Detalhes

Gestão de Qualidade: Crea-ES inicia processo de recertificação para nova versão da NBR ISO 9001

Publicado em 25 de junho de 2018 às 10:24, com última atualização em 04 de julho de 2018 às 13:56

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo iniciou processo de recertificação para implementação da nova versão da Norma Brasileira (NBR) ISO 9001. O Sistema de Gestão de Qualidade será atualizado para versão 2015, última atualização da norma.

O Crea-ES já é certificado na versão 2008 da ISO. A migração para versão atualizada é passagem obrigatória para manter o sistema integrado nessa norma de padrão de qualidade. A atualização irá proporcionar aperfeiçoamento na qualidade dos processos internos e serviços do Conselho. Trata-se de uma importante ferramenta no atendimento das necessidades dos profissionais e empresas.

A ISO 9001 é uma norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. Entre os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) do país, o Crea-ES foi o pioneiro na obtenção da Certificação em todos os serviços prestados pela instituição. O Conselho adotou e pratica o Sistema de Gestão da Qualidade desde 1999, quando conquistou a certificação pela primeira vez.

Plano de Trabalho

O processo de recertificação do Sistema de Gestão de Qualidade do Crea-ES na versão atualizada NBR ISSO 9001/2015 será realizado até setembro de 2018. O trabalho será auxiliado pela empresa S.A Consultoria de Gestão de Pessoas e Qualidade Limitada, conforme contrato 024/2018 decorrente do pregão eletrônico 008/2018.

Os serviços terão vigência total de um ano, quatro meses destinados para o processo de recertificação e outros oito para sua manutenção. A primeira reunião entre integrantes do Crea-ES e da Consultoria de Gestão de Pessoas e Qualidade Limitada foi realizada no dia 21 de junho (fotos).

O Plano de Trabalho para recertificação será apresentado no começo de julho, já definindo datas para auditoria interna e externa, bem como para treinamento de equipe e de auditores líderes. Também serão definidos os nomes dos auditores líderes e dos integrantes que irão compor o Núcleo Gestor de Qualidade do Sistema de Gestão de Qualidade do Crea-ES, instância do Conselho que vai acompanhar todo processo de recertificação.

Melhoria contínua

A assessora de engenharia – escritório da qualidade – do Crea-ES,  engenheira civil Ingrid Fornazier do Nascimento, explica que o amadurecimento do sistema de gestão pautado nos requisitos da qualidade garante eficiência do trabalho de todos e o atendimento de empresas e profissionais.

“O Manual da Qualidade do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo – Crea-ES representa um documento que define e escreve o Sistema de Gestão da Qualidade da Instituição, apresentando a respectiva estrutura documental, responsabilidades e utilização, visando garantir o atendimento aos requisitos dos clientes, os requisitos regulamentares e a satisfação dos clientes, num processo de melhoria contínua”, explicou Ingrid.

Sede, Unidade de Atendimento e Fiscalização e Inspetorias (Vila Velha, Guarapari, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim) serão auditadas. O objetivo é aperfeiçoar procedimentos que garantam atendimento das empresas e profissionais.

ISO

A série de normas ISO, foram criadas pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com o objetivo de melhorar a qualidade de produtos e serviços. A ISO, é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização. Esta organização foi fundada em 1947, em Genebra (Suíça), e sua função é promover a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão que representa a ISO chama-se Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


Clique aqui para voltar