ON-LINE - Projeto e Dimensionamento de Estruturas Mistas de Aço e Concreto

Curso, com início em 16 de junho de 2021

Categoria
Curso on-line

Realização
Associação Brasileira da Cosntrução Metálica - ABCEM

Apoio
Crea-ES

Data
16 de junho a 1 de setembro de 2021

Horário
19h às 22h

Carga horária
36 horas

Local
Plataforma Zoom

Objetivo
O curso tem como objetivo munir participantes com conhecimentos técnicos normativos para dimensionamento e projeto de lajes, vigas e pilares mistos de aço e concreto, aproveitando ao máximo os benefícios desses materiais de construção.

Público-alvo
Engenheiros, calculistas de estruturas e estudantes de engenharia com conhecimento prévio básico de estruturas de aço.

Conteúdo programático
INTRODUÇÃO (3h): O que são estruturas mistas de aço e concreto? Sistemas Mistos de Aço e Concreto.
LAGES MISTAS (6h): Introdução: como atingir o comportamento misto em lajes? Geometrias disponíveis, aços e revestimentos para formas; Dimensionamento da forma de aço antes da cura do concreto; Dimensionamento da laje mista após a cura do concreto; Cargas concentradas em lajes mistas; Estados-limites de serviço; Ensaios de caracterização de lajes mistas; Tabelas de vãos e cargas.
VIGAS MISTAS BIAPOIADAS (18h): Introdução; Conceitos básicos (lajes utilizadas em vigas mistas, largura efetiva, grau de interação); Conectores de cisalhamento; Construção escorada e não-escorada; Vigas mistas de alma compacta: estados-limites últimos (momento fletor e força cortante); Vigas mistas de alma não-compacta: estados-limites últimos (momento fletor e força cortante); Estados-limites de serviço (flecha e fissuração da laje de concreto); Armadura de costura.
PILARES MISTOS (9h): Introdução; Método de dimensionamento; Requisitos de projeto; Força axial de compressão resistente de cálculo; Regiões de introdução de carga; Ligações de vigas nos pilares; Bases e emendas de pilares; Continuidade da armadura longitudinal

Instrutores
Adenilcia Fernanda Grobério Calenzani

Professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil da UFES. Doutora em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995). Tem experiência profissional na área de projetos de estruturas de aço e análise estrutural estática e dinâmica. Desde o seu ingresso no programa de pós-graduação, coordena projetos de pesquisa financiados por agências de fomento brasileiras e setores da indústria (CNPQ, FAPES e ArcelorMittal). Atua nas linhas de pesquisa Estruturas de Aço e Mistas de Aço e Concreto, Mecânica dos Sólidos e Métodos Numéricos, incluindo temas como simulação numérica pelo método dos elementos finitos, análise experimental de estruturas, instabilidade e colapso de elementos estruturais e análise dinâmica de estruturas no domínio do tempo e no domínio da frequência.

Lucas Fadini Favarato
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES (2018) e pesquisador a nível de Mestrado em Engenharia Civil (Especialidade: Estruturas) pela UFES (2019-presente). Em 2018, foi vencedor do desafio 1º Desafio Talentos do Aço, promovido pela ArcelorMittal Brasil, na categoria “estudante universitário de engenharia (Região Sudeste)”. Possui artigos publicados em periódicos e congressos, nacionais e internacionais, que abordam os aspectos teóricos, numéricos e experimentais de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto e estruturas de aço compostas por perfis formados a frio. Além disso, é cofundador do “Ué, mas como assim?”, iniciativa de fomento à ciência e à escrita científica entre jovens pesquisadores. Atualmente, atua como Especialista de Desenvolvimento da Construção e Engenheiro de Estruturas na ArcelorMittal Tubarão, com experiência em projeto de estruturas metálicas e mistas de aço e concreto e desenvolvimento de negócios no segmento da construção metálica.

Rodrigo Barreto Caldas
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Construções Metálicas pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG, professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG e professor do Curso de Especialização em Engenharia de Estruturas da UFMG. Autor do livro “Dimensionamento de elementos estruturais de aço e mistos de aço e concreto” e de vários artigos em periódicos e anais de eventos. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado, é líder do Grupo de Pesquisa CNPq-UFMG “Segurança Contra Incêndio” e membro do Conselho Consultivo de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado de Minas Gerais - CCSCIP. Tem experiência na área de Engenharia de Estruturas e Segurança Contra Incêndio, com ênfase em Estruturas de Concreto, Aço e Mistas de Aço e Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise numérica, análise experimental, estruturas mistas de aço e concreto e estruturas em situação de incêndio.

Investimento
R$ 820,00

Política de descontos
15% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade

Incluso no valor do investimento
Certificado de participação

Inscrição e mais informações
Regina Spéria
11 3816-6597
abcem@abcem.org.br
www.abcem.org.br


Clique aqui para voltar