Detalhes

Fórum debate os rumos do ensino a distância na área técnica e tecnológica

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 15:55, com última atualização em 19 de outubro de 2017 às 17:42

Clique aqui e confira as fotos da abertura

Novas tecnologias, evasão nos cursos, pessoas com deficiência e muito mais fazem parte do evento que segue até amanhã (20)

Docentes, coordenadores de curso, dirigentes de Instituição de Ensino, conselheiros e funcionários do Crea-ES se reuniram hoje (19) no 2º Fórum Crea-ES de Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica. Na programação, palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho, que acontecem até amanhã (20), no prédio do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Ifes, em Jucutuquara, Vitória.

Com o tema “Desafios da Modalidade Ensino a Distância”, o Fórum discute e compartilha informações voltadas para procedimentos a serem adotados no cadastramento de instituições de ensino e cursos na modalidade presencial e a distância, destinada à concessão de atribuições profissionais.

Na programação desta quinta-feira, a discussão é em torno da “modalidade de ensino a distância na formação dos profissionais da área técnica e tecnológica” e amanhã, o debate será sobre as “tecnologias digitais no processo educativo”. No encontro, os participantes se dividem em grupos e podem escolher temas – tais como diretrizes curriculares e concessões de atribuições; evasão nos cursos; pessoa com deficiência, ensino a distância nos cursos da área tecnológica e cadastramento de instituição de ensino e cursos da área de formação profissional - para discutirem e depois apresentarem.

Visita

Conselheiros e funcionários do Crea-ES visitaram os setores de EAD (Ensino a Distância) do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes e da Secretaria de Ensino a Distância (Sead) da Ufes, na tarde desta quarta-feira (18), nas unidades das instituições localizadas em Vitória. 

Na oportunidade, puderam se informar sobre as propostas, funcionamento, objetivos da instituição direcionados para o ensino a distância. Funcionários dos setores de Cadastro de Instituição de Ensino e Registro do Crea-ES aproveitaram para conhecer a estrutura das instituições.

Abertura

A assinatura de protocolo de intenções entre o Crea-ES e a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) marcou a abertura do 2° Fórum  de Educação e Formação na Área Técnica e Tecnológica, também nesta quarta (18), no auditório do Conselho, na Enseada do Suá. A proposta do protocolo é manter o contato permanente entre a instituição de ensino e o Crea-ES, melhorando assim,  a comunicação, os procedimentos adotados entre as partes, a qualidade da análise das atribuições e dos currículos propostos, atendendo melhor os egressos dos cursos. 

Segundo o presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, o ensino a distância é um caminho sem volta e precisa ser feito da melhor maneira. “A educação a distância atinge a participação de 17,4% do total de matrículas da educação superior, por isso, reforçamos a necessidade das instituições de ensino não se distanciarem das necessidades que o mercado de trabalho exige, tanto da área técnica e tecnológica quanto da qualificação profissional”, pondera. 

Também foi formado o Colégio de Instituições de Ensino, criado para estimular as ações das instituições do Estado junto ao Conselho. Autoridades como o secretário da Sedu Haroldo Correa Rocha, chefe de gabinete da Secretaria de Ciência Tecnologia Inovação e Educação Profissional do Governo do Estado (Secti) Oziel Andrade, representante do Senai Zilka Teixeira, o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-ES (Ceap) Eng. Civil Fernando Hrasko, o reitor do Ifes Denio Rebello Arantes.

Temas a serem abordados na discussão dos grupos:

1. Diretrizes Curriculares x Concessões de Atribuições;
2. Evasão nos cursos da área tecnológica e o Estágio na formação profissional;
3. Concessões de atribuições x Pessoa com Deficiência;
4. Modalidade de Ensino a Distancia (EAD) nos cursos da área tecnológica;
5. Cadastramento de Instituição de Ensino e Cursos da Área de Formação
Profissional.

PROGRAMAÇÃO
Auditório do Cefor-Ifes. Jucutuquara, Vitória/ES

20/10 (Sexta-feira)
8h30:
Welcome coffee 
9h00: Mesa-redonda: Tecnologias Digitais no Processo Educativo
   - Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas - Prof. Edilson Luiz do Nascimento 
   - Educação Profissional a Distancia - Prof. Fernando Roberto Amorim 
   - Soluções Tecnológicas para Cursos a Distancia - Prof. Waldomiro Pelágio Diniz Carvalho Loyolla 
   - Mediadora - Prof. Uara Sarmenghi Cabral 
11h00: Debate
12h00: Intervalo para almoço
13h00: Trabalho em grupo 
15h00: Intervalo 
15h30: Plenária para apresentação dos trabalhos em grupo
17h00: Apresentação da Orquestra Pop&Jazz e Encerramento

O evento conta com parceria do Ifes-Cefor, Ufes-Sead , Sedu, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Secti.


Comunicação do Crea-ES
(27) 3334-9936


Clique aqui para voltar