Palestra: Medição Da Resistência de Aterramento: Métodos da Queda de Potencial e do Alicate

Palestra, com início em 17 de maio de 2018

Realização
IPOG Vitória.

Apoio
Crea-ES

Data
17/05/2018 

Horário
18:45h às 21h - quinta-feira

Carga horária
02h

Local
Auditório Ed. América Centro Empresarial
Av. Fernando Ferrari, 1080, Torre Norte, Mata da Praia
Vitória, ES.

Público-alvo
Engenheiros eletricistas e tecnólogos da área elétrica.

Conteúdo programático
Devido à praticidade e à facilidade de manuseio, a medição de rugosidade (RG), vem se popularizando e se mostrando bastante eficiente na determinação da resistência (impedância) de aterramento nos sistemas que servem as instalações elétricas, principalmente em áreas densamente edificadas.
Nesta palestra: MEDIÇÃO DA RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO: MÉTODOS DA QUEDA DE POTENCIAL E DO ALICATE; traremos dois eixos sobre medição de RG:
1. O primeiro tratará da posição do eletrodo de potencial relativamente ao aterramento (também chamado de "terra") que se deseja medir, onde será abordado o critério usual (embora questionável!) dos 62% da distância entre o "terra" e o eletrodo de corrente.
2. O segundo eixo é sobre a aplicabilidade do instrumento alicate terrômetro para medição de RG, onde focaremos o princípio do método e as restrições para sua aplicação à luz da NBR 15749.
Abordaremos também sobre valores recomendados de RG e o significado de resistência de aterramento (RG) do ponto de vista da engenharia.

Instrutor
Prof. Antonio Cesar Baleeiro
Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1997, tendo trabalhado na área de concentração Automação, com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica. É mestre em Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia, pelo Departamento de Engenharia Elétrica (FEELT), onde desenvolveu dissertação sobre Filtros para Harmônicos, tendo concluído em 1991. Cursou a graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás (UFG), na antiga Escola de Engenharia, tendo concluído o curso em dezembro de 1983. Trabalhou na Universidade Federal de Goiás de 01/08/1985 até 14/06/2016 quando se aposentou como Professor Titular (DOU de 14/06/2016, Seção 2, página 27). Na UFG participa do Programa UFG Voluntário com atividades na Pós-graduação, em Projetos de Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Energia Elétrica, tendo iniciado a atividade de docência em 1978 na rede pública de ensino do Estado de Goiás. Desde 06/02/2017 é professor da Faculdade Pitágoras, unidade Goiânia, Goiás, contratado pela Anhanguera Educacional Participações S/A. É professor de cursos de Especialização (Pós-graduação Lato Sensu), na UFG, no IPOG e SENAI-GO.

Investimento
R$ 20,00

Incluso no valor do investimento
Certificado de participação.

Inscrição e mais informações
Rafael Albino
(27) 3224-6422
pos.vitoria@ipog.edu.br

Inscrições aqui
Inscrições aqui


Clique aqui para voltar