Detalhes

GT de Infraestrutura e Mobilidade Urbana promove palestra sobre Energia Fotovoltaica no ES

Publicado em 02 de setembro de 2015 às 17:18, com última atualização em 02 de setembro de 2015 às 17:29

Com o objetivo de discutir desafios científicos e tecnológicos de curto, médio e longo prazos no setor, expor o panorama mundial de desenvolvimento da pesquisa e inovação, e comentar o atual momento de investimento e captação de energia em escala estadual, nacional e mundial, foi realizado na última segunda-feira (31/08) na sede do Crea-ES, a palestra Energia Fotovoltaica no Espírito Santo.

Realizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Crea-ES, o evento foi ministrado pelo Eng. em Eletrotécnica José Borges Tavares Neto e tratou de temas como as previsões e potencial do mercado fotovoltaico, estudos para a estimação de produção energética, dimensionamento de instalações no ES, entre outros.

De acordo com José Borges, o objetivo maior do evento foi fazer uma prospecção do que já existe em termos de pesquisa e desenvolvimento na área de energia fotovoltaica. Ele comentou ainda sobre o Movimento Acorda pro Sol ES, uma proposta que visa à ampliação do uso de células fotovoltaicas (que produzem energia elétrica a partir da captação da luz solar) no Estado.

Para ele, o projeto tem a missão de conscientizar e mostrar à população que é possível a implementação de uma energia solar sustentável e com menos impacto no meio ambiente. “A energia solar, além de ser uma alternativa barata, limpa, inesgotável e disponível, também pode levar o Estado ao posto de 'Estado Sustentável' e não poluente. O Estado é privilegiado nesse quesito, pois é uniforme em seu nível de radiação solar.”

Segundo Borges, é possível ainda que, em breve, cada um produza a sua própria energia para consumo, através de telas de células fotovoltaicas individuais. “É preciso interesse, porque somente dessa forma que é possível quebrar mitos e paradigmas na área.” Após a palestra ocorreu ainda uma pesquisa, e um sorteio de um carregador solar ecológico. 

Kayque Fabiano
Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar