Comemoração do Dia da Geóloga e do Geólogo

Evento, com início em 27 de maio de 2022

Categoria
Evento

Realização
Crea-ES

Apoio
Ufes, Mútua-ES e ACGEO

Data
27 de maio de 2022

Horário
9h às 18h

Local
Youtube do Crea-ES - www.youtube.com/Creaes1

Objetivo
Apresentar o Crea-ES para a comunidade geológica do Estado do ES e trazer temas atuais da Geologia para o público em formação, geólogos e geólogas e todos/todas que trabalham com os campos de conhecimentos geológicos.

Público-alvo
Estudantes dos cursos de geologia do Estado do ES e demais estados, profissionais da área de Geologia que atuam nas empresas privadas e públicas, professores do ensino superior, médio e fundamental.

Programação
9h – Abertura
A importância do Crea nas atividades das Geociências - Presidente do Crea-ES Jorge Silva
As Cartas de Riscos Geológicos no Estado do ES e no Brasil - Dr. Éder Carlos Moreira
Conhecendo a Caixa de Assistência dos Profissionais - Mútua-ES - Leila Issa - Engenheira Geóloga e de Segurança do Trabalho

10h – Palestra
Integração da tecnologia InSAR Time-Series e simulação numérica para o monitoramento de deslocamentos superficiais - Prof. Eduardo Marcos Hartwig

14h - Palestra
Estabilidade de taludes em mineração a céu aberto - Engenheiro Geólogo Eudes Friguetto

16h – Palestra
Desastres Naturais na Região do Caparaó Capixaba (Alegre e São José do Calçado) - Geólogo Reinaldo Baldotto

Palestrantes convidados
Prof. Marcos Eduardo Hartwig
Possui graduação em geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2003), mestrado em geociências pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - Usp (2006) e doutorado em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe (2014). Atuou como geólogo geotécnico em projetos civis de infraestrutura de grande porte no Brasil e no exterior por 10 anos. Desde 2016 é professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Atualmente, é professor colaborador do programa de Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente da Universidade Estadual Paulista - Unesp. Tem experiência profissional e acadêmica com ênfase em: geologia aplicada, mapeamento geológico e geomecânico, geologia de engenharia, estabilidade de taludes, escavação de túneis, instrumentação e investigação geotécnica, sensoriamento remoto geológico, InSAR, mecânica das rochas e geologia estrutural. Tem interesse nos seguintes temas: modelagem numérica de processos geológicos e em geotecnia, aplicação de VANTs em geologia e geotecnia, entre outros.

Engenheiro Geólogo Eudes Friguetto
Especialista Técnico em Geotecnia, formado em Engenharia Geológica pela Ufop em 1990. Profissional com experiência em geologia e geotecnia de mineração. Especialização em Geotecnia de Mineração - Ufop em 2006.

Geólogo Reinaldo Baldotto
Presidente da Associação Capixaba de Geólogos. Suplente a Conselheiro na plenária do Crea-ES.
Mestrando em Agroquímica pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Pós-graduação em Recursos Hídricos pela Universidade Cândido Mendes (2020). Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2018). Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Atuação em diversas áreas da geociências com serviços de consultoria e treinamentos. Especialista em Drones, Recursos Hídricos e Geoprocessamento. Desenvolvendo novos produtos com Realidade Aumentada.

Investimento
Gratuito

Mais informações
Cursos e eventos do Crea-ES
27 99815-8335 - WhatsApp

Inscreva-se e ative as notificações no canal do Youtube do Crea-ES e fique atento para não perder o evento!

Atenção: Para receber certificado de participação, favor se inscrever no link abaixo.
É necessário realizar comentário durante o evento, para comprovar sua participação.


Inscrição


Clique aqui para voltar