II Seminário Nacional de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Seminário, com início em 17 de outubro de 2019

Realização
ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Apoio
Crea-ES

Data
17 a 19 de outubro de 2019

Horário
8h às 18h

Carga horária
28 horas

Local
Auditório do CCJE na UFES - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910

Objetivo

Tem como objetivo reunir pesquisadores, técnicos e interessados em conhecer e discutir sobre as últimas tendências de pesquisa e tecnologias utilizadas em escassez hídrica utilizados para o gerenciamento de águas a fim fomentar a segurança hídrica local e regional. O evento pretende promover a interação entre pesquisadores e profissionais de diferentes instituições, promovendo a colaboração entre estas instituições e desenvolvimento de projetos conjuntos

Público-alvo
Evento aberto e depende de adesão. Interessante para profissionais e estudantes ligados à área.

Conteúdo programático

- Inovações Tecnológicas e Meio Ambiente
- Segurança Hídrica e Sustentabilidade Ambiental
- Transposição do Rio São Francisco - Sonho e Realidade
- Palestra AguaLev - Tecnologia
- Aplicação a Tecnologias de Membranas
- Perspectiva e o Atual Cenário do Saneamento
- Plano de Segurança da Água
- Ciência, Tecnologia e Inovação na Interface entre as Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento
- Aspectos Técnicos, Econômicos e Ambientais no Tratamento de Chorume
- A Dessalinização no Enfrentamento dos Cenários Futuros de Escassez Hídrica
- Reuso de Água nas Cidades Brasileiras
- Crise Hídrica no Nordeste: Passado, Presente e Futuro
- Evolução do Uso de Águas Subterrâneas no Brasil
- Jovens Profissionais do Sanemanto
- Estudo de caso: Insituto Coca-Cola
- Estudo de caso: Leão Alimentos e Bebidas

Instrutor

Patrick Michael Curran - Atlantis Technologies
Formado em Engenharia Química pela Drexel University, Filadélfia, e mestrado em ciência pela University of California, Irvine Califórnia. CEO da Atlantis Technologies - Cost-effective wastwater desalination. Líder experiente de equipes que projetam, constroem e gerenciam operações de fabricação de produtos para os setores de dispositivos médicos, automotivos e de purificação de água. Essa expertise foi adquirida através de funções de engenharia e operações em pequenas e grandes corporações ao longo de 30 anos. Suas especialidades: Propriedade intelectual, patentes, marcas registradas, projeto de processos, validação de processos, projeto de equipamentos, projeto e construção de instalações, sistemas de purificação de água e conformidade ambiental. As tecnologias desenvolvidas incluem dessalinização, reciclagem de baterias de chumbo-ácido, íons de lítio e super capacitores.

José Carlos Carvalho - Copasa
Engenheiro Florestal, graduado em 1974, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Analista de Florestas e Biodiversidade, aposentado, do IEF/MG. Conselheiro da COPASA por oito anos. Ex-Secretário de Estado do Ambiente de Minas Gerais; Ex-Diretor e Presidente do IBAMA. Foi Ministro de Estado do Meio Ambiente e Chefe da Delegação Brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Joanesburgo, na Africa do Sul, em 2002.

José Paulo G. M. Netto - Abas
Geólogo,1988, com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV - SP, e Escola Superior de Baleares – Espanha. CEO da MAXIAGUA Soluções em Água. Presidente da ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas. Presidente da ALHSUD – Associação Latino Americana de Hidrologia para o Desenvolvimento – Capítulo Brasil. Consultor da ONU/UNESCO. Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - Brasil. Instrutor da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mais de 30 anos de experiência em Perfuração, Manutenção e Reabilitação de Poços, com projetos de recuperação de poços com até 1.683 m de profundidade e acompanhamento de Perfurações no Petróleo até 3.243 m. Acompanhamento de Perfuração e análise de dados para Reabilitação de mais de 3.000 de poços. Acumula 25 anos de experiência no tratamento de Água e Efluentes, com implantação de ETA’s, ETE’s, e ETA’s Compactas para redução de Ferro, Manganês, Flúor, Bário, Alumínio, Nitrato e abrandamento e água, entre outros. Responsável por estudos de viabilidade e custo e alterações de coagulantes Inorgânicos em diversos Municípios no Brasil. Trabalhos de implantação de coagulantes 100 % orgânicos em estações de decantação acelerada para Obras Civis em todo País. Consultor para assuntos de água subterrânea e superficial em Grandes Obras de Hidroelétricas. Diversos Trabalhos Publicados no Brasil e Exterior em Congressos e revistas Científicas. Responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à reabilitação de vazão e qualidade de água em poços, através da utilização de Ortofosfatos Ácidos – NO RUST; e o bactericida FERBAX, para controle e eliminação de ferro-bactérias. Responsável por mudanças na Metodologia e produtos para Desenvolvimento de Poços na Mineração, em Empresas como a VALE e SAMARCO. Trabalhos na área de regeneração de leitos filtrantes em filtros abertos e pressurizados em Estações de Tratamento de Água. Estudos e Trabalhos de eliminação e controle de espécies aquáticas invasoras “mexilhão dourado” em Usinas Hidroelétricas.

Helder Cortez - Cagece
Diretor de Unidades de Negócio do Interior da Cagece - Companhia de Água e Esgoto do Ceará, onde é funcionário há 36 anos. Especialista em saneamento rural, foi o responsável pela consolidação e replicação do modelo de gestão "SISAR", palestrou sobre o tema em diversos estados brasileiros e em países da América Latina e Africa. É Coordenador Adjunto da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, é membro do Comitê de Convivência com a Seca do Estado do Ceará. Em 2014, recebeu do Governo do Ceará a Medalha de Mérito Funcional pela ideia das Adutoras de Montagem Rápida, incentivador do uso de mananciais alternativos como o Poço de Jacó, ponteiras de rebaixamento de lençóis, poços manuais, poços amazonas, aproveitamentos dos açudes e lagoas urbanas, etc, para amenizar o problema da estiagem no Ceará.

Elio de Castro Paulino - CBH Rio Jucu
Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) e Geografia e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. É membro atuante em dois Comitês de Bacias Hidrográficas, CBH Benevente e CBH Rio Jucu, pelo segmento Sociedade Civil organizada (OSCIP Sociedade Sinhá Laurinha). Presidiu o Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, que representa os comitês instalados no Estado no período de 2011 a 2017, sendo o seu atual Vice-Coordenador Geral. Após presidir por dois mandatos o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Jucu, atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo do Comitê. Também é Vice-Presidente do CBH Benevente. É conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, já no seu terceiro mandato. Como representante do segmento Sociedade Civil Organizada no Sistema Estadual de Recursos Hídricos tem atuado na busca por soluções para os conflitos pelo uso da água e na instrumentalização dos Comitês de Bacias Hidrográficas, através da implantação dos instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos previstos nas Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos.

José Carlos Mierzwa - USP
Pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (2011), livre docência na Escola Politécnica da USP (2009), doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1996) e graduação em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989). Atualmente é professor pesquisador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de projetos e processos de sistemas de tratamento de água e efluentes, conservação e reuso de água e tecnologia de separação por membranas. Atuação como consultor na avaliação do projeto de dessalinização de água do mar para o município de Fortaleza/CE. Produção e modificação de membranas poliméricas para aplicação em tratamento de água e efluentes e membranas cerâmicas para separação de metano e dióxido de carbono.

Carlos Aurélio Linhalis - Cesan
Formado em Administração pela Faculdade Castelo Branco e pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão pela Fundação Educacional Presidente Castelo Branco, é natural de Colatina. Atuou por mais de 30 anos na Caixa Econômica Federal passando por diversas funções, entre elas Gerente de Atendimento e Relacionamento com Clientes, Gerente Geral de Agência, Gerente Regional da Região Norte do Espírito Santo e Superintendente Regional da Região Sul do Espírito Santo. Atuou por nove anos como professor universitário no curso de Administração na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEC). Responde pela Presidência e pelas diretorias de Relações Institucionais, Administrativa e Comercial da Cesan.

Roberval Tavares de Souza - Abes
Atual Superintendente da Sabesp, Unidade de Negócio Sul da Diretoria Metropolitana, graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - 1994), Pós-Graduado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP -1998) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV - 2002). Na Sabesp, onde atua desde 1992, foi gerente de manutenção, de operação, da área comercial e do departamento administrativo e financeiro, de 1996 até 2007. Em março de 2007 assumiu a superintendência da Unidade de Negócio Sul, que abrange a zona sul da Capital e sete municípios da Região Metropolitana de São Paulo, tendo sob sua gestão 4 milhões de clientes e mais de mil funcionários. Além da experiência na área de saneamento, foi Presidente do Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG) – gestão 2012-2015 - e é Presidente Nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) – gestão 2018 - 2020.

Walter Plácido T. Junior - AST - Ambiente Soluções e Tecnologia S.A
Engenheiro Civil, pós graduado em Ciências Ambientais pela UFF, Consultor Sênior especialista em saneamento ambiental e gestão de resíduos, Diretor Executivo do LAVORO Solutions Ltda e Diretor Comercial da AST Ambiente Soluções e Tecnologia S.A. De 2001 a 2002 foi assistente técnico da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Púbico do Estado do Rio de Janeiro, de 2003 a 2006 foi consultor ambiental de municípios fluminenses, coordenador do Programa PRO-LIXO da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pesquisador do Centro de Informaçãoes sobre Resíduos Sólidos da Universidade Federal Fluminense, consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD desenvolvendo atividades junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. De 2007 a julho de 2010 exerceu o cargo de Superintendente de Qualidade Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro – SQA/SEA-RJ. De 2010 ao presente momento tem atuado no mercado como consultor e empresário do setor do ambiente, notadamente na área dos resíduos e tratamento de efluentes.

