ON-LINE - Sistemas de Impermeabilização - Projeto, Execução e Patologia (Diagnóstico e Correção)

Curso, com início em 13 de outubro de 2020

Realização
VERH

Entidade de classe registrada
SEE

Apoio
Crea-ES

Data
13, 14, 15 e 16 de outubro de 2020.

Horário
14h às 18h

Carga horária
16 horas

Modalidade
Via Videoconferência, com Professor e alunos ao vivo, em tempo real.

Objetivo
Capacitar os participantes para que possam aperfeiçoar seu entendimento das normas técnicas e como especificar e fiscalizar uma impermeabilização. Trata-se de um curso participativo, permitindo a troca e discussão de experiências do palestrante com os participantes, baseado em “cases” que servem de modelo para a geração de resultados. A valorização com o conhecimento adquirido irá favorecer o sucesso profissional através da definição de uma metodologia de trabalho. Isto possibilita identificar novos nichos de mercado e definir estratégias de abordagem para prospecção de novos clientes.

Público-alvo
Destinado a todos os profissionais das áreas de Engenharia , Arquitetura e outras que de alguma forma lidam com o Planejamento, Execução e Controle de obras de Edificações, tais como: Engenheiros e Arquitetos, Tecnólogos e Técnicos em Edificações e Construção Civil, Estudantes de Engenharia e Arquitetura Fabricantes de Materiais aplicados ao Sistema Fachadas. Outros interessados pelo assunto.

Conteúdo programático
1 - Introdução
1.1. Conceitos da impermeabilização
1.2. Técnicas da impermeabilização
1.3. Projeto de impermeabilização
1.4. Proteções da impermeabilização
1.5. Projetos extra impermeabilização
1.6. Inferências econômicas
1.7. Inferências legais
1.8. Considerações
2 - Análise das principais manifestações patológicas na Impermeabilização
2.1. Manifestações patológicas associadas a falta do projeto de impermeabilização
2.2. Manifestações patológicas associadas ao processo construtivo, que podem provocar danos à impermeabilização.
3 – Sistemas de Impermeabilizações
3.1. Classificação dos tipos de impermeabilização
3.2. Materiais e sistemas impermeabilizantes
3.2.1 – Mantas pré-fabricadas
3.2.2 - Mantas asfálticas
3.2.3 – Membranas Asfálticas
3.2.4 – Membranas Acrílicas
3.2.5 – Cimentos Poliméricos
3.2.7 – Resinas sintéticas
3.2.8 - Selantes
4 – Exercício prático em grupo para fixação do aprendizado usando os conceitos da ABNT NBR 9575
4.1. Qualificação das áreas passíveis de impermeabilização
4.2. Estudo preliminar contemplando os tipos de impermeabilização aplicáveis ao empreendimento, de acordo com os conceitos do grupo.

Instrutor
Eng. Civil Marcos Storte, M.Sc.
Engenheiro civil pela Escola de Engenharia Civil de Volta Redonda em 1978 e Mestre em engenharia, Stricto Sensu, em Construção Civil e Urbana, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1991. Mais de 41 anos de experiência, abrangendo projetos, contratos, planejamento e execução de obras na construção civil, sendo 32 anos de experiência na área técnico-comercial nas maiores empresas, brasileiras e multinacionais atuantes no Brasil, desenvolvendo novos negócios e produtos à impermeabilização e para atenuação ao ruído de impacto entre lajes. Atuante na área de engenharia diagnóstica, impermeabilização e acústica, desde 1983, participando de congressos nacionais e internacionais e comitês de estudo da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, entre eles: CB 2 - Construção Civil; CB 22 – Impermeabilização e CB 90 – Qualificação de pessoas na construção civil. Palestrante em cursos e treinamentos na área de impermeabilização em edificações e em obras de saneamento, proteção de estruturas de concreto e atenuação ao ruído de impacto entre lajes, para mais de 21.000 pessoas no Brasil e exterior. Autor de mais de 60 trabalhos apresentados em simpósios nacionais e internacionais de engenharia civil. Professor na pós-graduação lato-sensu, nos cursos de patologia nas obras civis e de patologia na Impermeabilização, desde 2006, em diversas cidades do Brasil. Autor dos livros: "Látex Estireno Butadieno - Aplicação em Concretos de Cimento e Polímeros", Capítulo “Impermeabilização” do livro “Materiais de Construção”, 6ª edição, volume 2, Luiz Alfredo Falcão Bauer, 2019; E-book “Impermeabilização na Construção Civil”, 2019. Editorialista nos sites: Condomínio em ordem e ConstruLIGA. Diretor Técnico da A2S Engenharia e Perícias - www.a2s.consultoria.com.br.

Investimento
R$ 1.170,00

Política de descontos
10% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Material didático em meio eletrônico, a cores, fartamente ilustrado, de alta qualidade visual e didática. Certificado: emitido pela Educ.eng e pelo Instrutor. Suporte pós-curso, através de 2 (duas) aulas de 30 (trinta) minutos, com cerca de 30 e 60 dias, via Videoconferência, para tirar dúvidas sobre a aplicação do conteúdo.

Inscrição e mais informações

Visão Treinamentos | Educ.eng
(11) 2626 1674 | (27) 98805 9668
educ@educ.eng.br
www.vetreinamentos.com.br




Clique aqui para voltar