Gerenciamento de Obras Civis - EAD

Curso, com início em 17 de maio de 2022

Categoria
Curso

Realização
VERH

Entidade de classe registrada
SEE

Apoio
Crea-ES

Data
17, 18 e 19 de maio de 2022

Horário
Quando e onde quiser.

Carga horária
Tempo recomendado de estudo: 24 horas - videoaulas e estudo complementar individual.

Modalidade
Curso é assistido em videoaulas, via streaming, em nossa plataforma EDUC-EAD-P.

Objetivo
Capacitar o participante em relação aos mais modernos conceitos e técnicas para o Gerenciamento de Obras. Oferecer ao participante uma visão sistêmica do Planejamento e Gerenciamento de Obras. Apresentar métodos e técnicas eficazes, de custo zero e aplicação imediata, para o Planejamento e Gerenciamento de Obras.

Público-alvo
Engenheiros e arquitetos, Administradores, gerentes, coordenadores e supervisores, planejadores e gestores de projetos, Auditores e fiscais de obras, Técnicos e outros profissionais e estudantes de qualquer área interessados em planejamento e gerenciamento de obras.

Conteúdo programático
1. Conceitos Básicos
Conceitos que irão embasam a atuação do gerente.
O que é gerenciar?; Áreas de conhecimento do gerenciamento; Que é fiscalizar?; Exercício do Poder de Compra; A qualidade segundo David Garvin; Funções centrais e de apoio; Ciclo PDCA; Arcabouço Legal: Lei de Improbidade Administrativa, Lei de Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Código de Defesa do Consumidor, Convenção Coletiva de Trabalho, Legislação Ambiental e Sustentabilidade; NR 18. NBR 15.575; Sistemas básicos de produção; Construção Enxuta (Lean Construction); Definição de Projeto; Organizações relacionadas a projetos e afins.

2. Conhecendo a Obra
Para gerenciarmos com eficácia e buscando a eficiência é importante que conheçamos bem o que vamos dirigir; Contrato; Análise dos projetos; Especificações dos materiais e serviços; Edital e Termo de Referência (obras públicas); Orçamento; Curvas ABC; Gráfico de Gantt (cronograma físico); Diagrama de Rede; Fluxo de Caixa (cronograma financeiro); Curva de Distribuição Normal; Licenças municipais; Outras licenças; Escritura do terreno; Visita técnica ao terreno; Especificidades da obra; Análise dos riscos.

3. Montando o Sistema de Gestão
O SG é o marco referencial para atuarmos no canteiro de obras; Planejamento Estratégico; Objetivos de Desempenho; Metas e indicadores; Organograma; Quadro de responsabilidades; Equipe gerencial (funções); Controle de documentos; Segurança e higiene do trabalho (NR 18); Procedimentos para inspeção de materiais – EIM; Procedimentos para execução de serviços – PES; Procedimentos para inspeção de serviços – PIS; Processos críticos; Procedimentos para manutenção de equipamentos; Qualificação de fornecedores.

4. Executando a Obra
Como sermos eficazes e buscarmos a eficiência; Reuniões integradas; Diário de Obra; Ordem de Serviço / Paralização; Instalando o canteiro de obras; Implementando o Look Ahead; Alocando recursos; Monitorando o escopo; Aquisições: materiais, equipamentos e serviços; Recebendo as aquisições; Ensaios laboratoriais; Avaliando fornecedores; Monitorando o tempo; Inspecionando serviços; Monitorando a qualidade; Monitorando custos; Monitorando riscos; Relatórios parciais; Clima organizacional.

5. Entregando a Obra
Nosso trabalho como fator de satisfação do cliente; Elaboração do as built; Testes das instalações; Inspeção final; Elaboração do Manual do Usuário; Relatório final.

Instrutor
Eng. Civil Roberto Rafael Guidugli Filho, M.Sc.
Engenheiro Civil – Ufop, 1980. Especialista em Engenharia Econômica – FDC; Mestre em Engenharia de Produção – Ufop; Auditor Líder NBR ISO 9001:2008/2015 e SiAC / PBQP-H. Atua como consultor em várias empresas e entidades, na implantação de sistemas gerenciais da qualidade, elaboração e gerenciamento de projetos, planejamento e controle de obras, organização administrativa, planejamento estratégico; projeto, implantação e melhoria de processos; melhoria da qualidade de produtos e serviços. É Auditor Líder do SiAC - Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat; PBQP-H e da ISO 9001. É professor nos cursos de pós-graduação (lato sensu) na UFMG, IEC/Puc Minas e no Curso de Administração de Empresas da Faculdade Milton Campos. Atuou como diretor e gerente de equipes multidisciplinares, elaborando, negociando e dirigindo projetos de infraestrutura urbana e habitacionais, em instituições públicas estaduais e municipais, onde administrou investimentos de agências de fomento nacionais e internacionais. É autor e professor de vários cursos de capacitação para Engenheiros e Arquitetos, ministrados todo o Brasil, entre eles Elaboração, Análise e Gerência de Projetos, Gerenciamento de Obras e Racionalização da Construção Civil. É autor de livro na área de Elaboração, Análise e Gerência de Projetos e tem vários trabalhos apresentados em Congressos e eventos de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil.

Investimento
R$ 945,00

Incluso no valor do investimento
- Prazo de estudo
O aluno terá o prazo de até 60 dias para concluir o curso, contados a partir da matrícula. Cada aula poderá ser acessada 3 vezes.

- Material Didático
Devido à falta de literatura sobre o tema, foi desenvolvido um farto material didático digital, cuja finalidade principal é ser o material de consulta durante e após o curso.

- Tutoria
Durante o prazo de vigência da matrícula e por mais 60 dias após o curso, o Professor estará à disposição do aluno, via e-mail ou WhatsApp, para esclarecimentos de dúvidas referentes ao entendimento e aplicação do conteúdo do curso.

- Certificado
Após a conclusão do curso o aluno receberá o certificado de 16 horas-aula.

- Garantia de Aprendizado
O fato do aluno poder rever as aulas de acordo com suas necessidades, garante um elevado nível de aprendizado, o que dá inteira condição ao aluno de exercer suas atividades profissionais com a necessária segurança técnica.

Mais informações
Visão Treinamentos | Educ.eng
(27) 98805 9668
educ@educ.eng.br
www.vetreinamentos.com.br

Link do informativo completo e inscrição em: https://educ.eadplataforma.com/curso/gerenciamento-de-obras-de-civis/


Clique aqui para voltar