Ricardo Franci Gonçalves - Ufes
Engenheiro civil (UERJ - 1984), com atuação específica nos setores de saneamento ambiental e de desenvolvimento científico e tecnológico. Possui pós-doutorado no Departamento de Gerenciamento de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim, doutor em engenharia do tratamento de águas pelo Institut National de Sciences Appliquées de Toulouse (França- 1993), Mestre em engenharia ambiental pela École Nationale des Ponts et Chaussées de Paris (França - 1990) e pós-graduado em Engenharia de Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública do Rio de Janeiro (1985). Professor titular do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi coordenador nacional da rede de pesquisas sobre conservação de água em edificações do Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (PROSAB), implementado por FINEP, Caixa Econômica Federal, CNPq e outras instituições. Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Bioengenharia Aplicada ao Saneamento da UFES. Sócio proprietário da empresa Fluxo Máquinas e Equipamentos Ltda. EPP, que fabrica e comercializa processos para tratamento e reuso de águas residuárias, e consultor de diversas empresas públicas e privadas sobre o tema. Detentor de seis patentes industriais (uma internacional e três nacionais) de processos de tratamento biológico de águas residuárias. Publicou como autor e co-autor 7 livros e mais de 300 trabalhos em anais e periódicos nacionais e internacionais nas áreas de saneamento básico e tratamento de águas residuárias. Integrante da Comissão de Estudo de Conservação de Água em Edificações (CE- 002: 146.004) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002).

Vicente Andreu - Ex Diretor Presidente da ANA (Agência Nacional de Águas)
Pai da Lara, é estatístico pela Unicamp, exerceu o cargo de Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) de 2010 a janeiro de 2018. Exerceu, entre outros, os cargos de Diretor da CPFL, Presidente da SANASA-Campinas/SP, Secretário Municipal da Usina Termoelétrica Nova Piratininga e Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente. Ex-diretor do Sindicato dos eletricitários de Campinas e palmeirense.

Nilo de Oliveira Nascimento - UFMG
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Hydrologie Opérationnelle et Appliquée- École Polytechnique Fédérale de Lausanne (1985), mestrado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1991) e doutorado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). Foi membro do IWA-IAHR Joint Committee on Urban Drainage, entre 2005 e 2011. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG entre 2012 e 2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle de Enchentes e de Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, drenagem pluvial urbana, modelagem chuva-vazão, planejamento urbano e técnicas compensatórias em drenagem pluvial.

Américo de Oliveira Sampaio - Secretaria de Saneamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo
Engenheiro Civil e Sanitarista, mestre em engenharia hidráulica e sanitária pela escola de engenharia de São Carlos – USP. Trabalhou na Sabesp no período de 1986 a 2015, atuando como engenheiro de operação, gerente de departamento de operação das estações de tratamento de esgotos da região da metropolitana de São Paulo e superintendente de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Editor chefe da Revista DAE. Coordenador da Câmara Temática de Tratamento de Esgotos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Atualmente é Coordenador de Saneamento da Secretaria de Saneamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

Daniel Brooke Peig - DuPont Water Solutions

Engenheiro Ambiental e Mestre em Saneamento pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especializou-se em tecnologias de separação por membranas elaborando mais de 200 projetos na área incluindo grandes plantas para dessalinização de água do mar e sistemas embarcados para plataformas de petróleo.
Possui duas patentes em processos para tratamento de efluentes e criou o aplicativo Plutocalc, a ferramenta de Saneamento mais utilizada em dispositivos móveis no mundo.
Atualmente atua como gerente de Tecnologia para a América Latina na DuPont Water Solutions, anteriormente conhecida como DOW Water Solutions.

Investimento
R$ 400,00 - Profissionais da Engenharia
R$ 200,00 - Estudantes de Engenharia

Política de descontos

Sócios Abes
R$ 250,00 - Profissionais da Engenharia
R$ 125,00 - Estudantes de Engenharia

R$ 320,00 - Funcionários da AGERH, Cesan, Crea-ES, Funasa, Iema, SAAE e Seama.
R$ 160,00 - Alunos das Instituições Novo Milênio, Faesa, Farese, Ifes, Multivix, Pio XII, UCL, Ufes, UVV e Centro Universitário Católico de Vitória (Salesiano)

Incluso no valor do investimento
Certificado de participação

Inscrição e mais informações
Bárbara Miguel
27 99699-4924
atendimento@abes-es.org.br
www.abes-es.org.br


Clique aqui para voltar