Detalhes

Crea-ES debate a reforma do ensino de engenharia no Brasil

Publicado em 14 de maio de 2018 às 12:25, com última atualização em 15 de maio de 2018 às 17:01

Na manhã desta segunda-feira (14/5) profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) se reuniram na sala de Treinamento para participar da discussão sobre a reforma do ensino de engenharia no Brasil. A conferência foi transmitida ao vivo pelo Instituto de estudos avançados da Universidade de São Paulo (USP), englobando participantes de todo país.

De acordo com o Instituto de Estudos Avançados da USP, a última reforma da grade curricular dos cursos de engenharia no Brasil aconteceu há mais de dez anos. Nesse período, com os avanços das novas tecnologias o currículo dos cursos de engenharia sofreu uma considerável defasagem.

CLIQUE AQUI e conheça a resolução CNE/CES nº 11 que institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia. 

Live:

Na ocasião, o expositor Luiz Roberto Curi, presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional Educação (CNE), abordou assuntos como a necessidade de reestruturar os programas teóricos da área. Curi acredita que atualizações precisam ser feitas para adequar as faculdades brasileiras às demandas tecnológicas do mercado. E assim, reiterar o que se espera do engenheiro.

Consultas públicas estão sendo realizadas para absorver sugestões dos setores envolvidos nesta mudança. Após os resultados desta “pesquisa”, as possíveis propostas serão formalizadas e entregues ao Ministério da Educação. A previsão é de que isso seja feito em junho.

Carolaini Felício
Equipe de Comunicação


Clique aqui para voltar