Detalhes

Câmaras Especializadas de Agronomia de todo Brasil debatem impacto do uso de agrotóxicos

Publicado em 03 de maio de 2018 às 14:27, com última atualização em 07 de maio de 2018 às 11:14

Integrantes da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea/ES) participam da 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) do sistema Confea/Crea e Mútua. O evento está sendo realizado em Salvador (Bahia) e reúne conselheiros de todo país de 2 a 4 de maio. Formação profissional, assistência técnica, extensão rural e o controle do uso dos agrotóxicos estão na pauta do encontro. O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos. Em 10 anos, a venda cresceu 190% no país – mais que o dobro da média mundial.

"Essas reuniões nacionais são excelentes oportunidades discutir assuntos de interesse da sociedade, das classes profissionais, bem como para uniformizar procedimentos e trocar experiências de sucesso em ações como fiscalização, formação acadêmica, profissional e para a união da classe em torno de objetivos comuns”, explica o coordenador da CEAGRO do Crea-ES, professor Rosembergue Bragança.

O engenheiro agrônomo José Adilson de Oliveira, consultor técnico da Câmaras Especializadas de Agronomia do Crea-ES, também participa do encontro nacional da CCEAGRO. O especialista destacou que foram trocadas experiências e boas práticas entre cada uma das 27 Câmaras de Agronomia do Brasil. “Buscamos padronizar nossas ações. Todos trazem experiências que contribuem para que nosso trabalho se aprimore e seja nivelado por boas práticas”, disse.

Brasil: campeão de agrotóxicos

O último levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado no ano passado, achou agrotóxicos em 67% dos alimentos testados no Brasil, sendo que 25% tinham substâncias proibidas ou acima do permitido. Vale ressaltar que dos 50 agrotóxicos mais utilizados no Brasil, 15 são proibidos na Europa.

Os efeitos dos agrotóxicos podem ser vistos na saúde da população. Os números de vítimas impressionam. Em apenas sete anos, foram mais de 25 mil pessoas intoxicadas pelos pesticidas. Oito brasileiros por dia – Espírito Santo é o estado brasileiro que mais registra casos de intoxicação por agrotóxicos agrícolas.

O debate sobre esse tema foi aprofundado na CCEAGRO pela promotora de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso (BA) e Coordenadora do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do Rio São Francisco, Luciana Khoury. A convidada falou sobre sua atuação na prevenção do uso e no combate de agrotóxicos.

Pauta

No encontro, os conselheiros reforçaram ainda a importância de dar visibilidade às questões relacionadas à Agronomia, bem como de fortalecer a atuação no Congresso Nacional em favor de legislações que assegurem o exercício e fiscalização da profissão.

O enfraquecimento de empresas de pesquisa, como a Embrapa, que está há cerca de 20 anos sem concurso público, bem como as ameaças provocadas pelas ingerências políticas no campo da defesa agropecuária e a atuação da fiscalização de conselhos como o de Medicina Veterinária e Biologia também foram tratados na reunião.

A próxima Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) será realizada de 10 a 21 de setembro em São Paulo.

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar