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sexta-feira, 08 de novembro de 2024
O PROJETO
“Da Sala de Aula para o Mercado de Trabalho” é um projeto pioneiro do Crea-ES que tem como objetivo oferecer aos estudantes da área tecnológica a oportunidade de acompanharem na prática a aplicação e a execução de atividades e técnicas profissionais, das inúmeras modalidades abrangidas pelo Crea-ES, sempre com a presença de um ou mais conselheiros e consultores técnicos das Câmaras Especializadas do Conselho. Além das visitas, também faz parte da programação, um bate papo inicial sobre os três principais pilares do Sistema Confea/Crea: Ética, Valorização e Fiscalização Profissional.
ORIGEM
Em junho de 2016, a Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-ES e o Crea Júnior, percebendo o desaquecimento do mercado da construção civil e a dificuldade dos estudantes em encontrar um estágio, instrumento essencial para a formação de um bom profissional, idealizaram o projeto “Da Sala de Aula para o Canteiro de Obras”.
A intenção inicial foi integrar e levar o maior número possível de estudantes de Engenharia Civil para visitas técnicas monitoradas nas obras em andamento na Grande Vitória. Nos primeiros dez meses do projeto-piloto foram registradas cerca de 20 visitas técnicas e a participação de mais de 100 estudantes, que puderam conhecer a prática da atividade da Engenharia em locais como o aeroporto de Vitória, Estação de Tratamento de Água e de Esgoto da Cesan, Cais de Guarapari, Hospital Materno Infantil da Serra e a obra de infraestrutura da Avenida Leitão da Silva, em Vitória.
AMPLIAÇÃO
A experiência do projeto “Da Sala de Aula para o Canteiro de Obras”, originário da Câmara Especializada de Engenharia Civil, trouxe resultados positivos na interação Crea-ES e estudantes e, por esta razão, a partir de uma decisão da Diretoria do Conselho, se ampliou. Em abril de 2017, o projeto se estendeu para outras modalidades da área tecnológica, e passou a se chamar “Da Sala de Aula para o Mercado de Trabalho”, entrando para a relação dos programas institucionais do Crea-ES. O propósito permaneceu o mesmo: proporcionar aos estudantes das diversas modalidades abrangidas pelo Conselho, a oportunidade de conhecer a aplicação da teoria, na prática dos empreendimentos, sejam eles industriais ou rurais.
ÁREAS ABRANGIDAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Viabilizar visitas técnicas; Apresentar aos estudantes da área tecnológica a profissão, na prática; Networking com profissionais renomados; Avaliação do nível de ensino oferecido pelas instituições de ensino do Espírito Santo; Permitir maior interação entre estudantes/instituição de ensino, Sistema Confea/Crea, entidades de classe e empresas; Formar uma nova geração de futuros conselheiros que compreendam a importância do Sistema Confea/Crea e da atuação de cada um na formação e valorização da profissão por meio de atitudes e exemplos.
FUNCIONAMENTO
Uma visita técnica mensal com termo de responsabilidade assinado pelo aluno; Divulgação das vagas e inscrição no site e Facebook do Crea-ES; Acompanhamento das inscrições pelo CreaJr; Grupos de vinte estudantes no máximo; Conselheiros e Consultores Técnicos das Câmaras Especializadas acompanham os grupos; Um encontro de Avaliação da Visita; Entrega do certificado de participação.
METODOLOGIA
A mobilização ocorrerá em forma de parceria entre o Crea-ES, CreaJr, Entidades de Classe registradas (SEE, SEEA, Ibape, Senge, Aefes, Sintec, Sintaes, Ataes e Atecnólogos), instituições de ensino e empresas com registro no Crea-ES, por meio de visitas supervisionadas por um consultor técnico do Crea-ES e um conselheiro da modalidade.
RESULTADOS ESPERADOS
Avaliar as grades curriculares dos cursos da área tecnológica de diferentes instituições de ensino do Espírito Santo; Sugerir melhorias nos cursos com apoio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Crea-ES; Aproximar o Crea-ES dos seus futuros registrados; Formar uma nova geração de futuros conselheiros que compreendam a importância do Sistema e da atuação de cada um na formação e valorização da profissão através de atitudes e exemplos.
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