5 e 6/3/09 - Curso de Formação e Desenvolvimento de Gerentes, Coordenadores e Supervisores
Habilidades gerenciais para equipes que dão certo
Parceiro: Visão RH
Horário
9h às 18h
Local
Vitória - ES
Apresentação
O mundo moderno e competitivo exige que as empresas não tenham apenas um bom gerente, mas líderes capazes de alcançar e promover mudanças no ambiente organizacional atingindo maior produtividade, integração interna e competitividade externa. Assim, cada vez mais, o desenvolvimento de habilidades e atitudes especiais é esperado dos profissionais que exercem posições de comando nas empresas. A liderança é um fator chave destes processos e pode ser aperfeiçoada por pessoas dispostas a melhorar a qualidade integral de suas decisões e seu impacto nas equipes de trabalho. Em toda e qualquer Organização essas competências são fundamentais, pois a maioria dos Gestores e Líderes é dotada de boas competências técnicas, mas com pouca formação na área comportamental e de gestão de pessoas. Além disso, esses profissionais enfrentam o desafio de liderar pessoas de grande diversidade cultural e de escolaridade, com agravante de enfrentar um mercado altamente competitivo em mão-de-obra, qualidade e produtividade.
Este treinamento é aplicado para atender as seguintes necessidades, entre outras:
-Capacitação inicial para gestores recém promovidos e com equipe;
-Desenvolvimento de competências para gestores com experiência em liderar equipes;
-Capacitação para profissionais que atuam eventualmente como coordenadores de equipes
temporárias;
-Capacitação de futuros gestores de pessoas.
Algumas organizações que já fizeram este treinamento
Atelier da Informação Consultoria, Banestes, Barter Logística, Clac Importação, Cobra d¿água, Codesa, Confecções Lei Básica, Construtora Épura, Cotia Armazéns Gerais, Cefetes, Crea-ES, CST - Arcelor Mittal, Dacasa Financeira, Espaço Arquitetura e Construções, Hortigil Hortifruti S/A, Incospal Construções, Inocoopes, Ministério Público Federal, Morar Construtora, Movimento Empresarial do ES, Orla Construtora, Petrobras, P M da Serra, P M de Alfredo Chaves, Rede Gazeta, Roma Construtora, Sindicato da Ind. da Const. Civil de Guarapari, TBrasil Distribuidora, Transportadora Jolivan, Usiminas Mecânica S/A, Usina Paineiras, Vanama Transportes, Viação Águia Branca, Vitoriawagem, VIX Logística, Zanetti Móveis.
Objetivo Geral
Desenvolver competências e habilidades gerenciais de forma a aumentar a autoconfiança dos participantes para atuarem na liderança de equipes e melhorar os resultados esperados de seu desempenho e satisfação da equipe.
Público Alvo
-Todas as pessoas que ocupam ou desejam ocupar cargos de gerência, coordenação ou supervisão
em organizações públicas e privadas.
-Todas as pessoas que tenham ou poderão vir a ter subordinados sob sua gestão.
-Assistentes e trainees
-Pessoas que demonstram aptidões para essas funções, para aproveitamento futuro.
-Todas as pessoas que desejam se desenvolver suas relações pessoais, no trabalho e fora dele.
Conteúdo Programático
1. O ambiente organizacional atual
Principais fatores de pressão do ambiente externo
Mudança de modelo mental
Os desafios do gestor atual
2. Os papéis do gestor
Papéis sociais
O gestor como líder, treinador e gerente
3. Competências comportamentais
3.1 Tudo começa na pessoa
As dimensões do crescimento Humano
Entendendo os processos mentais
Ciclo de aprendizagem de novos comportamentos
Plano de autodesenvolvimento
3.2 Relacionamento positivo
Percepção e as primeiras impressões
Crenças e valores como base do comportamento atual
Fortalecendo a auto-estima
O comportamento como referência nas relações
Principais atividades a desenvolver
3.3 Comunicação eficaz
O processo e sua complexidade
Facilitadores da comunicação
O feedback na comunicação
Assertividade
Principais atividades a desenvolver
3.4 Fenômenos motivacionais
Compreendendo o processo
O que podemos aprender com Maslow e Hezberg
Verificando meu nível de satisfação no trabalho
Motivação da equipe e o sistema de recompensas
Principais atividades a desenvolver
4. Competências de liderança
4.1 Líder, liderança e estilos de liderança
Conceitos
A dinâmica do processo
Teorias situacionais
Principais atividades a desenvolver
4.2 Desenvolvendo a equipe
Conhecendo o que é uma equipe
Facilitadores do trabalho em equipe
O feedback de desempenho
Principais atividades a desenvolver
Instrutor: Guilherme Araújo Santiago Pacheco - É pós-graduado em Engenharia da Qualidade e graduado em Engenharia Operacional Elétrica, com ampla experiência em consultoria interna nos processos de RH em empresas de grande porte de âmbito nacional. Destaca-se a atuação no desenvolvimento, coordenação e execução de eventos de treinamento técnicos, comportamentais e gerenciais para os níveis de supervisão e operacional.
Atuação como Engenheiro da Qualidade, participando da manutenção e desenvolvimento de sistema da qualidade e auditor interno de SGQ ISO 9002:1994 por seis anos. Foi diretor da ABRH¿ES, por dois mandatos, de 2001 a 2006. Atuou como avaliador do Prêmio de Qualidade do ES - ciclo 2004 e do
Prêmio Master Empresarial ¿ ciclo 2007. Atua como Consultor e Assessor em melhoria de modelos de gestão empresarial, através de diagnóstico, planejamento estratégico, construção e implementação de soluções integradas, baseadas na NBR ISO 9001:2000 e nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade. Desenvolve e conduz vários eventos voltados para o desenvolvimento gerencial e comportamental de gestores e equipes. Atua como instrutor em vários eventos de capacitação e conscientização voltados para a implantação de SGQ ISO 9001:2000. Sócio-diretor da WER Consultoria
Empresarial - ES.
Metodologia
A metodologia é essencialmente prática, centrada nos participantes, ou seja, as necessidades individuais serão o vetor que orientará o desenvolvimento do programa, com base em demonstrações, exercícios, debates orientados, estudos de caso e feedback imediato, aumentando o nível de aprendizagem e reflexão.
Valor do Investimento
-Valor da inscrição: R$ 495 por pessoa
-Para cada 3 inscrições, 1 gratuita
-Desconto de 15 % para organizações e profissionais e dependentes inscritos no Crea-ES.
-Desconto de 25 % para profissionais inscritos no Crea-ES e associados das entidades de profissionais.
-Desconto de 35 % para estudantes de graduação (inscrições limitadas a 10).
Notas:
a) Para obter os descontos acima mencionados os profissionais deverão enviar para o fax (27) 3391-2054 o(s) comprovante do pagamento da(s) anuidade(s) de 2008, em seguida ao ato da inscrição.
Os estudantes enviarão comprovante de que estão matriculados no ano letivo de 2008.
b) Os descontos não são cumulativos.
Inscrições e Pagamento
Entre no link http://www.visaorecursoshumanos.com.br/page4.php e faça sua(s) inscrição(ões) on-line. Aguarde a confirmação da(s) inscrição(ões) e as instruções para o pagamento.
Informações
Tel.: (27) 3391-2054
visaorh@visaorecursoshumanos.com.br
www.visaorecursoshumanos.com.br
Confirme sua inscrição com antecedência e reenvie este informativo para seus fornecedores, clientes, colegas e
amigos.
*À VE-RH reserva-se o direito de alterar a data ou cancelar este evento por motivo de força maior ou quando não atingir o número mínimo de participantes necessário à sua realização.
Fonte: Educ