Gestão da Manutenção: Desafios e Oportunidades

Palestra, com início em 08 de novembro de 2018

Categoria
Palestra

Realização
IPOG - Instituto de Pós-graduação

Apoio
Crea-ES

Data
08/11/2018

Horário
8h às 12h - quinta-feira

Carga horária
2h

Local
Auditório do Crea-ES Rua Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória-ES - CEP 29050-300

Objetivo
A manutenção já não é mais uma atividade meramente operacional: agora ela é estratégica para manter as organizações competitivas. Por isso, o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados. E este é um dos objetivos deste evento: nele, o profissional vai entender a garantir a disponibilidade (receita), qualidade do serviço e/ou produto, e reduzir os custos de produção. Abrangendo assim, áreas como pesquisa operacional, engenharia de manutenção, organizações e métodos, reengenharia de processo (organizacional), engenharia de sistemas, entre outras.

Público-alvo
Qualquer empresa, pública ou privada dentre os quais explicitamos algumas: Indústrias em Geral, Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Prefeituras (manutenção e limpeza urbana), Manutenção de Elevadores, Shopping Centers, Hospitais, Prédios, Condomínios, Grandes Condomínios, Parques, Empresas de Construção Civil, Empresas Petrolíferas, Distribuidoras de gás, Micro e pequenas Empresas, Empresas de Informática, Infraero, supermercados de alimentação e de produtos de construção, restaurantes, Clubes, Empresas comerciais em geral, Oficinas de Concessionárias de automóveis, Industrias Químicas, Transporte Urbano e Interurbano, Transporte aéreo, Forças Armadas, Empresas de Telefonia Móvel e Fixa, Empresa de Comunicação Televisiva, Rádios, Industria de Alimentação, Construtoras, Empresa de Distribuição de água e esgotos, Secretarias de Educação, Escolas, etc.

Instrutor
LUIS CORDEIRO DE BARROS FILHO, M. SC.
Engenheiro Eletricista/Eletrônico pela UFPE 1982; Mestrado em Engenharia de Sistemas (Engenharia de Produção/ Manutenção), UFPE, 1995. Instrutor Internacional de Manutenção Produtiva Total - TPM, credenciado pela JIPM (Japan Institute of Productive Management), Nº 437 Mundial (40º Brasil), 1996. Curso Lead Auditor - QSP – IRCA (International Register Certificate Auditor) desde 2000. Curso de Gestão da Manutenção na Universidade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (FEUP), 2001. Professor de pós-graduação do IPOG no MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia & Qualidade da Construção e no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Professor de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Escola Politécnica - UPE, desde 1983. Professor Pesquisador - Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Engenharia de Produção, Manutenção e Qualidade, desde março de 1997. Professor criador e coordenador do curso de pós-graduação Gestão da Manutenção - GEMAN, desde 2000. Apresentação de diversos trabalhos em Congressos Nacionais (SOBRAPO, SNPTEE, ETTEEE, ABRAMAN, ASSEMAE, ABES, Min. da Saúde, FUNASA, etc.) na área de Gerenciamento e Controle da Manutenção e Aplicação de Ferramentas de Qualidade Total e TPM. Instrutor, palestrante e debatedor na área de Qualidade Total, ISO 9000, Engenharia de Manutenção e TPM, em cursos, Auditorias da Qualidade e Seminários, na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, na Planus Treinamento, na UFPE, CCON, POLI/UPE, CELPE, METROREC, DUPÉSERPRO, TELEBRÁS, CHESF, SEBRAE, UPÉ, Cimento Nassau, CEAGEP, FOP/UPE, PROPAN/UPE, ITECI, na ETENO-Polímeros, etc. Ex-Diretor (biênios 1997/1998 e 2003/2004) da XII Seção Regional (PB/PE/AL) da ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção). Membro do Conselho Deliberativo da ABRAMAN, desde janeiro de 2000. Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade ISSO 9000 - CHESF, 1999/2000/2001. ETENO-Polímeros, desde 2000. Consultor, Instrutor e Examinador do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 2001 a 2006. Membro do Comitê Técnico de Desenvolvimento e Melhoria dos Critérios de Excelência do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, desde 2003. Membro do Comitê Técnico Prêmio de Qualidade Gestão Pernambuco - PQGP - PROPEQ - FIEPE, desde 2003. Autor do livro “Diretrizes gerais para implementação da Gestão da Manutenção em micro e pequenas empresas”, SEBRAE-PE, Recife - PE (2004). Instrutor e Consultor Ad Hoc do Ministério das Cidades na área de Gestão Pública, desde março de 2005, sendo um dos autores do Caderno Técnico de Gestão em Saneamento (2006). Dezenas de trabalhos publicados em congressos e trabalhos de monografias de pós-graduação orientadas.

Taxa de matrícula

Gratuito

Incluso no valor do investimento
Certificado de participação e direito à concorrer a um sorteio de bolsa de estudos.

Mais informações

IPOG - Instituto de Pós-Graduação
(27) 3224-6422
pos.vitoria@ipog.edu.br

Inscrição


Clique aqui para voltar