LIVE - Cidades Inteligentes - desenvolvimento regional e oportunidades do mercado

Outros, com início em 21 de outubro de 2021

Categoria
Live

Realização

Crea-ES

Data
21 de outubro de 2021

Horário
19h às 21h

Carga horária
2 horas

Local
Youtube do Crea-ES
www.youtube.com/Creaes1

Público-alvo

Profissionais e estudantes interessados no tema.

Tópicos a serem abordados
- Cidades Inteligentes e o Projeto IARA
- O projeto Smart City Canaã dos Carajás: desafios e perspectivas
- Infraestrutura de redes para as cidades inteligentes

Palestrantes convidados

Marcelo Segatto
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Física - Imperial College of Science Technology and Medicine (2001). Trabalhou como pesquisador na Britsh Telecom e posteriormente na Corning entre os anos de 1998 e 2001.Fez um estágio pós-doutoral no INESC-Porto em Portugal. Desenvolve pesquisas em parceria com diversas empresas nacionais e com diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior nas áreas de telecomunicações, projeto e análise de desempenho de redes ópticas de acesso e de transporte, sistemas e dispositivos para comunicações ópticas, comunicação por redes elétricas de baixa e média tensões e mais recentemente em redes de sensores sem fios. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: telecomunicações, comunicações ópticas, redes ópticas, eletromagnetismo aplicado e dispositivos ópticos.

Carlos Renato L. Francês
É professor titular da Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações da UFPA. Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e de Ciência da Computação (PPGCC), tendo formado 22 doutores e 33 mestres, muitos dos quais atuam como docentes nas instituições de ensino do Pará, do Brasil e do exterior. Possui mais de 250 artigos científicos publicados em periódicos e conferências nacionais e internacionais, além de 2 livros publicados em editora dos EUA. Possui participação em 46 projetos de P&D&I. É doutor em computação pela USP e realizou pós-doutorado no INESC-Porto (Portugal), em 2011-2012, e pesquisador visitante sênior na Chalmers University/Suécia, em 2020-2021, cujas atividades se encontram suspensas em função da pandemia de Covid-19. Foi o primeiro pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação e Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Foi presidente da Empresa de Processamento do Estado do Pará - PRODEPA, tendo sido um dos criadores e responsável pela implantação do programa NavegaPará. Foi diretor do Serviço de Computação da UFPA, em 2004-2006. É pesquisador de produtividade do CNPq. Atualmente é Diretor da Agência de Inovação da UFPA.

André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho

Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus São Carlos, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Possui Bacharelado (1987) e Mestrado em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent (1994). Seus principais interesses de pesquisa são Aprendizado de Máquina, Mineração de Dados e Ciência de Dados, com aplicações em várias áreas. Escreveu vários livros na área de Inteligência Artificial, entre eles Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina, GrupoGen em 2011 e prêmio Jabuti 2012, e A General Introduction to Data Analytics, publicado pela Wiley, em 2018. Foi Professor Associado na University of Guelph, Canada. Foi ainda Professor Visitante na University of Kent e Pesquisador Visitante no Alan Turing Institute, Reino Unido. Avalia projetos para agências de fomento a pesquisa nacionais, CAPES, CNPq, FAPERJ, FAPESP, FACEPE, FAPEMIG e Fundação Serrapilheira, e internacionais, NSERC (Canada), The Leverhulme Trust (Reino Unido), EPSRC Reino Unido), GACR (República Checa), CONICYT (Chile), Croatian Science Foundation (Croácia) e MIUR (Itália).
É vice-diretor do ICMC-USP e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP. É ainda membro do Conselho Consultivo da Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em Inteligência Artificial (IA), do Comitê de Governança da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, da Rede Ciência para Educação (CpE), do Comitê Científico do Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2), do Comitê Diretivo para América Latina e Caribe da International Network for Government Science Advice (INGSA), do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, do Strategy and Partnerships Board of the UKRI Centre for Doctoral Training in Accountable, Responsible and Transparent AI (ART-AI), University of Bath, Reino Unido, do Artificial Intelligence Technical Committee of the International Federation for Information Processing e do Te Ipu o te Mahara Artificial Intelligence Research Group, the University of Waikato, Nova Zelândia.

Investimento

Gratuito

Mais informações
Cursos e eventos do Crea-ES
27 99815-8335 - WhatsApp

Inscreva-se e ative as notificações no canal do Youtube do Crea-ES e fique atento para não perder a live!

Atenção: Para receber certificado de participação, favor se inscrever no link abaixo.
É necessário realizar comentário durante a live, para comprovar sua participação.


Inscrição


Clique aqui para voltar