Engenharia Sanitária Ambiental

Pós-Graduação, com início em 25 de julho de 2014

Realização 
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

Apoio
Crea-ES

Data

Previsão 25/07/2014

Horário
As sextas-feiras das 18:30 horas às 22:30 horas, totalizando 6 horas/aula, sábados das 8:00 horas às 18:30 horas, totalizando 12 horas/aula e domingos das 8:00 horas às 13:30 horas, totalizando 7 horas/aula

Carga horária
360 horas

Local
Vitória - ES

Objetivo

Capacitar profissionais graduados para um melhor desempenho na elaboração, análise e acompanhamento de planos, estudos e projetos no âmbito da Engenharia Sanitária Ambiental, habilitado-os  a avaliar criticamente procedimentos e processos, técnicas, metodologias, métodos, medidas de ensaios, parâmetros e protótipos e intervir de modo eficaz nas cadeias produtivas e nas políticas públicas. Os especialistas formados pelo curso estarão aptos a analisar criticamente os novos modelos de gestão dos Sistemas de Saneamento, considerando-se os princípios norteadores do desenvolvimento sustentável

Público alvo
Profissionais que pertencem a concessionárias públicas e privadas, serviços municipais de águas e esgotos, secretarias e autarquias estaduais e municipais, empresas de engenharia consultiva, bem como profissionais autônomos em busca de aperfeiçoamento e conhecimento especializado em Engenharia Sanitária Ambiental.

Conteúdo programático

1. Legislação e Políticas Ambientais (24h/a): Políticas de conservação e proteção ambiental; Convenção sobre mudanças climáticas; Legislação ambiental brasileira; Política Nacional de Meio Ambiente; Legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente; Política Nacional de Recursos Hídricos; Política Nacional de Educação Ambiental; Estatuto das Cidades; Sistema Nacional de Unidades de Conservação; Políticas Ambientais Empresariais; Sistema de Gestão ambiental na empresa (SGA); Certificação Ambiental.

2. Direito Ambiental (24h/a): fundamentos científicos do direito ambiental;conceitos e informações básicas das principais leis ambientais nacionais; compreensão, finalidade e abrangência dos estatutos legais de proteção ambiental;direito e desenvolvimento sustentável;legislação ambiental no Brasil.

3. Análise e Coleta de dados Ambientais (24h/a):  métodos para diagnóstico; indicadores ambientais;fontes de informação; trabalho de campo; mapas e gráficos temáticos; sistema de informações geográficas; sensoriamento remoto.

4.Gestão de Projetos Ambientais (24h/a): Conceito de projeto. Etapas de um empreendimento. Estudo de mercado. Estudo de localização.  Análise de tecnologia e fatores de produção. Estudo de viabilidade econômica e financeira. Curva S. PERT/CPM. PERT/Custo. Projeção de Receitas e Custos; Análise de Retorno do Investimento.

5.Gerenciamento de Resíduos Sólidos (24h/a): Urbanos: Definição de resíduos sólidos; classificação estudos gavimétricos; epidemiologia relacionada aos resíduos sólidos;minimização de resíduos; degradação térmica dos resíduos; compostagem; aterros – Industriais : Problema  dos resíduos sólidos industriais; geração; manuseio; transporte; armazenamento; técnicas de tratamento; aterros industriais

6.Gestão de Recursos Hídricos  (24h/a): Introdução a hidrologia; Engenharia de recursos hídricos: reservatórios, barragens, controle de cheias, irrigação, geração de energia, navegação; Água como recursos ambiental estratégico e sua relação com a economia; Proteção da qualidade e do abastecimento de recursos hídricos

7. Hidrologia Aplicada  (24h/a):

Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

8. Hidráulica Aplicada  (24h/a):

 Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

9. Drenagem Urbana (24h/a):

Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

10. Sistemas de Abastecimento de Água (24h/a): Definição e tipos de sistema de abastecimento de água, gestão e manejo do recurso água, mananciais e aqüíferos para abastecimento das populações, tipos de consumo, impactos ambientais relacionados com a escassez, boas praticas para utilização dosa recursos naturais, enquadramento dos corpos hídricos, legislação pertinente, políticas publicas, usuário/pagador, dimensionamento calculo de sistemas de abastecimento de água, interface com manejo de resíduos e efluentes.

11. Sistemas de Tratamento de Água (24h/a): Caracterização dos mananciais. Sistemas de tratamento de água. Tecnologias Alternativas para tratamento de água. Novas tecnologias. Custos operacionais.

12. Sistemas de Esgotamento Sanitário (24h/a): Noções de hidráulica aplicada; elevatórias, condutos livres e forçados; definição e tipos de sistemas de esgotamento sanitário, importância do saneamento e da proteção dos mananciais e aqüíferos para abastecimento das populações, poluição, contaminação e impactos ambientais relacionados com a qualidade das águas; critérios de dimensionamento; enquadramento dos corpos hídricos, legislação pertinente, políticas publicas, usuário/pagador; serviços de saneamento, operação e manutenção das redes e sistemas.

13. Sistemas de Tratamento de Esgotos  (24h/a): Origem e caracterização dos efluentes. Sistemas de tratamento de efluentes líquidos (tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário, tratamento terciário ou avançado). Tratamento e disposição de lodos. Metodologia Amostral. Reuso da água.

14. Planejamento e Gestão de Serviços de Saneamento Ambiental (24h/a):

Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

15. Projeto Final (24h/a): Métodos de interpretação de textos e abordagem de temas; Seleção bibliográfica; Orientações para o trabalho de conclusão do curso.

(OPCIONAL)

16. Didática do Ensino Superior I – (24h/a): Estudos introdutórios sobre subjetividade, ideologia e educação; apresentação da didática fundamental; as diversas tendências pedagógicas e contribuições de alguns teóricos.

Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

17. Didática do Ensino Superior II – (24h/a): Estudos sobre o educador, o educando e a sociedade; o processo de ensino e aprendizagem e suas estratégias; O educador e o espaço da sala de aula; a compreensão e a construção do planejamento pedagógico

Carga horária de pesquisa = 03 h/a

Carga Horária de Exercícios/Prática = 03 h/a

Carga Horária Total = 30 h/a

Investimento
R$286,00 – mensal

Política de descontos
Profissionais registrados e ativos no CREA-ES, a UCAM concederá 50% de desconto nas mensalidades para dois alunos sorteados pelo CREA-ES.


Inscrição e mais informações
Nome do responsável Ricardo Mendes
Telefone(27)3315-4280/3315-4223
Site: WWW.facamvitoria.com.br
E-mail: posgraduacao@facamvitoria.com.br


Clique aqui para voltar