Projeto de Estruturas de Edificações em Situação de Incêndio

Curso, com início em 18 de agosto de 2018

Realização
FIREK Segurança Contra Incêndio Ltda

Apoio
SEE – Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros
Crea-ES – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

Datas
18 de Agosto de 2018

Horário
08h às 16h - Sábado

Carga horária
08h

Local
Sala de Treinamento Firek
Rua Des. Eurípedes Queiroz do Valle, 640 Sala 01 –Jardim Camburi – Vitória-ES.

Objetivos
Conhecimento de legislações e normas técnicas da ABNT vigentes, referentes à resistência ao fogo dos elementos estruturais
e de compartimentação de edifícios urbanos; apresentação de métodos de cálculo de projeto preestabelecidos por normas técnicas e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros; visão geral as normas técnicas da ABNT específicas para o projeto de estruturas em situação de incêndio.

Conteúdo:
Conceito de incêndio compartimentado; curvas de incêndio padronizadas e naturais;
Decorrências conceituais: diferenças entre TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo) e TRF (tempo de resistência ao fogo) de elementos estruturais; Normas e Instruções referentes à resistência requerida ao fogo: IT Nº 08/2011 do CBPMESP; ABNT NBR 14432:2001; Componentes construtivos estruturais – Métodos de determinação do TRRF; Parâmetros de edificações e meios de proteção ativa para determinação do TRRF;
Noções de dimensionamento de elementos estruturais em situação de incêndio para estruturas de concreto armado e protendido, metálicas e estruturas mistas de concreto e aço – panorama dos métodos de cálculo recomendados por normas técnicas em conformidade com a legislação vigente. Normas e Instruções referentes ao projeto estrutural em situação de incêndio: ABNT NBR 8681:2003 Versão Corrigida: 2004; ABNT NBR 15200:2012; ABNT NBR 14323:2013; ABNT NBR 5628:2001; ABNT NBR 5628:2001 Emenda 1:2001; EN 1995-1-2:2004 (EC 5-1-2); EN 1996-1-2:2005 (EC 6-1-2)

Público-alvo:
Engenheiros civis, Arquitetos & Urbanistas, Tecnólogos em Construção Civil, que atuam em projetos de construção de edifícios de obras públicas ou particulares.

Instrutores
Marcos Monteiro de Faria
Engenheiro Civil; Pós-graduado em Segurança Contra Incêndio e Explosões pela Escola Politécnica (São Paulo); Pós-graduado em Engenharia de Segurança pela UNG (São Paulo); Cursos de Formação de Oficiais- PMESP; Curso de Complementação Tecnológica
para oficiais Fatec-SP; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO)- Mestrado -PMESP; Curso Superior de Polícia (CSP) - Doutorado – PMESP; Bacharel em Ciências Jurídicas pela UNICSUL (São Paulo); Professor de Segurança Contra Incêndio na Escola do Corpo de Bombeiros de São Paulo; Professor do CAO/CSP da PMESP na disciplina “NOVAS TECNOLOGIAS EM RESPOSTAS ÀS EMERGÊNCIAS”; Vistoriante e analista de projetos do Corpo de Bombeiros de São Paulo; Instrutor dos Cursos de Chuveiros Automáticos para Oficiais do Corpo de Bombeiros da PMESP; Chefe do Setor de Atividades Técnicas e Diretor da Área de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Palestrante
Carla Neves Costa
Engenheira Civil pela Universidade Santa Cecília – Santos, SP; Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil – área de estruturas, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Especialista em projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio, divulgação científica e tecnológica na área de segurança contra incêndio. Atuou como Engenheira Civil da Coordenadoria do Espaço Físico (atual Superintendência do Espaço Físico) da Universidade de São Paulo, Analista Téc. Legislativa Especializado em Engenharia Civil da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Engenheira Civil da Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRO-SP). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Investimento
R$ 395,00 (duzentos e noventa e cinco reais)

Política de descontos
Portadores do SEE e Crea-ES conveniadas pagam R$ 295,00

Incluso no valor do investimento
Coffee-break, certificado

Inscrição/ informações
Dados bancários
Banco Itaú
Agência - 4867
Conta – 06968-6
Firek Segurança
Enviar mensagem à Firek com comprovante de depósito anexo.

Firek Segurança Contra Incêndio Ltda
Rua Des. Eurípedes Queiroz do Valle, 640 Sala 01 –Jardim Camburi – Vitória -ES
Fone - (27) 3237-1358
(27) 98831-9597
firek@firek.com.br


Clique aqui para voltar