ONLINE - Revestimento de Fachadas - Tecnologia e Patologia

Curso, com início em 06 de fevereiro de 2020

Realização 
VERH e SEE (Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros)

Apoio
Crea-ES

Data
06 a 07 de fevereiro de 2020

Horário
8h30 às 12h15, 13h30 às 17h30

Carga horária
16 horas

Local
ONLINE

Objetivo
Aprofundar o conhecimento dos Sistemas de Revestimentos Verticais Externos (SRVE) quanto aos seus requisitos mínimos de desempenho e suas patologias mais frequentes nos revestimentos argamassados e cerâmicos. Explorar a produção, o controle, a fiscalização e o recebimento de obras. Entender as causas e as formas das principais manifestações patológicas destes sistemas e suas implicações na vida útil da edificação. Entender melhor o comportamento global dos edifícios e as diferentes interações entre suas partes frente aos diferentes locais de exposição.

Público-alvo
Engenheiros, arquitetos, administradores, tecnólogos, técnicos, planejadores, gestores de projetos, auditores e fiscais de obras, e outros profissionais e estudantes de qualquer área, interessados na realização de diagnósticos, prevenção e implementação de soluções no campo das não conformidades nos revestimentos.

Conteúdo programático
- Importância do tema. 
- Objetivos e Estruturação do curso. 
- Revestimentos argamassados: 
- Histórico dos revestimentos
- Avaliação do desempenho dos revestimentos novos x antigos. 
- Sistemas de produção de revestimentos: Argamassa rodada em obra x Industrializada x Estabilizada. 
- Controle de desempenho das argamassas no estado fresco x estado endurecido (NBR 13281:2005); 
- Ensaio da resistência de aderência à tração (NBR 13749:2013 e 13528:2019 – Partes 1 a 3): painel protótipo, análise e avaliação dos resultados. 
- Origem das principais manifestações patológicas: infiltrações, fissuras, descolamento e degradação das argamassas. 
- Sistemas de Recuperação de Fissuras (SRF): como escolher e projetar a recuperação de revestimento. 
- Ensaios avançados no diagnóstico de manifestações patológicas 
- Estudos de casos reais. 
- REVESTIMENTOS CER MICOS: 
- Histórico e tecnologia de fabricação: Via Seca x Via Úmida. 
- Classificação e Terminologia das Placas Cerâmicas (NBR 13816 e 13817:1997). 
- A nova NBR 13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante - Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento 
- Origem das Principais Manifestações Patológicas: Descolamentos (EPU, gretamento, falhas de assentamento, deformações estruturais etc.), Eflorescências e Manchamentos; - Argamassa Colante (NBR 14041-Partes 1 a 5: 2012 e 2015); 
- Argamassas de Rejuntamento (NBR 14992:2003); 
- Juntas de Movimentação e Dessolidarização; 
- Sistemas de recuperação e proteção de revestimentos; 
- Estudos de casos reais.

Instrutor
Prof. Renato Sahade

Eng. Civil, M.Sc., de São Paulo. Mestre profissional stricto sensu em Habitação: Planejamento e Tecnologia pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tema desenvolvido: Avaliação de sistemas de recuperação de fissuras em alvenarias de vedação. Pós-graduação e especialista em materiais de construção – Escola Politécnica da USP - 1995 a 1997. Diploma de mérito - Melhor aluno da turma de formandos das Engenharias em 1993 - Prêmio Instituto de Engenharia de São Paulo. Engenheiro Civil - Universidade Paulista (UNIP) - 1993. Diretor Técnico da ATS Engenharia e Consultoria em Recuperação Predial, de 1998 a 2015. Consultor autônomo desde 2015 nas áreas de patologia das construções com especialização nas áreas de concreto armado, revestimentos argamassados, cerâmicos e pétreos e esquadrias em alumínio. Responsável pela elaboração de estudos para recuperação estrutural, recuperação de fachadas e impermeabilizações de mais de 300 edifícios residenciais, comerciais e industriais entre os quais, as seguintes empresas: Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Cyrela Brasil Realty, Even Construções e Incorporações, João Fortes Engenharia, Mercedes Benz do Brasil, Petrobrás, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Camargo Corrêa Construções, Construtora Queiroz Galvão e PMSP (Marquise do Parque do Ibirapuera), entre outros. Responsável Técnico pelo levantamento, diagnóstico e especificações para Recuperação e Restauração do Prédio da Estação de Metrô Perus - zona Noroeste de São Paulo, em agosto de 2000, após acidente entre vagões (junto à CPTM). Responsável Técnico pelos projetos de recuperação da Marquise do Parque Ibirapuera em São Paulo (20.000 m2) e do Edifício de Astrofísica do Parque Ibirapuera, São Paulo. Professor cursos de Pós-graduação nas cadeiras de Excelências Construtivas e Patologia das Vedações e dos Revestimentos Argamassados e Cerâmicos.

Investimento

À vista: R$ 1.170,00 por pessoa.
Profissionais do CREA-ES: R$ 1.050,00 por pessoa.

Política de descontos cumulativos

10% de desconto para profissionais do Crea-ES

Incluso no valor do investimento
- Coffee break
- Material didático em meio eletrônico 
- Certificado emitido pela Educ.eng e Instrutor

Inscrição e mais informações
Visão Treinamentos | Educ.eng
(27) 3391-2054
educ@educ.eng.br
www.educ.eng.br


Clique aqui para voltar