Curso de Geologia e Engenharia de Barragem

Curso, com início em 19 de novembro de 2018

Realização
Associação Capixaba de Geólogos - ACGEO e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea - Mútua-ES

Certificação
ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental

Apoio
Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo - Crea-ES
Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC
Navegação e Estudos Geológicos & Geofísicos LTDA -ME - NAVGEO
Maccaferri

Data
19 a 22/11/2018

Horário
18h30 às 22h30h - no dia 19/11/2018
8h às 12h e 14h às 18h - nos dias 20, 21 e 22/11/2018

Carga horária
28h

Local
Auditório do Crea-ES
Rua Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória-ES

Objetivo
Qualificar e aperfeiçoar os profissionais de Geologia e Engenharia, através de curso ministrado por profissionais reconhecidos com conhecimento na interface geologia/engenharia, tornando-os capazes de aplicar as melhores técnicas e práticas naconstrução, manutenção e prestação de serviços técnicos em barragens, de forma a atender ao mercado, a sociedade e ao meio ambiente com qualidade e segurança.
Informar e capacitar agentes do poder público, principalmente órgãos fiscalizadores e contratantes, para que possam exigira construção e manutenção de barragens em conformidade como rigor de normas técnicas necessárias.
Promover maior integração entre os profissionais das engenharias e das geociências que atuam no setor.

Público-alvo
Geólogos, Engenheiros e Técnicos das diversas modalidades que buscam cursos de especialização ou de reciclagem na área de construção e manutenção de barragens, como também estudantes de geologia e engenharia que desejam se preparar para ingressar no mercado de trabalho.

Conteúdo programático
Descrição dos elementos necessários para definir projetos de construção, operação e manutenção de empreendimentos que contenham barragens em geral.
Dentro dessa descrição o curso está composto dos seguintes módulos:
• Módulo 1. Casos Históricos; Geologia estrutural e Rocha x Maciço rochoso. Descreve casos de acidentes com barragens, a influência da geologia estrutural nas decisões e define o que é rocha e o que é maciço rochoso.
• Módulo 2. Estados de Tensão, Deformabilidade e Resistência. Descreve a parametrização dos maciços rochosos e sua influência nas decisões de projeto.
• Módulo 3. Percolação e Operação. Descreve os processos de escoamento subterrâneo e a sua influência no projeto de barragens. Detalha a forma de analisar dados instrumentais.
• Módulo 4. Modelos matemáticos e Modelos Geomecânicos. Exemplifica o uso de modelos matemáticos e geomecânicos e sua influência no projeto e operação de barragens.
• Módulo 5. Investigação e Projetos. Trata das investigações necessárias para montagem dos modelos de projeto de barragens.
• Módulo 6. Tratamentos de escavação e liberação de fundações. Aqui são descritas as formas de tratar as escavações, notadamente as fundações, de forma que elas tenham o desempenho imaginado na fase de projeto.
• Módulo 7. Riscos Geológicos. Trata das categorias de risco e sua influência na equação financeira do aproveitamento.

Instrutor
Professor Ricardo Abrahão
Geólogo formado pela USP em 1971. Hoje, como diretor da Ricardo Abrahão Geociências S/S é consultor em Geologia de Engenharia e Mecânica das Rochas, principalmente, com foco em projetos, construção, operação, arbitragens e segurança de barragens.
Tem 30 artigos publicados no Brasil e exterior e, proximamente, capítulos de fundações e barragens do novo livro da ABGE e capítulo de barragens do novo livro soft rocks da ISRM (InternationalSocietyof Rock Mechanics).
Foi o vice-presidente do comitê de transposições e barragens do ICOLD (InternationalCommissiononLargeDams) de 2004 a 2013, editando o boletim 161- DamsandWaterTransfers.
Atua e é consultor em obras no exterior, citando-se Equador, Argélia, Chile, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Peru e atuação pontual na Nigéria, Líbia, Panamá, Argentina, Portugal e México.
Foi professor conferencista do ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica, (1977-1984) onde introduziu o curso de geologia de engenharia.
Hoje, é palestrante em cursos de Geologia e Barragens para a ABGE, CBDB, IDD (Grupo IDD Curitiba – Pós-Graduação em Segurança de Barragens) e UFBA (Universidade Federal da Bahia – Pós-Graduação em Segurança de Barragens).
Foi gerente e coordenador de projetos de várias usinas hidrelétricas e da Transposição do Rio São Francisco.

Trabalhou pela CESP e pela Promon, colaborou em mais de uma centena de obras de infraestrutura e recursos hídricos, entre elas, Água Vermelha, Itaipú, Xingó e Transposição do Rio São Francisco.

Investimento
R$ 400,00

Política de descontos

- 10% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES
- 50% de desconto para os cinco primeiros estudantes inscritos
- 50% de desconto para os quinze primeiros mutualistas

Pagamento através de depósito bancário
ACGEO - CNPJ 15.630.028/0001-80
Caixa Econômica / Conta poupança 50201-6 / Agência 2503
A inscrição será efetivada, somente quando for enviado o comprovante de pagamento para 27 99241-2744 (whatsapp).

Incluso no valor do investimento
- Material didático/Pen drive, lanche e certificado de participação
- Geólogos, Eng. Geólogos e Técnicos em Geologia que fizerem o curso ganharão o registro e a anuidade da Associação Capixaba de Geólogos - ACGEO, com validade até dia 30 de maio de 2019 (Dia do Geólogo)

Mais informações
Tulio Mol - 27 99241-2744 (whatsapp)
Mauro Lima Filho - 27 99948-8777 (whatsapp)
associacaocapixabageologos@gmail.com


Clique aqui para voltar