Detalhes

Crea-ES assina acordo de cooperação com Agência Nacional de Mineração

Publicado em 01 de março de 2019 às 12:19, com última atualização em 08 de março de 2019 às 11:17

Nessa quinta (28) o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) assinou acordo de cooperação técnica institucional com a Gerência Regional da Agência Nacional de Mineração no Estado do Espírito Santo (GER/ES).

A ação visa o aprimoramento de soluções pelo efetivo controle e fiscalização do exercício profissional no setor da geologia e mineração. O termo foi assinado durante evento voltado para o setor mineral, realizada no auditório do Crea-ES.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou do evento e destacou a importância do setor. “O Crea-ES possui 620 profissionais registrados nas modalidades de Engenheiro de Minas, Engenheiros Geólogos, Geólogos e Tecnólogos em Rochas Ornamentais”, lembrou a presidente.

O setor mineral no ES

Além da celebração do acordo, o evento foi marcado pela palestra “O Setor Mineral no Espírito Santo – Aspectos Técnicos, Econômicos e Regulatórios”, proferida pelo mestre em geologia regional, geólogo Henrique Giacomeli.

O palestrante Henrique Giacomeli ressaltou o contexto sócio-econômico do setor mineral no Espírito Santo. Segundo ele, dos 78 municípios do estado, 66 apresentam alguma atividade de mineração. Desse modo, apesar de ser uma prática pouco visível aos grandes centros urbanos, ela está amplamente disseminada no território capixaba. 

“O objetivo da palestra é demonstrar a importância do setor de mineração para a economia e o desenvolvimento social do Espírito Santo. Esse é o princípio maior que juntamente ao Crea, recebe visibilidade”, pronunciou.

Presenças

O evento foi uma realização da Associação Capixaba de Geólogos (ACGEO) e do Crea-ES. Estiverem presentes no local o Gerente Regional em exercício da Agência Nacional de Mineração no Estado do Espírito Santo, engenheiro de minas João Antonio Vasconcelos; Diretor Administrativo da Mútua, Técnico em Eletrotécnica Portugal Sampaio Salles, representante da Associação Capixaba de Geólogos (ACGEO), geólogo Thiago Moura da Silva Rosado, vice-presidente da Associação Capixaba de Engenheiros de Minas (ACEMIN), engenheiro Daniel Pimentel Tavares; e o Subsecretário de Estado de Polos Industriais do Espírito Santo , Cristiano Woelffel Furtado.

O representante da Associação Capixaba de Geólogos (ACGEO), geólogo Thiago Moura da Silva Rosado participou da abertura do evento e enfatizou o reconhecimento que a geociência vem recebendo no estado. Para ele, as palestras organizadas pela ACGEO, como a ministrada pelo Henrique Giacomeli, são essenciais para divulgar as atividades onde a geologia e as engenharias atuam. “Queremos ocupar o nosso espaço e trabalhar por uma excelência técnica. A presidente Lúcia Vilarinho nos beneficiou isso no Crea-ES. Contamos com o local que nos foi cedido para poder fazer bem feito e apresentar para a sociedade capixaba a importância da área”, disse.

Ademais, o Diretor Administrativo da Mútua, Técnico em Eletrotécnica Portugal Sampaio Salles também destacou a necessidade de encontros que transmitem notoriedade ao profissional.  “O setor mineral colabora significativamente com a economia do estado. E a Mútua está aqui para saudar os profissionais que fazem parte do campo da mineração”, disse.

Termo de cooperação

O Gerente Regional da Agência Nacional de Mineração no Estado do Espírito Santo, engenheiro de minas João Antonio Vasconcelos, explicou que o termo de cooperação com o Conselho visa à troca de informação relacionada às empresas que estejam registradas ou não, e também aos profissionais envolvidos com a atividade. “A função do Crea é fiscalizar e comunicar a  Agência Nacional de Mineração (ANM) caso haja alguma pendência ou irregularidade. Da mesma forma, a ANM  vai informar o Conselho a situação do setor, através de consultas ao nosso banco de dados”, esclareceu.


Clique aqui para voltar