Palestra sobre Aplicabilidade dos Sistemas Simplificados e Avançados em Tratamento de Esgotos

Palestra, com início em 25 de agosto de 2017

Realização
INBEC / UNIP / UCL

Apoio
Crea-ES

Data
25/08/2017

Horário
19h às 20h30

Carga horária
1h30

Local
Auditório do Crea-ES
Rua Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória-ES

Objetivo

Durante muitos anos, o tratamento de esgoto baseava-se somente na remoção de matéria orgânica e sólidos em suspensão. Mais recentemente, atenção maior vem sendo dada à qualidade dos efluente em relação ao reuso e á remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo) e organismos patogênicos. Sabe-se que unidades secundárias de tratamento de esgotos não alcançam esses objetivos, sendo necessária então a implantação de unidades avançadas para estes fins. Entretanto, no Brasil, onde o déficit sanitário ainda é bastante elevado, com índice de atendimento ao tratamento de esgoto da ordem de somente 40%, é importante se avaliar a aplicabilidade dos sistemas simplificados. Estes são capazes de resolver questões mais urgentes, com custos mais baixos e maior simplicidade operacional, porém apresentando efluente com qualidade levemente inferior aos sistemas convencionais.

Assim, nesse encontro serão apresentadas as diversas tecnologias disponíveis para tratamento de esgotos, os possíveis arranjos entre elas e ainda a necessidade e a aplicabilidade das tecnologias mais avançadas ou dos sistemas simplificados. As soluções para cada região devem ser diferentes em função das características locais.

Público-alvo
Engenheiros, Arquitetos e/ou estudantes de Engenharia e Arquitetura

Palestrante
D.Sc. Ana Silvia Pereira Santos - Doutorado e Mestrado em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Engenheira Civil pela UFMG. Professora Adjunta do Dpto. de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da UERJ.

Investimento
Gratuito

Mais informações
Fabíola Bermudes
(27) 98181-7777
vitoria@inbec.com.br


Clique aqui para voltar