Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações

Pós-Graduação, com início em 15 de maio de 2015

Realização

UNICID- INBEC

Realização local
UCL 

  

Apoio
Crea-ES                       

Data
15/05/15


Horário
sexta-feira das 18h às 23h, sábado das 08h às 19h e no domingo das 08h às 13h

Local
Faculdade UCL


Objetivos
Formar projetistas na área de concreto armado e protendido que possam se inserir no mercado contemporâneo. Introduzir engenheiros na área de pesquisa tecnológica. Formar profissionais para projetar estruturas residenciais, comerciais, industriais, pontes, bibliotecas e outras construções civis com aptidão do uso de recursos computacionais e com o conhecimento profundo da teoria dos mecanismos e comportamento das estruturas de concreto. Formação de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento técnico do assunto e possam assim planejar e prever melhor a sua execução.

Público Alvo
Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Estruturas de Concreto

  

Programa
Análise Estrutural – 40h
Cálculo esforços deslocamentos para estruturas de barras prismáticas com análise matricial
Método dos elementos finitos
Análise de vigas, treliças, pórticos, grelas, placas e chapas
Grelha equivalente
Análise não linear física e geométrica
Apresentação de programa comercial que calcula e detalha uma edificação de múltiplos andares

Concreto Armado – 80h
Flexão Simples Normal – Cálculo de armadura e verificação
Pavimentos: Lajes nervuradas pré-moldadas e moldadas no local
Pavimentos com Lajes Maciças
Pavimentos com Lajes sem vigas
Vigas cálculo e detalhamento armadura longitudinal e transversal
Verificações em serviço (deformação considerando a fissuração e fluência)
Ação de vento e efeito do diafragma rígido
Instabilidade Global – Processos
Flexão composta normal e oblíqua
Pilares – Processos simplificados e gerais de cálculo
Definição de sistema estrutural para edificações usuais
Definição de edificações de múltiplos andares

Metodologia da Pesquisa Científica – TCC – 20h
Procedimentos e metodologia cientifica
Pesquisa
Redação

Estruturas de Concreto Protendido – 60h
Pré e pós tração
Protensão não aderente
Cálculo de perdas
Cálculo da armadura no ELU
Verificação no ELS
Pré-dimensionamento
Detalhamento
Operação de protensão
Cisalhamento de flexão

Fundações - Geotécnica – 40h
Caracterização de solos
Ensaios
Capacidade de Carga
Recalques
Fundações superficiais
Fundações profundas.

Fundações - Estruturas – 40h
Cálculo e dimensionamento de sapatas
Blocos de estacas
Estacas e Tubulões com esforços transversais e flexão
Cálculo e detalhamento de Radier

Estruturas Pré Fabricadas de Concreto – 60h
Pré-Fabricação
Linha de montagem
Processos Fabricação
Tipologia Estrutural
Barracões
Ligações
Processo construtivo e situações de montagem
Cálculo de lajes, vigas e pilares
Fundações (colarinhos)

Estruturas Especiais – 40h
Escadas
Muros de arrimo
Reservatórios em forma de paralelepípedo
Piscinas
Marquises

Pontes de Concreto – 60h
Trem Tipos
Ações a considerar
Tipos de seção Transversal
Determinação de Trem tipo Longitudinal
Linhas de influência e envoltórioa de esforços
Cálculo de lajes
Fadiga
Meso e Infrestrutura
Aparelhos de apoio

Patologia das Estruturas e Fundações – 40h
Investigações do solo
Inferências não detectadas
Escolha do tipo de fundações
Interferências; Condições de exposição
Manifestações patológicas mais freqüentes
Diagnóstico, prognóstico e terapia
Profilaxia
Recuperação e reparo

 

Instrutor
D. SC. ROBERTO CHUST CARVALHO - Doutorado em Engenharia de Estruturas São Carlos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Engenharia de Estruturas - SÃO CARLOS pela Universidade de São Paulo; Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto Armado e Protendido, Estruturas Pré-Moldadas, Projeto e Análise de Estruturas, Pontes Lajes Alveolares Protendidas. Autor de dois livros Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado volumes 1 e 2.

D. SC. MARCOS FÁBIO PORTO DE AGUIAR - Doutorado em Engenharia civil, área de concentração em Geotecnia, pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestrado em geotecnia e infraestrutura pela Universidade de Hannover-Alemanha (1997) Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal do Ceará (1993), Atua principalmente nas áreas de Infraestrutura de Transportes, investigações geotécnicas e Fundações.

D. SC. RODRIGO GUSTAVO DELALIBERA - Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2006). Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002); Possui Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de São José do Rio Preto (1999), e Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise numérica, blocos sobre estacas, fundações e concreto armado.

D. SC. JOSÉ CARLOS GASPARIM - Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo - UNICAMP, Mestre em Engenharia de Construção Civil - Escola Politécnica/USP, Graduado em Engenharia Civil - Universidade São Francisco pelo Centro Federal de Tecnologia - SP.

D. SC. RODRIGO BARROS - Doutorado do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos; Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2009).Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos de Estruturas e Projetos de Fundação. É professor do curso de Engneharia Civil das Faculdades integradas de Araraquara, e do curso de Especialização em Engenharia de Estruturas da UNILINS.

M. SC. ANDREILTON DE PAULA SANTOS - Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2010). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e Atualmente é doutorando em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo.

M. SC. ANTONIO DE FARIA - Mestrado em Construção Civil - área de Concentração em Sistemas Construtivos de Edificações pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Passos-MG, É professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Passos-FEP, do Curso de Engenharia Civil com Ênfase em Meio Ambiente do Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis-INESP e dos Cursos de Engenharia Mecânica e Civil do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS-MG. Coordena o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas e exerce o cargo de Superintende Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa da Minas-FEPESMIG.

M. SC. MARCOS ALBERTO FERREIRA DA SILVA - Mestrado em Construção Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Especialização em Engenharia de Estruturas - Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Ribeirao Preto, Brasil, Graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Sao Carlos, Brasil.

M.SC. LUCAS RODRIGO MIRANDA - Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2008); Possui Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2003) e Atualmente é Professor de nível técnico - ETEC José Matimiano da Silva. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto.

M.SC. THIAGO BINDILATTI INFORSATO - Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Sócio-Diretor da PRETEC – Tecnologia em Préfabricados. Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto protendido, Concreto pré-moldado, Projeto estrutural, Detalhamento construtivo, Pavimento de edificações.

M. SC. VANESSA DOS SANTOS LIMA - Mestrado em Construção Civil (Conceito CAPES 4) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

M. SC. REGINA LUCIA BARROS SILVEIRA - Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, Coordenadora de cursos de pós graduação dos cursos de Dinâmicas Grupais e Gestão de Grupo nas Organizaçãoes da Universidade de Fortaleza Professor da Universidade de Fortaleza, UNIFOR das disciplinas: Dinâmica de Grupo e Psicologia da Aprendizagem Formação em Psicodrama Pedagógico p- ACEP Consultoria em empresas na área de gestão de pessoas e liderança. facilitadora de grupo em seminários de integração. Professora em vários cursos de IES de Relaçãos Interpessoais.

ESP. FREDERICO JORGE DA SILVA FREIRE - Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-Graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira-UNIVERSO-RJ. Atualmente é Coordenador dos cursos de Pós-Graduação e Professor de Metodologia da Pesquisa Científica do Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos LTDA. / UNICID Universidade Cidade de São Paulo. Experiência Profissional: Participação em Banca Seletiva para Contratação de Professores na FIC-CE.

Política de desconto
Os profissionais registrados no Crea-ES que pagarem no vencimento terão R$100,00 de desconto nas mensalidades.

Inscrição e mais informações
Fabíola Bermudes
vitoria@inbec.com.br

(27) 3434-0100 | (27) 98181-7777
www.inbec.com.br


Clique aqui para voltar