Especialização em Estrutura Metálica

Pós-Graduação, com início em 13 de março de 2015

Realização
UNICID - INBEC

Realização local
UCL

Apoio
Programa Cursos e Eventos/Crea-ES

Carga Horária
480 h

Data
13/03/2014

Local
Faculdade UCL

Objetivo

Formar projetistas na área de estruturas metálicas que possam se inserir no mercado contemporâneo. Introduzir e incentivar o aluno à prática da pesquisa científica e tecnológica. Formar profissionais para projetar estruturas metálicas para diversos fins, com aptidão do uso de recursos computacionais e com o conhecimento profundo da teoria dos mecanismos e comportamento das estruturas de aço. Formação de novos profissionais voltados às áreas acadêmicas. Formação de gestores de projeto estrutural que tenham conhecimento técnico do assunto e possam assim planejar e prever melhor a sua execução.

Público Alvo
Engenheiros, Arquitetos, Gerentes e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Estruturas Metálicas.

Conteúdo Programático

Materiais e Sistemas Estruturais - 20h
Ementa: Aço e perfis: propriedades e produtos siderúrgicos comerciais; Comportamento estrutural; Concepção estrutural; Sistemas estruturais em aço; Pré-dimensionamento das estruturas metálicas.

Ações e Segurança nas Estruturas Metálicas - 40h
Ementa: Normas técnicas; Métodos de cálculo; Ações permanentes, variáveis e excepcionais; Coeficientes de ponderação das ações e resistências; Combinações de ações; Deslocamentos máximos; Ações causadas pelo vento.

Perfis Soldados e Laminados - 60h
Ementa: Aços estruturais e materiais de ligação; Estabilidade e análise estrutural de acordo com a NBR 8800:2008; Efeitos de segunda ordem; Dimensionamento de elementos submetidos à tração e à compressão axial; Dimensionamento de elementos submetidos à flexão simples e composta; Dimensionamento de elementos submetidos a esforços combinados; Elementos submetidos a forças transversais localizadas; Aberturas em almas de vigas de aço; Critérios para projeto; Exemplo de projeto.

Perfis Formados a Frio - 80h
Ementa: Aços estruturais e materiais de ligação; Fabricação e padronização de perfis formados a frio; Métodos para cálculo das propriedades geométricas de perfis formados a frio; Resistência pós-flambagem e largura efetiva; Métodos para dimensionamento de barra: MLE, MSE, MRD; Instabilidade local e distorcional; Enrijecedores transversais; Dimensionamento de elementos submetidos à tração e à compressão axial; Dimensionamento de elementos submetidos à flexão simples e composta; Critérios para projeto; Exemplo de projeto.

Ligações em Estruturas Metálicas - 60h
Ementa: Materiais. Dispositivos de ligações; Classificação das ligações. Ligações por contato e por atrito; Tipos de parafusos. Controle de torque; Cálculo das ligações parafusadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Processos de soldagem; Tipos de solda; Cálculo das ligações soldadas em perfis soldados/laminados e em perfis formados a frio; Simbologia de soldagem; Controle de qualidade das soldas. Ensaios não destrutivos; Ligações usando solda e parafuso; Dimensionamento de placas de base e chumbadores; Barras de cisalhamento; Ligações de viga de aço com elementos de concreto; Critérios para projeto; Exemplos de cálculo.

Estruturas Mistas de Aço e Concreto - 40h
Ementa: Materiais empregados; Comportamento conjunto entre aço e concreto; Conectores de cisalhamento; Dimensionamento de vigas mistas de aço e concreto; Dimensionamento de pilares mistos de aço e concreto; Dimensionamento de lajes mistas de aço e concreto; Ligações mistas; Aberturas em almas de vigas mistas de aço e concreto; Critérios para projeto; Exemplo de projeto.

Estruturas de Aço em Situação de Incêndio - 40h
Ementa: Segurança das estruturas de aço em situação de incêndio; Exigências de resistência ao fogo; Método simplificado de dimensionamento; Como obter resistência ao fogo das estruturas de aço; Materiais de proteção térmica; Critérios para projeto; Exemplos de cálculo.

