Detalhes

Crea-ES realiza palestra sobre PCMAT dentro da programação da Feira Prevenir

Publicado em 24 de setembro de 2014 às 17:59

A programação desta quarta-feira (24/9), segundo dia da Prevenir - Feira de Saúde e Segurança do Trabalho, no Pavilhão de Carapina, também contou com palestra realizada pelo Crea-ES, instituição apoiadora do evento. Conduzida pelo Eng. Civil e de Segurança do Trabalho Marco Antônio de Oliveira e pelo Eng. Eletricista e de Segurança do Trabalho Luiz Guilherme de Oliveira Junior, a palestra teve como tema o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção - PCMAT (NR-18).

A partir das 15h, os estudantes, profissionais e demais interessados ocuparam todos os lugares do auditório 1. “O PCMAT precisa contemplar todas as etapas da obra e atender todas as exigências contidas na norma regulamentadora (NR) 18. A elaboração do documento deve ser feita por profissional habilitado e com formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, que deve ainda emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, explicou o Eng Marco Antônio de Oliveira, atual coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CEEST) do Crea-ES.

Na sequência, o Eng. Guilherme de Oliveira Junior, apresentou um exemplo de PCMAT elaborado para a área de construção civil em um empreendimento com cerca de 40 trabalhadores, detalhando todas as etapas: “O PCMAT é obrigatório para obras com 20 ou mais empregados. Ele traz as especificações técnicas e lista a relação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), detalha todas as proteções a serem feitas durante as etapas da obra, como deve ser a sinalização que entre outros elementos utiliza cartazes e avisos de alerta”, comentou.

O palestrante elogiou a iniciativa de se realizar uma feira sobre o tema. “Tenho certeza que a Prevenir veio para ficar. Espero que os estudantes, profissionais e demais interessados aproveitem bastante a programação de palestra e tudo que está sendo apresentado nos estandes”, concluiu o Eng. Guilherme.


Mais Crea-ES na programação

Outra participação do Conselho na programação do evento está agendada para esta quinta-feira (25/9), das 18h às 19h, com a palestra Segurança do Trabalho e a Fiscalização do Crea-ES - Ações em Andamento e Próximos Passos.

Além disso, os participantes podem visitar a van adaptada para o projeto Crea Itinerante, e conhecer esta e outras iniciativas do Conselho.

Notícia relacionada

- Prevenção à Saúde e Segurança do Trabalho é tema de evento apoiado pelo Crea-ES (link)


Equipe de Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar