Live Comemorativa - Dia do Engenheiro Químico

Outros, com início em 20 de setembro de 2021

Categoria
Evento

Realização
Crea-ES - através da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas - CEEQGM

Data
20 de setembro de 2021

Horário

9h30 às 19h

Local
Youtube do Crea-ES
www.youtube.com/Creaes1

Objetivo
Apresentar o Crea-ES para a comunidade química do Estado do ES e trazer temas atuais da engenharia química para o público.

Público-alvo
Estudantes dos cursos de engenharia química do Estado do ES e demais estados, profissionais da área que atuam nas empresas privadas e públicas e professores.

Programação
9h30 - Abertura
Jorge Silva - Presidente do Crea-ES
Cintia Villa Bullus - Eng. Química e de Seg. Trab. e Coordenadora da CEEQGM do Crea-ES

10h - Palestra: "Atuação do Engenheiro Químico em Hospitais"
Marino Greco - Eng. químico mestre em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais

14h - Palestra: "Atuação do Engenheiro Químico na área de Meio Ambiental"
Ricardo de Gouveia - Eng. químico doutor e mestre em engenharia química em tratamento de efluentes industriais pelo processo de lodos ativados

15h - Palestra: "Atuação do Engenheiro Químico no setor Farmacêutico"

Marlene Coelho Mendonça - Eng. química com especializações em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental, em Higiene Ocupacional e em Sustentabilidade e Responsabilidade Social

18h - Palestra: "Segurança de Processos na área Química"

Renata Fonseca - Eng. química e de seg. do trabalho

Palestrantes convidados

Marino Greco
Mestrado em Engenharia: Energia, Ambiente e Materiais, Licenciatura na Área de Química/Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes, mestrado em Administração e Marketing Estratégico pela Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalhador, Especialização em Marketing, Graduação em Engenharia Química. Exerce a função de Diretor Técnico da NTEC Engenharia, empresa da área de Segurança e Saúde do Trabalho atuando na elaboração e implementação de laudos, programas e pareceres. Realização de cursos, treinamentos, capacitações e palestras técnicas, bem como em assessoria, consultoria e auditoria. Exerce a Coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química do CREA-RS e a Coordenação Nacional da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Química do Confea. Atua como Membro Diretor da Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do Rio Grande do Sul. Atua como Membro Efetivo do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias. Atuação durante cinco anos como Gerente de Fiscalização do CREA/RS. Atuou como 1º Vice-presidente do CREA/RS. Atuou como 1º Diretor Administrativo do CREA/RS, Exerce a docência universitária, há mais de 25 anos, nas áreas da Engenharia Química e da Segurança do Trabalho. Atua como professor convidado nas instituições Centro Universitário Metodista-IPA e UNIJUÍ.

Ricardo de Gouveia
Doutor e Mestre em engenharia química em tratamento de efluentes industriais pelo processo de lodos ativados – POLI - USP, Engenheiro Químico pela UEM – Universidade Estadual de Maringá, PR. Especialista em projetos de sistemas de tratamento de efluentes industriais e sanitários, sistemas de águas, projetos de reuso de efluentes industriais, operação de sistema de tratamento de efluentes, projetos básicos, executivos e implantação de redes coletoras de esgotos, documentação para licenças ambientais, desde 1990. Coordenador do curso de Engenharia Ambiental de 2008 a 2015, Coordenador do curso de Gerenciamento Ambiental Industrial de 2006 a 2012 e Professor da Faculdade Oswaldo Cruz na disciplina de Tratamento de Efluentes do curso de Engenharia Ambiental; Conselheiro do CREA, sendo coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Química em 2018 e 2020 e Coordenador da Câmara especializada em Engenharia Química em 2021.

Marlene Coelho Mendonça

Graduada em Engenharia Química, Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho, com especializações em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental, em Higiene Ocupacional e em Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Especialista em Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho atuando na área há mais de 20 anos, em empresas nacionais e multinacionais de grande porte nos segmentos farmacêutico, cosmético e autopeças.
Experiente em implementação e certificação de sistemas de gestão ISO 14001 & OHSAS 18001, liderança de auditorias de conformidade em SSMA (EHS) em âmbito nacional e internacional e execução de programas de redução de riscos, através do engajamento das pessoas e da comunicação efetiva em todos os níveis da organização.

Renata Fonseca
Engenheira Química pela Faculdade de Aracruz, Engenheira de Segurança do Trabalho pela UCL.
Experiência com o programa de gestão de meio ambiente, saúde e segurança voltado para a indústria química - Programa Atuação Responsável.
Habilidade com as normas: ISO 9001, OHSAS 18001 e ISO 14001.
Participação e apoio a CIPA dentro da organização.
Conhecimento em gestão de mudanças (MOC).
Foi professora no curso de Especialização de Segurança do Trabalho na FAACZ, nas disciplinas: Ruído e Agentes Químicos.
É também coordenadora HSSE na empresa Oiltanking.

Investimento
Gratuito

Mais informações
Cursos e eventos do Crea-ES
27 99815-8335 - WhatsApp

Inscreva-se e ative as notificações no canal do Youtube do Crea-ES e fique atento para não perder o evento!

Atenção: Para receber certificado de participação, favor se inscrever no link abaixo.
É necessário realizar comentário durante o evento, para comprovar sua participação.


Clique aqui para voltar