Detalhes

Prevenção à Saúde e Segurança do Trabalho é tema de evento apoiado pelo Crea-ES

Publicado em 24 de setembro de 2014 às 13:44, com última atualização em 25 de setembro de 2014 às 18:17

Com o objetivo de despertar, conectar e mobilizar a sociedade para geração de valor a vida, teve início na tarde de ontem, terça-feira (23/9), a 1ª Feira de Saúde e Segurança do Trabalho (Prevenir), iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo (Sindifer) com o apoio do Crea-ES.

A Feira acontece até amanhã, dia (25/9), no Parque de Exposições de Carapina, na Serra, reunindo profissionais da área de saúde e segurança, empresários, gestores, patrocinadores, estudantes, entidades e órgãos de apoio, expositores e compradores. O Conselho está presente no evento com a Van do Projeto Crea Itinerante na entrada dos auditórios, onde será possível receber atendimento e conferir os projetos da Instituição. A Feira fica aberta à visitação de 14h às 21h.

“Pensamos em realizar este evento com o objetivo de conscientizar os trabalhadores e estudantes sobre a importância da prevenção da saúde e segurança no trabalho. Atualmente, são gastos no Brasil cerca de R$ 25 milhões por mês para cobrir acidentes de trabalho. A intenção é despertar e educar os participantes, mostrando que quando se tem a prevenção da saúde e segurança no trabalho, se tem também os resultados que refletem na empresa, no individuo e em toda a sociedade”, disse Manoel Pimenta, presidente do Sindifer.

Abertura

A abertura oficial do evento ocorreu às 18h, no auditório 2, no Parque de Exposições de Carapina, onde a Feira acontece. A solenidade contou com a participação do presidente do Sindifer, Manoel Pimenta, e membros da diretoria. A conselheira e membro da diretoria do Crea-ES, Eng. Florestal Simone Coutinho e o conselheiro, Eng. de Segurança do Trabalho Sérgio Augusto Costa, estavam representando o Conselho na abertura do evento.

“É importante destacar que agora temos uma Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho, que conta com um quadro técnico de conselheiros competentes para organizar os processos e garantir que o profissional exerça suas funções de acordo com a modalidade de sua profissão, reduzindo os riscos de acidente em obras e serviços e garantindo assim, a segurança da própria sociedade”, explicou a conselheira do Crea-ES, Eng. Florestal Simone Coutinho.

Palestra

Apesar da abertura oficial do evento ter ocorrido às 18h, a Feira foi aberta aos visitantes às 14h, onde ocorreram algumas palestras em auditórios paralelos. O conselheiro do Crea-ES e membro da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Conselho (CEEST), Eng. Mecânico e de Segurança do Trabalho Sérgio da Silva Júlio, ministrou uma palestra sobre a NR-4, que trata dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), explicando aos participantes como funcionam os dimensionamentos dos serviços.

“Esta é uma oportunidade muito importante para os profissionais e principalmente os estudantes aqui presentes, de conhecerem um pouco os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e como eles funcionam numa empresa. O Crea-ES tem um papel fundamental nesse trabalho, de orientação e prevenção de acidentes, porque cumpre o seu papel de orientar e fiscalizar o exercício da profissão. O que queremos neste evento é mostrar aos participantes a importância desta profissão na sociedade”, ressaltou Sérgio Júlio.

Para o coordenador da CEEST que também estava presente no evento, Eng. Civil e Seg. do Trabalho Marco Antônio Oliveira, a participação efetiva do Crea-ES em eventos como este, reforça a preocupação do Conselho com a segurança da sociedade. “Estamos cada vez mais presentes em eventos como este, dando resposta à população da nossa participação e esclarecendo coisas que as pessoas não sabem, sobre a profissão e sobre o Conselho”, comentou.


Aleandro Coelho
Equipe de Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar