Estabilidade Estrutural, Abordagens Teóricas e Normativas

Curso, com início em 17 de maio de 2019

Categoria
Curso

Realização
SEE – Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros

Apoio
Crea-ES

Data
17 e 18 de maio de 2019

Horário
18h às 22h – sexta-feira
8h às 13h - sábado

Carga horária
9 horas

Local
Crea-ES – Sala de Treinamento – Rua Izidro Benezath, 48 – Enseada do Suá –Vitória, ES

Objetivo
Fazer com que estudantes de engenharia e engenheiros interessados no tema tenham pleno conhecimento da teoria da estabilidade elástica estrutural, envolvendo conceitos como carga crítica, pontos limites e análise numérica, usando para isso, sistemas mecânicos com um grau de liberdade (1GL) constituídos de barras rígidas sem peso e molas à torção.
Apresentar a teoria que envolve a não linearidade geométrica, analítica e numericamente.
Entendimento dos métodos aproximados das normas de concreto e de aço para levar em conta os efeitos da não linearidade geométrica.
As edificações atuais estão sendo projetadas com vãos cada vez maiores e vários são os motivos, como o avanço tecnológico dos materiais, necessidade de espaços livres e, além disso, edifícios com grande altura (30 a 50 andares). Dessa forma, as estruturas podem ficar sujeitas a grandes deslocamentos, como também, à perda de estabilidade local, global ou acopladas, necessitando análise não linear geométrica. Para fazer uma análise desse tipo, o engenheiro precisa estar preparado conceitualmente, no que diz respeito à estabilidade estrutural. As normas, tanto de concreto quanto de aço, apresentam apenas procedimentos aproximados, mas, para entendê-los, há necessidade de compreender os conceitos envolvidos na estabilidade estrutural. Existem, também, situações em que a norma recomenda fazer análise não linear rigorosa, nesse caso é mais forte ainda a necessidade do entendimento dos conceitos envolvidos, mesmo que se usem programas comerciais.

Público-alvo
Graduandos ou graduados em Engenharia Civil ou Mecânica interessados em aprofundar seu conhecimento a respeito da estabilidade de estruturas. Se estudante, deve estar no mínimo no 4º. ano do curso. O curso é dirigido para aqueles que se interessem pelo tema estabilidade estrutural, sob o ponto de vista teórico e aspectos normativos (análise não linear geométrica aproximada em estruturas de concreto e de aço). A abordagem teórica é completa e será implementada em sistemas de 1GL, facilitando a absorção dos conceitos pelos iniciantes no assunto.

Conteúdo programático
Este curso será ministrado em duas partes, a saber:
TEORIA DA ESTABILIDADE ELÁSTICA (Soluções analítica e numérica)
Sistemas mecânicos com um grau de liberdade
Bifurcação simétrica estável
Bifurcação simétrica instável
Bifurcação assimétrica
Sistemas mecânicos sem bifurcação
Sistemas mecânicos com dois graus de liberdade
ASPECTOS DE NORMA QUANTO À CONSIDERAÇÃO DA ESTABILIDADE
Estruturas de Concreto Armado (NBR 6118:2014): Parâmetros α e γz
Estruturas de Aço (NBR 8800:2008): Parâmetros B1 e B2

Instrutor
Prof. Dr. Titular Walnório Graça Ferreira, professor e pesquisador do Centro Tecnológico da UFES e sua equipe, entre eles, poderão estar os seus coautores do livro “Introdução à Teoria da Estabilidade Elástica”, Yargo Pezzin Souza, Lucas Depollo Ferreira, Vitor Folador Gonçalves, Rodrigo Silveira Camargo, Augusto Badke Neto e Lais De Bortoli Lecchi.

Investimento
R$ 170,00 (cento e setenta reais)

Política de descontos
R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade; associados da SEE e estudantes

Incluso no valor do investimento
Livro incluído no investimento; certificado de participação

Inscrição e mais informações
REGINA CELLE
27 99964 4594
contato@see.org.br
reginacelle1@hotmail.com


Clique aqui para voltar