ON-LINE - Orçamento de Obras e Cálculo do BDI - Obras Públicas e Privadas

Curso, com início em 23 de setembro de 2020

Realização
VERH

Entidade de classe registrada
SEE

Apoio
Crea-ES

Data
23 e 24 de setembro de 2020

Horário
9h às 18h

Carga horária

16 horas

Modalidade
Via Videoconferência, com Professor e alunos ao vivo, em tempo real.

Objetivo
Transmitir aos profissionais, técnicos, executivos e empresários da construção civil, conhecimentos para a elaboração de Orçamentos de Obras e Cálculo do BDI de Obras
a) de Infraestrutura - Saneamento, Rodovias, Ferrovias, Portuárias, Aeroportuárias, Parques Eólicos, Termelétricas, Hidrelétricas, etc.,
b) de Edificações Residenciais, Industriais e Comerciais. Apresentar a metodologia de cálculo de todos os itens que compõe o custo de uma obra e o preço de venda do orçamento.

Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, administradores, tecnólogos, técnicos, planejadores, gestores de projetos, auditores e fiscais de obras. Outros profissionais e estudantes de qualquer área interessados em elaborar orçamentos e cálculo de custos de obras e BDI.

Conteúdo programático
Tipos de Orçamentos: Estimativa paramétrica (similaridade) Estimativa analítica (operacional) Quais softwares mais modernos no Mercado: Para elaboração de Orçamentos e Gestão de Custos da Construção e adequados ao Porte das Empresas (BIM e ERP). Formação de Preços: Fluxograma do orçamento da obra. Critérios de Medição: Levantamento de quantitativos e preparação da planilha de serviços. Elaboração das composições analíticas de custo (materiais, mão de obra e equipamentos) e a importância da produtividade. Know-how prático de quais Bancos de Dados do mercado devem ser utilizados para cada tipologia de obra além de SINAPI e SICRO. Pesquisa de mercado de preços básicos: Mão de obra, materiais, equipamentos. Análise de propostas de serviços de terceiros (compatibilização de preços). Conceituação de CIF/FOB. Mão de Obra: Estudo dos encargos sociais trabalhistas com e sem desoneração (Lei 13.161/15, MP 774) - FAP- Novo integrante de Encargos Sociais, Produtividade- RUP Razão Unitária de Produção. Legislação: Lei 8666, Lei 11.448-REIDI, Lei RDC, LDO- Lei das Diretrizes Orçamentárias e Acórdãos do TCU-BDI. Noções de Normas Internacionais de Orçamentos, NBR 16.633 e NBR 12.721.
Conceituação de BDI e Tipos de Custos: Diretos e indiretos Impostos e Carga Tributária incidente nos insumos e serviços. Cálculo do BDI desonerado e não desonerado - metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas – Formação de Preços. Apresentação de Case de Obras Orçadas e Executadas: Curva ABC Cronograma Físico – Financeiro.

Instrutor
Eng. Inaiara de Barcellos Ferreira Marini, Crk, M.SC.

CRK - Certified Remarkable Knowledge - Notório saber em Custos - pelo ICEC - International Cost Engeenering Council, Mestrado em Engenharia pela UFRGS, Especialista em Orçamentos-IBEC, Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Integrante da Comissão que elaborou a 1ª Norma Técnica Brasileira de Orçamentos: A NBR 16.633/2017- Elaboração de orçamentos e formação de preços de empreendimentos de infraestrutura. Consultora em Orçamentos/ Licitações e Perícias Orçamentárias. Diretora da Centro de Gestão de Engenharia de Custos. Profissional com 22 anos de experiência em engenharia de custos atuando na elaboração de atividades técnicas de orçamento, planejamento e controle de obras das empresas Serveng Civilsan (SP), Consórcio Serveng/Galvão Engenharia, Consórcio Serveng /OAS, Transpetro/Petrobras, Solvi Saneamento (SP), Magna Engenharia (RS), Lamb Construções Industriais, Construtora Premold, ESBEL e Bortoncello Incorporações, Consultoria na Rossi, entre muitas outras empresas. Atua em todo Brasil como Professora de MBA do IPOG, Instituto IDD. Lecionou 15 anos no MBA do IBECInstituto Brasileiro de Engenharia de Custos. É palestrante em congressos, seminários e cursos in company:, PINI, BNDES, TCE-MG, Vale do Rio Doce, Banco do Brasil, SINDUSCON-AL, INSTITUTO DE ENGENHARIA–SP, Petrobras-BR, Estaleiro Brasa-Niterói, Aceco-SP, AMMVI – Associação dos Municípios do Vale do Itajaí, AGIR-Agencia Intermunicipal de Regulação-SC e SENGERS.

Investimento
R$ 1.170,00

Política de descontos
33% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Vasto material didático em meio eletrônico, a cores, fartamente ilustrado, de alta qualidade visual e didática. Certificado: emitido pela Educ.eng e pela Instrutora.

Inscrição e mais informações
Visão Treinamentos | Educ.eng
(11) 2626 1674 | (27) 98805 9668
educ@educ.eng.br
www.vetreinamentos.com.br


Clique aqui para voltar