Detalhes

Palestra no Crea-ES promove aprendizado sobre as responsabilidades do Síndico e Condomínios

Publicado em 14 de novembro de 2019 às 13:03, com última atualização em 18 de novembro de 2019 às 11:41

As responsabilidades de síndicos, administradores de condomínios e prestadores de serviços foram os temas na palestra “O Papel do Síndico”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (13/11), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES).

A palestra foi ministrada pelo engenheiro civil Jaime Oliveira Veiga, que fez um resumo da legislação profissional do Sistema Confea/Crea no que diz respeito à elaboração de projetos, execução de obras e serviços típicos das edificações condominiais.

O evento foi uma realização do Crea-ES, com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-ES (Mútua-ES), da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Espírito Santo (Abenc-ES), do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia do Espírito Santo (Ibape-ES) e da empresa Jaime Oliveira Veiga Perícias e Engenharia Consultiva.

O diretor administrativo do Crea-ES e presidente da Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), engenheiro civil José Maria Cola, representou o Crea-ES no evento. Na abertura, destacou o canal de denúncia online, ferramenta destinada para registro de denúncia de obra ou serviço de engenharia com indícios de irregularidade em prédio ou condomínio.

“Nosso papel institucional e legal de fiscalização é verificar se a obra ou serviço desenvolvido pelos profissionais estão sendo executados sob a responsabilidade técnica e acompanhamento do profissional habilitado. Por meio deste canal, tomamos ciência das obras irregulares, realizamos a fiscalização e aplicamos as medidas necessárias”, enfatizou.

CLIQUE AQUI e confira o vídeo de fiscalização em condomínios!

A palestra

Em sua fala, o palestrante Jaime Oliveira Veiga ressaltou a importância da cultura da manutenção em proteção da sociedade. “É fundamental proporcionar o conhecimento a este público das atribuições do síndico, da legislação pertinente do código civil e do consumidor, bem como, os alertas sobre a contratação de profissionais aptos a desenvolver esses trabalhos”, disse.

Além disso, o palestrante explicou as principais funções da norma técnica ABNT NBR 16280:2015, que trata de reformas em unidades condominiais e também nas áreas comuns de edificações brasileiras. “Com essa norma, os síndicos podem interferir diretamente quando nas contratações desses serviços, estabelecendo os requisitos para os sistemas de gestão de controle de processos, projetos, execução e segurança das edificações”, finalizou.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Norma Técnica ABNT NBR 16280:2015!

Rodolfo Lopes
Unidade de Comunicação


Clique aqui para voltar