7º Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção

Pós-Graduação, com início em 01 de agosto de 2014

Realização:
Faculdade Brasileira - Multivix / Abraman - ES 2014-2015

Apoio
Crea-ES

Data:
01/08/2014

Horário:
6ª feira das 18h30 às 22h30
Sábado das 08h às 13h, com recessos periódicos, conforme calendário do curso.

Carga horária total do curso:
417horas

 

Local:
Multivix Vitória – Rua José Alves, 301 –Goiabeiras – Vitória - ES

Objetivo:
Capacitação e atualização superior em Engenharia de Manutenção, com obtenção do título de “Especialista em Engenharia de Manutenção”.

Público alvo:
Engenheiros em geral, Tecnólogos e outros profissionais de nível superior com experiência em manutenção ou formação técnica de nível médio.  

Conteúdo programático
PROGRAMAÇÃO BÁSICA

1° MÓDULO: Agosto de 2014 a Abril de 2015
1 – CONFIABILIDADE E MANTENABILIDADE

Tipos de manutenção e suas aplicações.
Confiabilidade: conceito, tipos e aplicabilidade, curvas de falhas e sua utilização na manutenção. Mantenabilidade: conceitos, fatores de projeto e operacionais e sua influência. Disponibilidade: conceito  e aplicação.  Custo do ciclo de vida.   Manutenção baseada em  confiabilidade: conceitos, metodologia e aplicações práticas. Manutenção Baseada em Risco: conceitos, metodologia e aplicações. Aplicações complementares.

2- PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO
Os processos típicos de manutenção: gerenciais, de apoio e operacionais-conceituação, características,estruturas típicas e aplicações.  Indicadores de desempenho  da manutenção: tipos e aplicações. Gestão estratégica da manutenção e sua utilização. Planejamento Estratégico da Manutenção. Indicadores de desempenho da manutenção e sua aplicação. Sistemas de gestão de manutenção: conceituação e aplicações e detalhamento. Planejamento e programação de serviços-características, organização e exemplos práticos. Ferramentas de planejamento e controle de Paradas: PERT-CPM Construção, nivelamento de mão-de-obra, aplicações.  Planejamento e controle de paradas programadas.

3- GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA MANUTENÇÃO (disciplina reformulada)
A problemática da gestão de pessoas na organização contemporânea. Comportamento humano nas organizações. Tipologia comportamental. Grupos e equipes. Cultura organizacional e poder. Relações interpessoais e conflitos. Gerência e liderança. Aprendizado e conhecimento organizacionais. Ética.   Gestão de clima organizacional

4- ANÁLISE DE FALHAS DE EQUIPAMENTOS
Sistemática de análise de causas raízes de falhas: Conceituação de causas raízes físicas, gerenciais e pessoais e seu relacionamento. Metodologias de análise de causas raízes de falhas e suas aplicações. Estudo das causas de análise de falhas ineficazes. Sistemáticas de gestão de causas raízes de falhas e suas contramedidas nas empresas. 

 - Análise de falhas mecânicas: Tipos de falhas e tensões, fraturas frágeis e dúcteis, fadiga e desgaste. Análise de falhas de componentes mecânicos de equipamentos.

- Análise de falha por corrosão: Corrosão eletroquímica, galvânica, eletrolítica e outras. Proteções anticorrosivas  e suas características. Análise de Falhas por corrosão.  

- Análise de falhas em máquinas elétricas: Falhas em máquinas elétricas rotativas. Falhas em transformadores de potência. Falhas em conjuntos de manobras e controle e seus componentes. Falhas em baterias. Falhas em cabos isolados de média tensão.  

5- GESTÃO DE ATIVOS E PROJETOS (nova disciplina)
Gestão de Ativos
: O que é um sistema de gestão de ativos e seus benefícios. O conteúdo da normas PAS-55 e ABNT IS0 55000. Como implementar a PAS 55 e/ou a ABNT ISO 55000. Exemplos de ganhos nas empresas que implantaram e/ou estão implantando a gestão de ativos.

Gestão de Projetos: O que é o PMBoK e qual seu propósito. Conceitos sobre projeto e Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento de programa e portfólio. Ciclo de vida do projeto. Os 10 processos de gerenciamento de projetos e sua aplicação prática. O propósito das diversas certificações do PMI.

6- TRABALHOS  TÉCNICOS  I
Planejamento, organização e padronização de trabalhos técnicos e acadêmicos. Formatação de trabalhos conforme ABNT. Técnicas de apresentação.

7- SEMINÁRIO INTERNO
Apresentação de trabalhos pelos alunos, sobre temas das disciplinas do módulo anterior.

