MBA Gestão da Manutenção

Pós-Graduação, com início em 28 de agosto de 2020

Realização
Ipog Vitória

Apoio
Crea-ES

Data
28 de agosto de 2020 a 28 de fevereiro de 2022

Horário
18h às 23h - Sexta-feira
8h às 19 h - Sábado
8h às 13h - Domingo

Carga horária
432 horas

Local
Vitória-ES

Objetivo
O Curso MBA Gestão da Manutenção tem a finalidade de contribuir para a capacitação, conscientização e valorização de profissionais de nível superior de quaisquer áreas e qualquer formação, proporcionando conhecimentos fundamentais e específicos na gestão de processos, de pessoas e de resultados, contribuindo para a melhoria da qualidade e da produtividade da empresa e do crescimento das pessoas como um fator competitivo diferenciado.
Estudo de desenvolvimento de software: Sistemas de Informação para Gerenciamento da Manutenção. Formação do Clube de Ex-alunos MBA GEMAN - IPOG.

Público-alvo
Profissionais de qualquer empresa, pública ou privada, dentre as quais explicitamos algumas: Indústrias em Geral, Empresas de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Prefeituras (manutenção e limpeza urbana), Manutenção de Elevadores, Shopping Centers, Hospitais, Prédios, Condomínios, Grandes Condomínios, Parques, Empresas de Construção Civil, Empresas Petrolíferas, Distribuidoras de Gás, Micro e pequenas Empresas, Empresas de Informática, Infraero, Supermercados de Alimentação e de Produtos de Construção, Restaurantes, Clubes, Empresas Comerciais em geral, Oficinas de Concessionárias de Automóveis, Industrias Químicas, Transporte Urbano e Interurbano, Transporte Aéreo, Forças Armadas, Empresas de Telefonia Móvel e Fixa, Empresa de Comunicação televisiva, rádios, Indústria de alimentação, Construtoras, Transportes Urbanos (ônibus, metrô, etc.), Empresa de Distribuição de Água e Esgotos, Secretarias de Educação, Manutenção de Escolas, etc.

Conteúdo programático

- Probabilidade e Estatística aplicadas à Manutenção
- Sistema Toyota de Produção - STP: Lean Manufactory
- Planejamento, Programação e Controle da Manutenção - PPCM
- Técnicas Preditivas
- Desenvolvimento Integral do Potencial Humano
- Administração de Talentos Humanos
- Manutenção Predial
- Engenharia da Confiabilidade
- Manutenção Baseada na Confiabilidade - MBC/RCM
- Relações Trabalhistas
- Engenharia e Análise de Custos
- Sistema de Informação para o Gerenciamento da Manutenção
- Normas Regulamentadoras: NRs na Manutenção
- Gestão de Contratos - Terceirização na Manutenção
- PAS 55 - Sistema de Gestão de Ativos: requisitos e diretrizes
- Manutenção Produtiva Total - MPT/TPM
- Gestão de Auditoria e Avaliação de Desempenho da Manutenção: indicadores
- Estratégia Competitiva para Manutenção

Instrutor
Luis Cordeiro de Barros Filho

M. SC. - Engenheiro Eletricista/Eletrônico pela UFPE, 1982; Mestrado em Engenharia de Sistemas (Engenharia de Produção/ Manutenção), UFPE, 1995. Instrutor Internacional de Manutenção Produtiva Total - TPM, credenciado pela JIPM (Japan Institute of Productive Management), Nº 437 Mundial (40º Brasil), 1996. Curso Lead Auditor - QSP - IRCA (International Register Certificate Auditor) desde 2000. Curso de Gestão da Manutenção na Universidade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (FEUP), 2001. Professor de pós-graduação do Ipog no MBA Gerenciamento de Obras, Tecnologia & Qualidade da Construção e no MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Professor de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na Escola Politécnica - UPE, desde 1983. Professor Pesquisador - Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Engenharia de Produção, Manutenção e Qualidade, desde março de 1997. Professor criador e coordenador do curso de pós-graduação Gestão da Manutenção - GEMAN, desde 2000. Apresentação de diversos trabalhos em Congressos Nacionais (Sobrapo, SNPTEE, ETTEEE, Abraman, ASSEMAE, ABES, Min. da Saúde, Funasa, etc.) na área de Gerenciamento e Controle da Manutenção e Aplicação de Ferramentas de Qualidade Total e TPM. Instrutor, palestrante e debatedor na área de Qualidade Total, ISO 9000, Engenharia de Manutenção e TPM, em cursos, Auditorias da Qualidade e Seminários, na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, na Planus Treinamento, na UFPE, CCON, Poli/UPE, Celpe, Metrorec, DUPÉSERPRO, TELEBRÁS, CHESF, SEBRAE, DUPÉ, Cimento Nassau, CEAGEP, FOP/UPE, Propan/UPE, ITECI, na Eteno-Polímeros, etc. Ex-Diretor (biênios 1997/1998 e 2003/2004) da XII Seção Regional (PB/PE/AL) da Abraman (Associação Brasileira de Manutenção). Membro do Conselho Deliberativo da Abraman, desde janeiro de 2000. Auditor de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000 - CHESF, 1999/2000/2001. ETENO-Polímeros, desde 2000. Consultor, Instrutor e Examinador do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 2001 a 2006. Membro do Comitê Técnico de Desenvolvimento e Melhoria dos Critérios de Excelência do Prêmio de Qualidade da Gestão Pública, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Brasília, desde 2003. Membro do Comitê Técnico Prêmio de Qualidade Gestão Pernambuco - PQGP - PROPEQ - FIEPE, desde 2003. Autor do livro “Diretrizes gerais para implementação da Gestão da Manutenção em micro e pequenas empresas”, SEBRAE-PE, Recife - PE (2004). Instrutor e Consultor Ad Hoc do Ministério das Cidades na área de Gestão Pública, desde março de 2005, sendo um dos autores do Caderno Técnico de Gestão em Saneamento (2006). Dezenas de trabalhos publicados em congressos e trabalhos de monografias de pós-graduação orientadas.

Investimento
Matrícula: R$450,00 mais 24 parcelas de R$810,00

Política de descontos

15% de desconto para profissionais registrados no Crea-ES e em dia com a anuidade.

Incluso no valor do investimento
Material didático; certificado de conclusão de curso.

Inscrição e mais informações
Nayara Lima
(27) 3224-6422
pos.vitoria@ipog.edu.br
www.ipog.edu.br/home


Clique aqui para voltar