Black Belt Six Sigma

Curso, com início em 04 de outubro de 2021

Categoria
Curso de extensão

Realização
IPOG

Apoio
Crea-ES

Data

04/10 a 07/10/2021 - Módulo 1
18 /10 a 21/10/2021 - Módulo 2
08 /11 a 11/11/2021 - Módulo 3
22/11 a 25/11/2021 - Módulo 4

Horário

18h às 23h - segunda a quinta-feira

Carga horária
72 horas

Modalidade
Plataforma virtual.

Objetivo
Ao longo dos anos, o ambiente empresarial vem apresentando competitividade cada vez mais acirrada, levando as organizações à busca contínua da perpetuação de seus negócios. Neste contexto, empresas de diferentes países concorrem diretamente entre si, e estar sempre à frente de seus concorrentes significa estar preparado e apto a lidar com as constantes mudanças do mercado. A forma encontrada por muitas empresas no cenário internacional para alcançar a vantagem competitiva desejada é a implantação da metodologia “Lean Six Sigma”, altamente focada na redução de desperdícios, na otimização de processos e na resolução de problemas complexos em toda organização. E para que isso seja possível, é fundamental a presença dos Black Belts, profissionais altamente requisitados no mercado, com conhecimentos diferenciados em poderosas ferramentas qualitativas e quantitativas de gestão empresarial.

Público-alvo

Engenheiros.

Conteúdo programático
- Visão geral do DMAIC no Lean Six Sigma Supply Chain
- Projetos Lean Six Sigma e estrutura organizacional
- Noções de engenharia econômica
- Sistema de Gestão da Qualidade
- Gestão de Estoques
- Mapeamento de processos e simulação computacional
- Estatística descritiva no Six Sigma
- Inferência estatística no Six Sigma
- Distribuições de probabilidade: normal, binomial e Poisson
- Testes de hipóteses: média e variância
- Ferramentas da qualidade
- Modelo de Kano
- Planejamento de Experimentos Avançados e Otimização de Processos: revisão de fatorial completo e fracionado. Ênfase em: Plackett-Burman, Engenharia Robusta de Taguchi com estudo de ruídos e modelagem matemática visando redução de variabilidade, Desirability, Box-Behnken, blocagem, Método de Superfície de Resposta (RSM) e introdução ao planejamento de misturas.
- Simulação de Monte Carlo para projeção de cenários de negócios.
- Pesquisa Operacional e modelagem matemática de processos em toda cadeia de suprimentos
- Controle Estatístico de Processos (CEP) Avançado para variáveis e atributos
- Teoria das Restrições (TOC)
- Engenharia de confiabilidade

Instrutores
Dr Leandro Valim de Freitas
Coordenador e Professor Titular - Graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com aperfeiçoamento em De-signofExperiments (DOE) pelo Massachusetts Ins-titute of Technology (MIT/USA) na MIT Sloan Schoolof Management, pós-graduado em MBA Gestão da Produção, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutor em Engenharia de Produção e Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fi-lho (UNESP).Certificado Master Black Belt pela The Council for Six Sigma Certification - OfficialIndustry Standard for Six Sigma Accreditation. É Profissional Sênior na indústria de óleo e gás onde atua há 14 anos. É Professor Visitante de pós-graduação na USP e Professor Visitante de MBA na UNESP e no IPOG há 8 anos. Foi Professor Visitante na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conselheiro da diretoria da Associação Brasileira de Estatística (ABE) e Perito Judicial credenciado pelo Conselho Regional de Química (CRQ-IV).Foi Editor Chefe do livro “MultivariateAnalysis in Management, EngineeringandtheSciences” (2013), um dos autores do livro “FuelInjection in AutomotiveEngineering” (2012) e do livro “Design ofExperiments: Applications” (2013) da editora europeia InTech, além de revisor e membro de corpo editorial de revistas internacionais na área de Estatística e Engenharia de Produção. Atua principalmente em Planejamento e Otimização de Experimentos, Controle Estatístico da Qualidade e Análise Multivariada.

Dra. Ana Paula B. R. de Freitas

Black Belt Lean Six Sigmae Master Black Belt com acreditação internacional pela The Council for Six Sigma Certification - OfficialIndustry Standard for Six Sigma Accreditation.Professora de MBA no IPOG. Pós-doutora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Graduada emEngenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP), graduada em Matemática pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Mestre em Ciências pela Uni-versidade de São Paulo (USP) e Doutora em Engenharia de Produção pela Univer-sidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).Diretora e Consultora da Lean Consulting, é membro da Rede Europeia ENBIS (Eu-ropean Network for Business and Industrial Statistics), foi Editora Chefe do livro MultivariateAnalysis in Management, EngineeringandtheSciences (2013) da edi-tora europeia InTech, Editora Chefe do SpecialIssueonStatisticalEngineering da American JounalofTheoreticaland Applied Statistics (2014), coautora do livro FuelInjection in AutomotiveEngineering e do livro Design ofExperiments: Applications (2013). Atua principalmente em planejamento, simulação e otimização de experi-mentos, Processos Oxidativos Avançados (POA ?s) e nanomateriais.

Investimento

R$ 2.880,00

Política de descontos
15% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Material didático

Inscrição e mais informações
IPOG VITÒRIA
27 3224-6422
Markson.oliveira@ipog.edu.br
https://api.whatsapp.com/send?phone=552732246422


https://ipog.edu.br/curso/black-belt-lean-six-sigma-curso-remoto-de-curta-duracao/


Clique aqui para voltar