Cálculo de Estruturas de Edifícios em Concreto Armado

Curso, com início em 30 de novembro de 2015

Realização 

Linkstream Serviços e Soluções Integradas

Apoio
Crea-ES

Data
30/11 a 02/12

 

Horário
8hàs 17h

 

Carga horária
24 horas

Local
Avenida Adalberto Simão Nader, nº 1085 - Bairro República - Vitória/ES.

Objetivo
Neste curso você terá a oportunidade de projetar, calcular os esforços e dimensionar a estrutura completa de um edifício, da cobertura à fundação. Este curso toma por base a verdade didática de que “para aprender é preciso fazer” e ainda que “somente a experiência tem o poder de transformar informação em conhecimento”. Capacitar o aluno para compreender as principais fases do processo que se desenvolve desde a concepção até a construção de um edifício, passando pelas fases do projeto, cálculo e dimensionamento de uma estrutura para um edifício tomado como protótipo para este curso. Elaboração de planilhas de cálculo de fácil e rápida aplicação nas mais diversas situações o que conduz a mais consciência na utilização de softwares mais avançados. Abordar conceitualmente os aspectos relativos à estabilidade horizontal das edificações. Estimular o uso correto e aplicação da NBR-6118, NBR-6120 e NBR-6122.

 

Público-alvo
Formandos dos cursos de graduação em engenharia civil ou arquitetura. Estagiários, Engenheiros recém-formados com pouca experiência em projeto e cálculo de estruturas. Profissionais da Construção Civil: Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos; Docentes e profissionais que, não sendo calculistas, necessitam ampliar conhecimentos sobre projeto e dimensionamento de estruturas visando melhor atuação nas atividades de planejamento, fiscalização, aprovação de projetos e supervisão de obras.

Conteúdo programático
1. Apresentação e análise do projeto arquitetônico.
2. Lançamento da estrutura e avaliação de cargas. Pré-dimensionamento
3. Definição da estrutura a ser calculada. Análise das instalações de utilidades (água, esgoto e energia
4. Cálculo e dimensionamento de lajes, vigas e pilares. Planilhas formatadas. Detalhes construtivos da armação.
5. Análise do subsolo – sondagens SPT e orientações básicas para definição da fundação
6. Cálculo e dimensionamento da fundação. Detalhamento da armação
7. Cálculo e dimensionamento de estruturas complementares; escadas, caixa d’água, galerias e muros de arrimo.

Instrutor
Paulo Roberto Arantes da Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Minas - UFOP (1970) e Especialização em Estruturas pela UFMG (1982). Professor da disciplina: Cálculo de Estruturas de Concreto Armado na UFOP e Docente da Cobrapi Educação em Cursos pós-graduação latu sensu ministrados nas universidades: PUC-MINAS (Belo Horizonte/MG); UNIVIX (Vitória/ES); UNISANTA (Santos/SP); UNILESTE (Coronel Fabriciano/MG), PITÁGORAS (Betim/MG); NEWTON PAIVA (Belo Horizonte/MG). Experiência em: Magistério universitário, Elaboração de estudos e projetos diversos de engenharia, Fundações e Superestruturas; Projetos de Estruturas Industriais em Concreto Armado; Mecânica dos Solos e Projeto de Fundações de Equipamentos; Projetos de Reforços de Estruturas e de Fundações; Gerenciamento de Equipes de Projetos multidisciplinar; Planejamento, Controle, Gerenciamento de Contratos e Projetos de Engenharia, Gestão Financeira, Comercialização e elaboração de propostas para serviços de engenharia.

Investimento
R$ 1.190,00, para pagamento em até 3x sem juros ou até 18 vezes com juros pelo PagSeguro.

Política de descontos
20% de desconto para pagamento à vista, para o aluno que seja filiado ao CREA-ES.
10% de desconto para pagamento parcelado, para o aluno que seja filiado ao CREA-ES.

Incluso no valor do investimento
Material didático, lanche, certificado.


Inscrição e mais informações
Robson dos Santos
3045-7239/9-9299-0306
Dênis Gottardi
3053-2134/9-9965-5429
contato@linkstream.com.br
www.linkstream.com.br


Clique aqui para voltar