Detalhes

Reunião nacional de Câmaras de Segurança no Crea-ES marca Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho

Publicado em 27 de novembro de 2018 às 14:59, com última atualização em 29 de novembro de 2018 às 12:40

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) recebe a 1ª reunião extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) do Sistema Confea/Crea. Integrantes dos Creas de todo Brasil estão em Vitória (ES) para debater temas da área. O evento é realizado de 27 a 29 de novembro na sede do Crea-ES.

O primeiro dia dos trabalhos marca o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho (27 de novembro). Nesta data, em 1985, foi homologada a Lei 7410, que oficializou a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e criou a categoria profissional de Técnico em Segurança do Trabalho.

O Dia do Engenheiro do Trabalho foi lembrado pela presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, que participou da abertura da reunião extraordinária. “É uma alegria recebê-los em um dia tão especial. A Engenharia de Segurança do Trabalho é o anjo da guarda dos profissionais. Meus parabéns para todos os engenheiros que diariamente zelam pela saúde e segurança do trabalhador!”, disse Lúcia.

O coordenador da CEEST do Crea-ES, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério do Nascimento Ramos, também destacou a importância dessa data. “É uma honra para o Crea-ES receber conselheiros de todo Brasil para discutir a temática da segurança do trabalho, principalmente nesta data que marca o Dia do Engenheiro de Segurança do Trabalho”, disse Rogério.

Por mais Câmaras de Segurança

O presidente da CCEEST, engenheiro civil e de segurança do trabalho Luiz Antonio de Melo (Crea-PE), também deu os parabéns aos profissionais pelo seu dia. Além disso, reforçou a mobilização que está sendo feita pela manutenção e ampliação das Câmaras Especializadas de Segurança do Trabalho nos estados. Hoje apenas 11 Creas possuem uma CEEST.

“Temos estimulado nos Creas nesse debate e conscientizado os conselheiros para que eles trabalhem pela ampliação e manutenção das câmaras. O atual presidente do Confea, Joel Krüger, tem nos dado apoio muito grande nesse tema”, destacou o coordenador. “A engenharia de segurança é fundamental para o país. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 10% do PIB é gasto com remediação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, afirmou.

“Dos 27 Conselhos de Engenharia, onze possuem a Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho. Precisamos buscar que a Engenharia de Segurança chegue até todas as câmaras nos Conselhos Técnicos”, complementou a presidente do Crea-ES, Lúcia Vilarinho. 

Programação

Na tarde desta terça, a engenheira de Segurança do Trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela (Crea-PB) irá proferir a palestra “O X da Questão: Como ter um PCMAT e PPRA proativos”. A programação da reunião extraordinária inclui ainda uma visita técnica ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

Engenharia de Segurança do Trabalho

A Engenharia de Segurança do Trabalho é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando a eliminação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações preventivas, ou mesmo atuando como Perito Trabalhista.

De acordo com dados estatísticos do Confea, 41.739 profissionais da modalidade de Engenharia de Segurança do Trabalho, no País, ativos e cadastrados nos conselhos regionais de Agronomia e Engenharia.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre as Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST).

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar