Gerenciamento e Planejamento de Obras Civis

Curso, com início em 22 de fevereiro de 2019

Categoria
Curso

Parceria
VERH - SEE

Apoio
Crea-ES

Data
22 a 23 de fevereiro de 2019.

Horário
9h às 18h - sexta-feira
8h às 17h - sexta-feira

Carga horária

16 horas

Local
Vitória (ES).

Objetivo
Capacitar o participante em relação aos mais modernos conceitos e técnicas para o Gerenciamento de Obras.
Oferecer ao participante uma visão sistêmica do Planejamento e Gerenciamento de Obras.
Apresentar métodos e técnicas eficazes, de custo zero e aplicação imediata, para o Planejamento e Gerenciamento de Obras.

Público-alvo

Engenheiros e arquitetos, Administradores, gerentes, coordenadores e supervisores, planejadores e gestores de projetos, Auditores e fiscais de obras, Técnicos e outros profissionais e estudantes de qualquer área interessados em planejamento e gerenciamento de obras.

Conteúdo programático

CONCEITOS BÁSICOS Conceitos que irão embasam a atuação do gerente. O que é gerenciar? Áreas de conhecimento do gerenciamento. Que é fiscalizar? Exercício do Poder de Compra. A qualidade segundo David Garvin. Funções centrais e de apoio. Ciclo PDCA. Arcabouço Legal: Lei de Improbidade Administrativa, Lei de Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Código de Defesa do Consumidor, Convenção Coletiva de Trabalho, Legislação Ambiental e Sustentabilidade. NR 18. NBR 15.575. Sistemas básicos de produção. Construção Enxuta (Lean Construction). Definição de Projeto. Organizações relacionadas a projetos e afins. 2. CONHECENDO A OBRA Para gerenciarmos com eficácia e buscando a eficiência é importante que conheçamos bem o que vamos dirigir. Contrato. Análise dos projetos. Especificações dos materiais e serviços. Edital e Termo de Referência (obras públicas). Orçamento. Curvas ABC. Gráfico de Gantt (cronograma físico). Diagrama de Rede. Fluxo de Caixa (cronograma financeiro). Curva de Distribuição Normal. Licenças municipais. Outras licenças. Escritura do terreno. Visita técnica ao terreno. Especificidades da obra. Análise dos riscos. 3. MONTANDO O SISTEMA DE GESTÃO O SG é o marco referencial para atuarmos no canteiro de obras. Planejamento Estratégico. Objetivos de Desempenho. Metas e indicadores. Organograma. Quadro de responsabilidades. Equipe gerencial (funções). Controle de documentos. Segurança e higiene do trabalho (NR 18). Procedimentos para inspeção de materiais – EIM. Procedimentos para execução de serviços – PES. Procedimentos para inspeção de serviços – PIS. Processos críticos. Procedimentos para manutenção de equipamentos. Qualificação de fornecedores.
EXECUTANDO A OBRA Como sermos eficazes e buscarmos a eficiência. Reuniões integradas. Diário de Obra. Ordem de Serviço / Paralização. Instalando o canteiro de obras. Implementando o Look Ahead. Alocando recursos. Monitorando o escopo. Aquisições: materiais, equipamentos e serviços. Recebendo as aquisições. Ensaios laboratoriais. Avaliando fornecedores. Monitorando o tempo. Inspecionando serviços. Monitorando a qualidade. Monitorando custos. Monitorando riscos. Relatórios parciais. Clima organizacional. 5. ENTREGANDO A OBRA Nosso trabalho como fator de satisfação do cliente. Elaboração do as built. Testes das instalações. Inspeção final. Elaboração do Manual do Usuário. Relatório final.

Instrutor

ENG. ROBERTO RAFAEL GUIDUGLI FILHO, M.SC Engenheiro Civil – UFOP, 1980. Especialista em Engenharia Econômica – FDC; Mestre em Engenharia de Produção – UFOP; Auditor Líder NBR ISO 9001:2008/2015 e SiAC / PBQP-H. Atua como consultor em várias empresas e entidades, na implantação de sistemas gerenciais da qualidade, elaboração e gerenciamento de projetos, planejamento e controle de obras, organização administrativa, planejamento estratégico; projeto, implantação e melhoria de processos; melhoria da qualidade de produtos e serviços.
É Auditor Líder do SiAC - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat; PBQP-H e da ISO 9001. É professor nos cursos de pós-graduação (lato sensu) na UFMG, IEC/PUC Minas e no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Milton Campos. Atuou como diretor e gerente de equipes multidisciplinares, elaborando, negociando e dirigindo projetos de infraestrutura urbana e habitacionais, em instituições públicas estaduais e municipais, onde administrei investimentos de agências de fomento nacionais e internacionais. É autor e professor de vários cursos de capacitação para Engenheiros e Arquitetos, ministrados todo o Brasil, entre eles Elaboração, Análise e Gerência de Projetos, Gerenciamento de Obras e Racionalização da Construção Civil. É autor de livro na área de Elaboração, Análise e Gerência de Projetos e tem vários trabalhos apresentados em Congressos e eventos de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil

Investimento
À vista: R$ 1.250,00 por pessoa.

Política de descontos cumulativos

Profissionais do Crea-ES: R$ 1.125,00 por pessoa.
Desconto para inscrições feitas com antecedência mínima de 21 dias: 10%.
Descontos para: 02 pessoas - 5%; 03 pessoas - 7,5%; 04 ou mais pessoas- 10%.

Incluso no valor do investimento
Coffee break em cada período do dia – curso Presencial.
Material didático em meio eletrônico para uso durante e após o curso.
Certificado: emitido pela Educ.eng e pelo Instrutor.

Inscrição e mais informações

Visão Treinamentos | Educ.eng
Tel. (27) 3391-2054
educ@educ.eng.br
www.educ.eng.br


Clique aqui para voltar