Análise de Estruturas - 40h
Ementa: Tipos de vínculos; Modelos teóricos; Estruturas compostas por barras prismáticas; Análise matricial de estruturas; Método dos elementos finitos; Estruturas hiperestáticas. Linhas de influência; Análise de vigas, treliças, arcos, pórticos e grelhas; Softwares comerciais e livres para análise de estruturas; Exemplos de análise.

Pontes e Viadutos em Estrutura Metálica - 40h
Ementa: Tipos de superestruturas de pontes e viadutos; Tipos de seção transversal; Ações a considerar. Cargas permanentes e cargas móveis. Trem tipo; Determinação de trem tipo longitudinal; Impacto vertical. Fadiga; Ligações; Exemplo de projeto de ponte com vigas de alma cheia.

Metodologia da Pesquisa Científica – TCC - 20h
Ementa: Metodologia científica; Projeto de pesquisa; Procedimentos metodológicos; Aspectos normativos; Pesquisa; Monografia.

Professores e Conferencistas
D. SC. Alex Sander Clemente de Souza - Doutor em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduação em Engenharia Civil - UFC. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas Metálicas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas espaciais, treliça espacial, ligações, estruturas mistas de aço e concreto e estabilidade das estruturas.

D. SC. Wanderson Fernando Maia - Doutor em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduação em Engenharia Civil - UFV. Atualmente é professor Adjunto 1 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, perfis de aço formados a frio, estabilidade estrutural.

M. SC. Marcos Alberto Ferreira da Silva - Mestrado em Construção Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Especialização em Engenharia de Estruturas - Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Ribeirao Preto, Brasil, Graduação em Engenharia Civil - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Sao Carlos, Brasil.

M. SC. Aref Kalilo Lima Kzam - Doutorado em andamento em Engenharia de Estruturas - USP, Mestre em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) - USP, Graduação em Engenharia Civil - FACI.

M. SC. Igor Frederico Stoianov Cotta - Mestre em Construção Civil - UFSCAR, Graduação em Engenharia Civil - UFSCAR.

M. SC. Antonio de Faria - Mestre em Construção Civil - área de Concentração em Sistemas Construtivos de Edificações - UFSCar. Graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Passos – MG. Professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia de Passos - FEP, do Curso de Engenharia Civil com Ênfase em Meio Ambiente do Instituto de Ensino e Pesquisa de Divinópolis - INESP e dos Cursos de Engenharia Mecânica e Civil do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Coordena o Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas e exerce o cargo de Superintende Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa de Minas - FEPESMIG.

M. SC. Regina Lucia Barros Silveira - Mestre em Educação - UFC; Graduação em Pedagogia – UFC. Coordenadora de cursos de Pós Graduação dos cursos de Dinâmicas Grupais e Gestão de Grupo nas Organizações da Universidade de Fortaleza, Professora da Universidade de Fortaleza das disciplinas: Dinâmica de Grupo e Psicologia da Aprendizagem Formação em Psicodrama Pedagógico p- ACEP Consultoria em empresas na área de gestão de pessoas e liderança. Facilitadora de grupo em seminários de integração. Professora em vários cursos de IES de Relações Interpessoais.

ESP. Frederico Jorge da Silva Freire - Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Pós-Graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO-RJ. Atualmente é Coordenador dos cursos de Pós-Graduação e Professor de Metodologia da Pesquisa Científica do Instituto Brasileiro de Extensão e Cursos Ltda / UNICID - Universidade Cidade de São Paulo. Experiência Profissional: Participação em Banca Seletiva para Contratação de Professores na FIC-CE.

Política de desconto
Os profissionais registrados no Crea-ES que pagarem no vencimento terão R$100,00 de desconto nas mensalidades.

Inscrição e mais informações
Fabíola Bermudes
vitoria@inbec.com.br
(27) 3434-0100 | (27)98181-7777
www.inbec.com.br

CLIQUE AQUI para mais informações

 


Clique aqui para voltar