, mais de cem pessoas estão trabalhando na eleição, entre a captação dos votos e as apurações, que vão até a madrugada de quinta-feira. São profissionais do Conselho e o pessoal da fiscalização, indicado pelos dois candidatos a presidente, que são o atual presidente Eng Agrônomo Helder Carnielli (que disputa a reeleição) e o conselheiro Eng Mecânico Antonio Nascimento Gomes.

Candidatos

Os candidatos chegaram cedo aos locais de votação. Helder votou logo após as 9h na seção 1, acompanhado de coordenadores de sua campanha. Depois dirigiu-se à Inspetoria de Vila Velha, onde se concentram grande número de eleitores. O candidato Antonio Gomes usa uma estratégia diferente. Ele preferiu percorrer algumas áreas de votação na Grande Vitória, acompanhar a movimentação do dia com assessores e votar na parte da tarde, na seção que fica na Vale do Rio Doce.

As urnas de votação estão espalhadas em 27 zonas eleitorais, totalizando 31 seções – a maior parte concentradas na Grande Vitória. Maiores informações sobre o acompanhamento da eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua pelo site oficial do Conselho: www.creaes.org.br

Na foto, o presidente da CER, Eng. Olavo Botelho Almeida (crédito: Gustavo Louzada)

Notícias relacionadas

Carnielli vota na Sede e diz estar ansioso e confiante com o resultado das Eleições

Iniciada a votação na Sede do Crea-ES

Conheça as cédulas de votação das Eleições Confea/Crea e Mútua

Confira o boletim informativo com as propostas dos candidatos

Equipe de Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar