2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências

Congresso, com início em 09 de agosto de 2021

Categoria
Evento

Realização
Crea-PR - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná

Apoio
Crea-ES, CredCrea, Confea e Mútua-PR

Data
9 a 13 de agosto de 2021

Horário

14h às 21h

Carga horária
40 horas

Local
Transmissão On-line - Site do Crea-PR e Canal Oficial do Crea-PR no youtube

Objetivo
Fornecer a um público geral entre profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, coordenadores e corpo docente de Instituições de Ensino, representantes de Entidades de Classe, Conselheiros, Inspetores, empresários e funcionários do Sistema Confea/Creas a possibilidade de participação em um evento no qual haverá um clico de palestras das áreas da inovação, tecnologia, ética e comunicação.

Público-alvo
Profissionais e acadêmicos das engenharias, agronomia e geociências.

Conteúdo programático
- Dia 09/08 - Empresariado
- Dia 10/08 - Acessibilidade
- Dia 11/08 - Lideranças
- Dia 12/08 - Jovens profissionais
- Dia 13/08 – Profissionais

Instrutores
Rodrigo F. Nuernberg
Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, 15 anos de experiência no mercado agro, sendo 12 anos trabalhando na Bayer. Hoje atua como diretor de Negócios Sul – Milho.

Hugo S. Armelin
Formado em Engenharia Civil pela USP e possui pós-graduação em Tecnologia de Concreto, também pela USP. Trabalhou em projetos de construção civil na América do Norte e América Latina, tendo passagens pelos Grupos Lafarge e Eternit. Hoje, ele está à frente da diretoria de Vendas, Marketing e Concreto na Votorantim Cimentos.

Cássio Luiz Kirchner
Formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em Engenharia Agronômica, Mestrado em Tecnologia Química de Alimentos pela Universidade Federal do Paraná, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Mackenzie in door - Winning in the Market Place. Trabalhou na Syngenta, Monsanto, Dupont Pioneer, UPL e BASF (atual). É empreendedor, sócio-proprietário da UNIGEO empresa de agricultura de precisão, vendida para SGS.

Telmo Tonolli
Licenciatura Plena em Filosofia, Bacharelado em Direito, Pós-graduado em canto harmônico e backing vocal pelo Centro Científico da Voz, pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Uniilato. Cursou especializações em Matemática Financeira, Gestão de Projetos – FIA, Master Mind Lince – liderança, inteligência interpessoal e Comunicação eficaz – Napoleon Hill Fundation, Programa de Gestão Avançada – Amana Key, Especialização em Análise Comportamental – DISC, Especialização em comunicação para oradores e palestras – Febracis, Master Coaching – Febracis; Florida Christian University.
Atualmente é presidente da Sounet Experience e do grupo Rl Consulting; presidente do Consórcio Habita Brasil e executivo de estruturação de negócios na OAS Construtora.
Durante todo seu período executivo, sempre desenvolveu e liderou grandes projetos. Liderou mais de 20 executivos diretamente de diversas disciplinas, tais como engenharia, jurídica, contábil, marketing, administrativa, financeira, tecnologia, atendimento ao cliente, Controle de qualidade, compliance.

Darci Piana
Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Empresário por décadas do segmento de peças e acessórios para veículos, Piana foi superintendente Regional da Companhia de Financiamento da Produção no Paraná (1985-1987), presidente do Paraná Clube (1992-1993), presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (1996-2003), fundador e primeiro presidente do Sincocred / Cooperativa de Crédito do Sincopeças PR (2004-2007) e presidente do Conselho do Paranacidade (2005-2006).
Desde 2004 é presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), onde coordenou por oito anos o Fórum Consultivo Econômico Social do Mercosul.

José Roberto Ricken
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Cooperativismo. Foi extensionista da Emater no Paraná. Diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), durante a gestão do ministro Roberto Rodrigues no Mapa. No Sistema Ocepar, desde 1988, ocupou o cargo de assessor técnico e econômico, gerente de autogestão, superintendente e desde abril de 2016 ocupa o cargo de presidente do Sistema Ocepar.

Marcos Kahtalian

Graduado em Comunicação Social pela UFF, pós-graduado em Administração pela FAE Business School e mestre em Multimeios pela Unicamp. Além de sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, ele é vice-presidente de Banco de Dados do Sinduscon – PR, professor de cursos de pós-graduação e MBA em Marketing e Estratégia e autor do livro Gestão Fora do Eixo. Ele, que é um profissional premiado no Brasil, já coordenou mais de 4 mil estudos de mercado imobiliário no Brasil.

Marcelo Alves

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos; especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Salvador; Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e doutorando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui conhecimento nos seguintes temas: Conjuntura econômica, análise de mercado, análise de cenários, análise setorial e de cadeias produtivas, desenvolvimento regional, inteligência competitiva, planos de negócio, planejamento estratégico, gestão de projetos e gestão de pessoas. Desde 2009, atua como Economista na Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP.

Eduardo Moreira

Engenheiro civil pela PUC/RJ, estudou economia na universidade da Califórnia em San Diego e screenwriting na Academia de Cinema de Nova York. Escreveu 10 livros. Em 2012 foi recebido e homenageado pela Rainha Elizabeth 2ª pelo seu trabalho para eliminar a violência no treinamento de cavalos no Brasil.

Marcio Machado
Formado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela UFPR. Possui Especialização em Telecomunicações pela PUCPR e Redes Convergentes pela UFPE. Mestrado em Administração de Empresas pela FGV/RJ. Atuando há mais de 35 anos em projetos de tecnologia, em empresas como Siemens, Nokia e – atualmente – Grupo Jacto, que é a maior empresa brasileira de máquinas agrícolas. No Grupo Jacto , é responsável pela área de TI e Inovação Digital.

Ellen Schaphauser
Formada em Comunicação pela Universidade Positivo – PR 2012, especialização em Investimentos do Mercado Imobiliário – INSPER 2018 e MBA Internacional pela FIA/USP 2021. Head de expansão, especialista em investimentos no Private da companhia e gestora da área de inovação e geração de conteúdo para VITACON.

Paula Teles
Licenciada em Engenheira Civil com a especialidade de Planejamento do Território (FEUP). Fundadora e CEO da mpt®? desde 2004 - empresa de planejamento da mobilidade e desenho urbano, pioneira em Portugal em mobilidade urbana pedestre e inclusiva.
Nascida em Alvarenga, Arouca, em 16 de maio de 1969, ela é presidente e fundadora do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (2006). Professora Universitária em Portugal e no Brasil desde 2007. Presidente da Comissão Técnica de Acessibilidade e Design Universal, do Instituto Português da Qualidade, Governo de Portugal, desde 2009.
Foi vereadora na Câmara Municipal de Penafiel (2009-2013). Coordenadora da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, projeto que envolveu 1/3 das autarquias portuguesas (2003-2010). Autora/coordenadora do Guia da Acessibilidade e Mobilidade para Todos do Ministério da Solidariedade e Segurança Social do Governo Português (2007). Membro da Comissão de Peritos do Fórum “Pensar as Cidades Século XXI”, do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Galiza e Norte de Portugal (2014-2015). Membro do Conselho Não Executivo de Especialistas da Visão Zero 2030 da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Ministério da Administração Interna (2021).

Dr. Ramiro Gonçalves
Professor associado com Agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real e investigador integrado no INESC TEC – Laboratório Associado no Porto. Possui licenciatura em Informática de Gestão, Mestrado e Doutoramento em Informática, grau de Agregado em Sistemas de Informação, e formação avançada em Gestão.
Atualmente primeiro secretário executivo da CIM do Alto Tâmega e diretor executivo do Aquavalor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água.
Foi diretor do curso de Doutorado em Informática (UTAD) e vice-diretor do Doutorado em Ciência e Tecnologia Web (UAberta-UTAD), diretor do Mestrado e Licenciatura em Engenharia Informática, vice-diretor do Mestrado em Empreendedorismo, orientador e consultor na área de informática/sistemas de informação, economia e gestão.
Tem mais de 250 publicações (incluindo livros e capítulos de livros, artigos científicos em revistas internacionais indexadas pelo JCR, bem como publicações em atas de conferências internacionais). Participa ainda, como investigador responsável, em diversos projetos financiados por fundos nacionais e europeus, envolvendo as temáticas da Transformação Digital em áreas como o Turismo, Saúde e Desenvolvimento Regional.
Em 2015 recebeu o prémio “Inclusão e Literacia Digital” da Fundação para a Ciência e Tecnologia com o projeto “Barómetro da Acessibilidade Web em Portugal”.

Alexandre Munck
Superintendente executivo da Fundação DorinaNowill para Cegos, Mestre em Gestão da Sustentabilidade Corporativa pela CranfieldUniversitySchoolof Management (Reino Unido) 2015/2016, MBA executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. 21 anos de experiência no terceiro setor.
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Participou dos cursos de Empreendedorismo e Finanças pela BabsonCollege, em Boston (EUA), Introdução a Relações Internacionais e Sistema Sociocultural Norueguês na Universityof Oslo (Noruega) e Sistema Financeiro Nacional (Profins), São Paulo.

Dr. Clay Brites
Neurologista Infantil do Instituto NeuroSaber, Doutor em Ciências Médicas / UNICAMP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Neurologia Infantil (SBNi).

Dra. Maria Lucia MiyakeOkumura
Professora Pesquisadora e Pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PPGEPS/PUCPR, Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas, graduada em Processos Gerenciais, Especialização em Educação Especial inclusiva, Processos Pedagógicos e em Próteses, Órteses e Materiais Especiais - OPMES.
Atua nas áreas de Engenharia de Produção com ênfase em projetos e pesquisa de tecnologia & inovação relacionados com Processo de Desenvolvimento de Produto, Sistema de Gestão Integrada (Pessoas, Processos e Gestão de Mudanças), Tecnologia Assistiva, Sustentabilidade e Tecnologia Social. Membro do Núcleo de Pesquisa NPOTA/PPGEPS/PUCPR e Núcleo SEEDS/PUCPR atribuindo os conceitos e métodos em Desenvolvimento Sustentável, Ergonomia de Processos, Gestão Estratégica, Lean System/Lean HeathCare, Design Universal, Engenharia Simultânea, Design for Assistive Technology (DFAT), Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Faz parte da diretoria na Pesquisa e Tecnologia da Associação Dar a Mão.

Álvaro José Cabrini Junior

Engenheiro Agrônomo formado pela UFPR 1984. Empresário Rural. Foi presidente do CREA-PR de 2006 a 2011. Assessor técnico de Planejamento da SEDU - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná. Diretor de Operações Paranacidade 2016/2018. Desde 2019 é superintendente executivo do Paranacidade.

Dr. Hugo Frota Magalhães Porto Neto
Promotor de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência de Fortaleza, Ceará, coordenador do Caocidadania- Centro de Apoio Operacional da Cidadania do MPCE, membro colaborador do GT PCD do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Marcio Nunes
Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná. Natural de Campo Mourão, é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, na gestão 1996/2000, onde implantou o Programa Lixo é Real, destaque nacional. Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater/PR. Em janeiro de 2011, Márcio Nunes assumiu a presidência do Instituto das Águas do Paraná, onde implantou programas importantes para o desenvolvimento do interior do Paraná, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias paranaenses, através do Programa Água no Campo.
Por meio do Programa de Ressocilização e Combate a Erosão Urbana (Proceu), centenas de municípios paranaenses estão resolvendo problemas de erosões. Em sua gestão 2011/2014, foi responsável pela retirada de toneladas de BHC, produto altamente tóxico, que estavam armazenadas há mais de 30 anos em propriedades rurais. A iniciativa protegeu o Meio Ambiente e os produtores rurais de um produto de grande potencial de contaminação.

Sérgio Stancioli Costa Couto
Formado em Economia pela UFMG, com especialização em Regulação de Transportes Terrestres pela UFRJ e MBA em Finanças pelo IBMEC. Servidor efetivo do quadro da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT desde 2006, onde atuou como Gerente de Defesa da Concorrência entre 2011 e 2020, quando passou a integrar o Ministério da Infraestrutura, como Coordenador Geral dos Subsistemas de Rodovias e Aeroportos, da Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias.

Norberto Ortigara
Secretário Estadual de Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Técnico agrícola e economista, com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar. Foi servidor público da Secretaria da Agricultura e Abastecimento por 40 anos, onde construiu carreira, tendo ocupado as funções de pesquisador gerente, coordenador, analista, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral) por duas vezes, diretor-geral por duas vezes e secretário de Estado entre janeiro de 2011 e março de 2018, e a partir de janeiro de 2019 - o mais longevo da história. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba por cinco anos e, por mais de 25 anos, especializou-se em relações do Trabalho. É profundo conhecedor das Finanças Públicas do Estado.

Sérgio de Zen
Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Professor Doutor em Economia e Administração da ESALQ/USP. Pesquisador do CEPEA/USP, responsável pela área de economia e gestão de proteína animal. Exerceu a função de Diretor Presidente da FEALQ - Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Experiência como consultor externo do Banco Mundial e da FAO/ONU. Responsável por coordenar projetos de pesquisas em parceria com CNA, ABCZ, IFPRI – Washington/DC, ZEF – Bauschwagen/Alemanha, RMI – Cambridge Inglaterra, BM&F (B3) e em projetos de estudos de reestruturação estratégica de empresas do agronegócio brasileiro. Atualmente é Diretor de Política Agrícola e Informações da CONAB. Prêmios e reconhecimentos: Professor homenageado – ESALQ/USP; Melhor trabalho científico do SIICUSP; Pesquisador do ano - ABC; e uma das 100 pessoas mais influentes do agro brasileiro em 2016 e 2018 pela revista Dinheiro Rural. Neto e filho de produtores rurais.

Marília CherobimGuiraud

Formada em Agronomia na UEL – Universidade Estadual de Londrina. Especializada em Enologia na ENSAT (EcoleNationaleSupérieureAgronomique de Toulouse). Trabalhou no desenvolvimento de tecnologias para produção de vinhos na França e Espanha. Trabalhou no continente africano com microfinanciamento, no grupo Aga Khan, com comércio e testes de produtos fitossanitários, no grupo Louis Dreyfus Company, e atualmente dirige a filial do grupo AAK no Burkina Faso, no negócio de compra de amêndoas de Karité (Shea) para fabricação de manteiga e outros derivados.


Maria Luisa Aguiar
Engenheira Ambiental formada na UFPR em 2010, Maria Luisa trabalha atualmente como assessora ambiental na Watercare, empresa pública fornecedora dos serviços de água e esgoto na região de Auckland, Nova Zelândia. Com 11 anos de experiência em gerenciamento e estudos ambientais, começou sua carreira trabalhando na indústria de cimento e posteriormente em consultoria, atuando em projetos para diversos setores industriais. Em 2014 mudou-se para a Nova Zelândia, onde se especializou como consultora em estudos de qualidade do ar e dispersão de poluentes. Em 2019/2020 fez parte da equipe de gerenciamento ambiental da Link Alliance, consórcio que está construindo a maior obra de infraestrutura da Nova Zelândia, o City Rail Link, uma linha de trem subterrâneo com novas estações passando pelo centro de Auckland. Em Janeiro de 2021 mudou para a Watercare, onde é responsável pelo compliance ambiental das maiores estações de tratamento de água do país e de uma das maiores estações de tratamento de esgoto do hemisfério sul.


Renato Zardo Filho

Engenheiro agrônomo e Mestre em Agricultura pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Plant Health Management pela Ohio StateUniverity. Trabalha como engenheiro agrônomo nos Estados Unidos desde 2011. Ganhador do prêmio “Jovem Cultivador do Ano de 2015”.
Atua em diversas regiões dos Estados Unidos como consultor pela KoppertBiological Systems, trabalhando no manejo Integrado de pragas com ênfase em controle biológico de pragas na agricultura e horticultura americana, e como consultor de sistemas de cultivo protegido.

Álvaro Polati de Souza

Engenheiro Eletricista e Mestre em Ciências de Engenharia de Controle, Engenharia Biomédica pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Aeronáutica pela EMBRAER – ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). De 2016 a 2018 atuou como gerente de Missões e Operação de Aeronaves Não Tripuladas, na Piaggio Aerospace (Itália). Desde 2018 atua como engenheiro de Performance de Voo na L3Harris – Aviação Comercial (Reino Unido).

Rosa Alegria
Diretora Geral na Teachthe Future no Brasil. Diretora do núcleo brasileiro do Projeto Millennium, a maior rede de pesquisadores futuristas do mundo. Co-fundadora do NEF Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, co-fundadora da startup Pangera, Mundo sem Idade. Pioneira em futurismo no Brasil, atua como futurista profissional há 20 anos. Reconhecida pela Revista Wired como uma das três mais importantes futuristas mulheres da América Latina. Membro do Conselho de Prospectiva para o governo do Chile. Consultora para os governos do Marrocos e Uruguai.
Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston (EUA), especialista em criatividade pelo CCL Center for CreativeLeadership (EUA), Sustentabilidade pelo Schumacher College (Inglaterra) e Diversidade pelo MorehouseCollege (EUA).

Aldo Nelson Bona
Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em programa conveniado com a Universidade Estadual de Campinas, e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná.
Exerceu a função de reitor e de vice-reitor Unicentro, na qual é professor adjunto.
Durante o período de 2012 a 2014, presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), que reúne as sete universidades estaduais do Paraná.
No período de 2016 a 2018, foi presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), uma das mais importantes entidades do ensino superior brasileiro e da América Latina, que busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior.
É conselheiro no Conselho de Governo do Instituto para a Educação Superior na América Latina e Caribe, órgão vinculado à UNESCO.

Ricardo Rocha de Oliveira
Graduado em Engenharia Civil (UEL - 84-88), Mestre em Engenharia de Produção (UFSC - 91-93) e Doutor em Engenharia Civil (UFSC 06-10). Atualmente é presidente do Crea-PR, reeleito para o período de 2021-2023, e professor associado da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Na Unioeste foi Coordenador de Curso de Engenharia Civil em dois períodos, de 1995 a 1997 e de 2012 a 2016, Chefe do Departamento de Engenharia de 1998 a 1999, Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) de 2000 a julho de 2003, Reitor Pró-Tempore de julho de 2003 a janeiro de 2004, Assessor da Direção do Campus Cascavel de fevereiro de 2004 a maio de 2005. Foi Coordenador da Comissão de Ensino do Crea-PR no ano de 2005.

Joel Krüger
Nascido em Curitiba, em 5 de maio de 1961, Joel Krüger é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1985). É especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pelo convênio Université de Technologie de Compiegne (França) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pela qual também é Especialista em Didática no Ensino Superior e Mestre em Educação, além de professor do Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da PUCPR. Consultor na área de transportes, atuou como engenheiro na Prefeitura de Curitiba e foi Secretário Municipal de Trânsito. No Sistema Confea/Crea já foi conselheiro e presidente do Crea-PR em dois mandatos consecutivos entre 2012 e 2017. Desde 2018, exerce a Presidência do Confea.

Francisco Almeida

Engenheiro agrônomo, formado em 1980 pela Universidade Federal de Goiás, foi presidente do Crea-GO.

Gelásio Gomes
Engenheiro civil e de segurança do trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Mestrado em Ergonomia. Foi professor no IFSC, diretor da área Institucional no IPREV. Experiência com planejamento estratégico, financeiro e metas; capacitação técnica; controles contábeis, tributários e compliance.

Elbia Gannoum

Economista, Phd, com mais de 20 anos de carreira no setor de energia. Acumulou experiências na CCEE, no Ministério de Minas e Energia, no Ministério da Fazenda e na ANEEL. Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998.
À frente da ABEEólica por uma década, tem atuado para o fortalecimento e crescimento sustentável da energia eólica, a segunda fonte da matriz elétrica brasileira. Voz ativa no debate global sobre a diversidade e a inclusão econômica no setor de energia, defende a ideia de transformação energética brasileira e vem contribuindo fortemente para o desenvolvimento de energias renováveis.
Em 2019, recebeu o Prêmio “C3E - Clean Energy Education& Empowerment - Woman ofDistinctionAward”. O C3E é uma iniciativa internacional do Clean Energy Ministerial e da Agência Internacional de Energia. Desde março de 2020, Elbia passou a ser embaixadora global pelo Brasil no WomeninWind Global LeadershipProgram, (GWEC-GWNET) projetado para acelerar as carreiras das mulheres na indústria eólica.

Maurício Salgado
Engenheiro Civil pela PontificiaUniversidadJaveriana (Colômbia). Mestre em Ciências da Engenharia pela PontificiaUniversidad Católica de Chile. Está vinculado como chefe de Infraestrutura e Assuntos de Pavimentação e secretário técnico da Comissão de Pavimentos de Concreto do Instituto de Cimento e Concreto do Chile - ICH. Possui mais de 25 anos de experiência como professor universitário, tanto na graduação quanto na pós-graduação na Colômbia, Chile e Peru. Foi relator de cursos e diplomas internacionais em mais de uma dezena de países latino-americanos. Na área de consultoria, é um reconhecido especialista em pavimentação, HDM-4 e gestão de infraestrutura, atuando como gerente, assessor e especialista em diversos projetos e empresas de engenharia em diversos países. Sócio e fundador da Gesinfra Consultores, empresa dedicada à gestão de projetos de infraestruturas rodoviárias, e da GesPaP - Engenharia e Certificação, empresa que se dedica ao aconselhamento técnico especializado em projetos de pisos e pisos de concreto.

Alexsander Maschio
Engenheiro Civil formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School e em Gestão Pública pela FESP, mestrando em Planejamento Urbano pela UFPR, é gerente da Regional Sul da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) desde 2010. Membro do Conselho Temático de Cidades e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP) e do GT de Logística – COINFRA (FIERGS).
Na ABCP coordena a implementação de projetos de desenvolvimento de mercado para sistemas construtivos a base de cimento nos segmentos de pavimentação, edificações, indústria, autoconstrução e infraestrutura urbana. Idealizador do Projeto Ruas do Futuro, tem atuado fortemente na difusão da necessidade da TRANSFORMAÇÃO URBANA; defende que através das melhorias dos espaços e vias urbanas é possível elevar em muito a qualidade de vida dos cidadãos, priorizando as pessoas.

Arthur Igreja
Autor do livro sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio”, co-fundador da plataforma AAA com Ricardo Amorim do Manhattan Connection. Possui Masters in International Business nos EUA pela Georgetown University, Corporate Masters of Business Administration na Espanha pela ESADE, Mestrado Executivo em Gestão Empresarial pela FGV/EBAPE, certificações executivas em Harvard & Cambridge, pós-MBA em Negociação pela FGV e MBA pela FGV/Ohio University.

Mariângela Hungria
Graduação em Engenharia Agronômica–ESALQ-USP, mestrado em Solos e Nutrição de Plantas–ESALQ-USP, doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela UFRJ. Pós-graduação na Cornell University-USA, Universityof California-USA e Universidade de Sevilla-Espanha. É pesquisadora da Embrapa desde 1982, lotada na Embrapa Soja em Londrina desde 1991. É professora da Universidade Estadual de Londrina, nos cursos de pós-graduação em Microbiologia e em Biotecnologia e já orientou mais de 80 alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área biotecnologia do Solo, atuando principalmente nos temas de fixação biológica do nitrogênio, inoculantes e biodiversidade microbiana. Tem mais de 700 publicações (trabalhos, livros, capítulos de livros, publicações técnicas) e lançou mais de 20 tecnologias, incluindo estirpes usadas em inoculantes comerciais no Brasil. É pesquisadora 1A do CNPq, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico e Ordem Grã-Cruz do Mérito Científico da Presidência da República e recebeu vários prêmios, incluindo Mulheres de Ciência do Paraná, Frederico de Menezes Veiga da Embrapa, Prêmio Claudia Categoria Ciências, Third World AcademyofSciences-Lenovo na área de ciências agrárias, Medalha de Mérito pelo CREA-PR e Medalha de Mérito Nacional CONFEA/CREA.

Sandoval Feitosa
Em 2005, por meio de concurso público, ingressou no cargo de Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Exerceu diversas atividades de auditorias técnicas em concessionárias de Distribuição e Transmissão de Energia na Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (SFE). Ocupou em 2014 o cargo de Assessor da Diretoria da ANEEL, em 2015, assumiu o cargo de Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão, em 2017 tornou-se superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, e em 2018, foi nomeado para o cargo de Diretor, e representando a Agência, exerceu a função de Diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR de 2018 a 2020. Mestre em Engenharia Elétrica - Regulação Técnica e Econômica de Transmissão de Energia Elétrica pela Universidade de Brasília (2009), pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2017), e graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2002).
Atuou na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), na gerência técnica dos processos de manutenção e operação do sistema de distribuição, e na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) na coordenação de equipes técnicas de manutenção. As principais linhas de interesse e pesquisa são a avaliação do impacto das políticas públicas e regulatórias para a modernização dos sistemas de distribuição e transmissão, liberalização do mercado e empoderamento do consumidor de energia, inserção de renováveis e segurança do suprimento de energia.

Thaís Fabrício Melo
Atua como líder técnica no grupo de Engenharia de Confiabilidade da Google, com foco em gerencia do Google Cloud. Previamente atuou como engenheira em Google Analytics e no Windows Phone na Microsoft.
Graduação em Engenheira de Software na Microsoft (2004 a 2008). Mestrado em Engenharia da Computação na Universityof Washington (2013). Graduação em Engenharia da Computação em Princeton University (2004), com certificados em robótica e psicologia cognitiva.

Investimento
Gratuito

Inscrição e mais informações

Luciane de Fátima Saldanha
41- 3350 6924
Eventos@crea-pr.org.br
https://sepeag.crea-pr.org.br/
https://creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/eventos


Clique aqui para voltar