2° MÓDULO: Maio a Dezembro de 2015

1- TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO
Conceitos Básicos e a lógica da qualidade- princípios, definições e aplicações. Sistemas de Gestão  da qualidade e a NBR ISO 9001-2000, sua implantação e impactos na manutenção. Processos de melhoria da produtividade da manutenção. Manutenção Produtiva Total (TPM). Manutenção Baseada em resultados. Princípios, aplicações, etapas de implantação do programa de TPM e manutenção autônoma. Planejamento de paradas programadas com o uso da metodologia PMBoK

2- GESTÃO DE  SERVIÇOS DE TERCEIROS E MATERIAIS
Gestão de serviços de terceiros - Contratação: objetivos, vantagens, desvantagens e aplicações. Contratos- aspecto legal e elementos essenciais. Formas de contratação, suas características e aplicações; Aspectos jurídicos e responsabilidades na contratação. Pré-qualificação de fornecedores. Avaliação de propostas e negociação. Documentação de contratação, Subcontratação. Acompanhamento e controle de serviços  contratados. Execução contratual e encerramento de contratos.  Terceirização da manutenção: vantagens, desvantagens e  aplicações.

Gestão de materiais- Materiais de manutenção e suas características.  Conceitos básicos de gestão e controle. Lógicas de ressuprimento. Técnicas estatísticas de previsão de demanda. Especificação de sobressalentes iniciais. Criticidade e importância operacional dos materiais.

3- GESTÃO DE CUSTOS E INVESTIMENTOS DE MANUTENÇÃO
- Custo de Produção de Bens e Serviços: Conceitos contábeis; composição do custo de produção de bens e serviços: matérias-primas, mão-de-obra, manutenção; cálculo do custo da produção de bens e serviços. Custo ABC decisão sobre atividades essenciais.

- Planejamento Estratégico e Orçamento Empresarial - elaboração do planejamento empresarial e do orçamento e seus controles.

- Engenharia Econômica: Técnicas de análise de Investimentos. Análise de custos x benefícios de melhoria e substituição de equipamentos. Tributos incidentes sobre investimentos. Custo de capital. Risco dos investimentos.

- Sistemática de controle de desembolso de contratos – Decisão de contratar. Aprovação do contrato, medição e pagamento do serviço prestado.

4- MANUTENÇÃO PREDITIVA MECÂNICA
(Nova disciplina, desmembrada da parte elétrica e ampliada)
Princípios de funcionamento e aplicações das técnicas de ensaios não destrutivos convencionais e não convencionais. Critérios para aplicação do ensaio. Riscos envolvidos, vantagens e desvantagens. Ensaios físicos químicos de lubrificantes e óleos isolantes e suas utilização. Ferrografia e espectrometria para predição do desgaste de máquinas. Análise de vibrações (deslocamento, velocidade e aceleração) e suas aplicações. Análise global e de espectro. Técnicas de Identificação de Falhas no Domínio do tempo e da Freqüência. Técnica de envelope. Exemplos práticos.  

5- MANUTENÇÃO PREDITIVA ELÉTRICA E ELETRÔNICA
(Nova disciplina, desmembrada  da  parte mecânica e ampliada)

Preditiva em transformadores de potência, em máquinas elétricas rotativas, em disjuntores e contatores, conjuntos de manobra e controle, em bancos de baterias e em cabos elétricos. Termografia. Manutenção Preditiva integrada ao Controle de Processo: Controlador lógico programável (PLC); sistema de gerenciamento de informações de processo (PIMS); protocolo de comunicação Hart;  Exemplos de aplicações  industriais

6-SEGURANÇA E SAÚDE  DO TRABALHO NA MANUTENÇÃO
Conceitos de segurança e saúde do trabalho. Legislação de higiene, segurança e medicina do trabalho.  Responsabilidade civil e criminal no acidente de trabalho. Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional conforme normas OHSAS 18001. Ferramentas gerenciais de prevenção de acidentes de trabalho nas empresas. Doenças do trabalho e promoção da saúde nas empresas. Programas de prevenção de acidentes e promoção da saúde nas empresas- exemplos práticos.

7-TRABALHOS TÉCNICOS II
Seleção de tema e planejamento do trabalho final do curso.

Investimento
Matrícula de R$100,00 + 18 PARCELAS de R$599,00

Política de descontos
Os descontos não são cumulativos
10%
 – Grupos de 3 ou mais funcionários de uma mesma empresa.
15%
 – Alunos egressos do grupo Multivix;
20%
 – Funcionários Multivix;
20% de desconto na 1ª mensalidade para filiados ao CREA-ES mais 50% de desconto na taxa de matrícula.

Incluso no valor de investimento
Ex: Coffee Break e certificado de especialização(de acordo com o projeto pedagógico do curso)
Inscrição e mais informações
Coordenação Geral

Poline Fialho | M.Sc. em Engenharia Civil
Site:
http://vitoria.multivix.edu.br/cursos/pos-graduacao/engenharia-de-manutencao/
E-mail: 
pos.vitoria@multivix.edu.br

Telefones:
(27) 3335-5631
Coordenador Técnico ABRAMAN:
Prof. Paulo Barbosa


Clique aqui para voltar