MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização & Desempenho da Construção

Pós-Graduação, com início em 10 de julho de 2020

Realização
Ipog Vitória

Apoio
Crea-ES

Data
10 de julho de 2020 a 10 de dezembro de 2021

Horário
18h às 23h - Sexta-feira
8h às 19 h - Sábado
8h às 13h - Domingo

Carga horária
432 horas

Local
Vitória-ES

Objetivo
Capacitar profissionais para obter conhecimento mais amplo e detalhado a respeito das melhores práticas de gerenciamento de obras, preocupando-se com atendimento de requisitos de qualidade e desempenho das edificações. Desenvolver concomitantemente habilidades técnicas e gerenciais, visando melhorias na eficiência e eficácia das atividades aplicadas em construções. Incentivar a aplicação das instruções normativas que regulam o setor (ABNT, ISO, etc.). Debater a utilização dos modernos recursos e técnicas para a Construção Civil.

Público-alvo
Graduados em Engenharia Civil, Arquitetura e áreas correlatas, interessados em ampliar o campo de conhecimento ou adquirir uma habilitação profissional* sobre gestão na Construção Civil. Empreendedores, Gestores e Coordenadores que desejam aliar competências técnicas e gerenciais em empreendimentos imobiliários, sob o enfoque da otimização de seus processos. Superintendências, Secretarias e Órgãos públicos que tenham como foco a construção de empreendimentos civis por meio da concepção integrada do planejamento, execução e controle de projetos.

Conteúdo programático
- Modelagem 4D da Obra Voltado para o Processo Construtivo
- Planejamento de Obra com MS-Project
- Controle Executivo 4D da Obra e Gestão de Mudanças com BIM
- Engenharia de Custos com Foco na Gestão de Obras
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
- Gestão de Contratos na Construção Civil
- Boas Práticas para Execução de Fundações
- Boas Práticas para Execução de Estruturas de Concreto
- Boas Práticas para Execução de Estruturas Metálicas
- Ferramentas para Gestão da Qualidade na Obra
- Tecnologias Construtivas para Execução de Vedações
- Práticas Voltadas para Construção Enxuta (Lean Construction)
- Aplicação da Gestão de Projetos na Construção Civil
- Tecnologias Construtivas para Execução de Revestimentos
- Desempenho das Construções com Foco na Durabilidade
- Práticas de Gestão Ambiental na Construção
- Implantação de Sistemas de Impermeabilização
- Boas Práticas de Instalações Prediais

Instrutor
Flavio Augusto Settimi Sohler?
Pós-Doutor em Engenharia Civil pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Portugal) e Universidade de Hamburg, Alemanha. Doutorado em Engenharia Civil. Doutor em Psicologia Organizacional. Mestre em Engenharia de Produção. Graduado em Engenharia Civil e Especialista em Análise de Sistemas e Telecomunicações. Especialista em Project Finance pela USP. Possui a certificação do Project Management Institute, USA (PMI) como Project Management Professional (PMP) e Risk Management Professional (RMP). Elaborou projeto selecionado pelo CNPq para pós-doutorado no exterior com o tema “Segurança de Barragens: uma abordagem patológica de riscos qualitativos e quantitativos”. Membro do Project Management Institute (PMI) e do Comitê de Elaboração da ABNT NBR 31000 de Riscos. 20 anos de experiência em Gestão de Projetos e Riscos em diversos empreendimentos e projetos e em planejamento estratégico, como Professor e Consultor em diversas empresas. Atualmente é Gerente de Projetos e Riscos e Coordenador do Escritório de Riscos da Eletrobrás. Coordenador e Professor no IPOG no MBA de Gestão e Modelagem de Projetos em Engenharias e Arquitetura; MBA Gerenciamento de Obras, Produtividade, Racionalização e Desempenho da Construção e MBA Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações. Autor de 5 livros: “A Influência da Cultura Organizacional, Suporte e Coping no Bem-estar dos Trabalhadores” (ISBN 978-3-639-84924-0, 2015), como resultado da tese de doutorado; ”Segurança de Barragens: Análise de Riscos Qualitativos e Quantitativos - Modelos e Ferramentas de Análise de Riscos” (ISBN 978-3-330- 72912-4, 2016), como resultado da tese de pós-doutorado; “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” (ISBN 978-8-539-90893-6, 2017); “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” (ISBN 978- 85-399-0970-4, 2018); e “Gestão e Modelagem de Projetos para Engenheiros e Arquitetos”, a ser publicado até dezembro de 2018. ?

Sérgio Botassi dos Santos?

Graduação em Engenheiro civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000). Doutor em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Conceito máximo da CAPES) e Mestre em Estruturas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Chefe da Área Pericial em Engenharia do Ministério Público de Goiás; Experiência como Consultor em Estruturas de Concreto pela SBS Consultoria em Engenharia (10 anos); Consultor em Gestão de Riscos (4 anos); Perito em Obras Civis (4 anos); Engenharia de Barragens por Furnas Centrais Elétricas (8 anos); Experiência em Gerência de projetos de P&D (8 anos); Controle Tecnológico e Acompanhamento de Obras (6 anos); Professor da PUC Goiás (7 anos); Professor e Coordenador de cursos de pós-graduação do IPOG desde 2006. Especialista na área de Planejamento, Execução, Medição e Controle Tecnológico de Obras Civis e de Infraestrutura. Mais de 35 artigos nacionais e internacionais publicados na área de Construção Civil. Autor e Coautor de capítulos de livros sobre Tecnologia do Concreto publicados pelo IBRACON. Autor do Livro “Fluência do Concreto - Análise nas Primeiras Idades e Efeitos de Adições e Aditivos” pela Editora NEA. Colaborador na 2ª Edição do Livro Internacional “Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais”, dos autores Paulo Monteiro e Kumar Mehta. Agraciado com o título de Melhor Tese de Doutorado do Ano de 2011, emitido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Autor dos livros: “Gerenciamento de Obras, Qualidade e Desempenho da Construção” (ISBN 978-8-539- 90893-6, Editora Ciência Moderna, 2017), “Projeto, Execução e Desempenho de Estruturas e Fundações” (ISBN 978-85-399-0970-4, Editora Ciência Moderna, 2018). Em 2018 foi agraciado em 2º lugar com o Prêmio Internacional ACI Excellence in Concrete Construction Project Awards, na categoria High Rise Buildings. ?

Investimento
Matrícula: R$450,00 mais 24 parcelas de R$810,00

Política de descontos

15% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Material didático; certificado de conclusão de curso.

Inscrição e mais informações
Alessandra Dias
(27) 3224-6422
pos.vitoria@ipog.edu.br
www.ipog.edu.br/home


Clique aqui para voltar