30° Seagro - Semana Agronômica do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - UFES Alegre

Congresso, com início em 16 de setembro de 2019

Realização
Curso de Agronomia do CCAE - Ufes - Centro de Ciências Agrárias e Engenharia
Sadtec - Sociedade de Amparo ao Desenvolvimento Tecnológico e Cultural

Apoio

Crea-ES

Data
16 a 20 de setembro de2019

Horário
08h às 18:00h

Carga horária
40 horas

Local
Espaço Decolores - Igreja Matriz de Alegre (Palestras)
Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - UFES e Instituto Federal do ES - Alegre

Objetivo
Objetiva-se com este evento técnico-científico proporcionar para os participantes a integração dos conhecimentos técnicos e acadêmicos, de acordo com a necessidade do setor produtivo, buscando tecnologias e inovações para sustentabilidade do setor agropecuário. O evento será composto por palestras, minicursos, debates, apresentação de trabalhos e mesas redondas, a fim de promover a troca de conhecimento entre os participantes.
Proporcionar aos discentes e docentes do curso de agronomia da Ufes e de outras instituições, informações sobre as atualidades no cenário agrícola brasileiro.
Oportunizar o intercâmbio de conhecimento por meio da participação de conferencistas, discentes, docentes e profissionais de outras instituições e empresas, bem como promover a aproximação dos produtores rurais e de suas demandas às instituições de ensino e pesquisa;
Participação de aproximadamente 350 inscritos no evento, dentre eles, 260 inscritos regulares (discentes, docentes e profissionais) e 90 produtores rurais da região;
Participação de 100 inscritos nos mini-cursos do evento;
Realizar, no decorrer do evento, 13 palestras de cunho técnico-científico, quatro (4) mesas de discussão a respeito dos conteúdos ministrados e cinco (5) minicursos de oito (8) horas de carga horária teórica e prática para apreciação dos inscritos;
Receber 60 trabalhos científicos e promover a apresentação e publicação nos anais do evento (ISSN: 2594-4452) dos trabalhos aprovados pelo comitê avaliador;
Publicação de um livro organizado pelo evento contendo capítulos escritos por conferencistas e instrutores de minicurso a respeito dos respectivos temas ministrados no evento.

Público-alvo
O público alvo do evento são alunos de diversas instituições, professores, agropecuaristas e profissionais de diversas áreas da agronomia.

Conteúdo programático
- Empreendedorismo: Novos Paradigmas Na Agronomia do Presente com ampliação do Mercado de Trabalho no Pós-Porteira. Desafios e Oportunidades.
- Agroenergia: Inovação Tecnológica e Perspectivas de Futuro: Biocombustíveis Soja/Milho
- Estrutura de armazenamento de grãos no Brasil
- Economia e Mercado de Trabalho no Agronegócio
- Novas Tendências de Produtos Biológicos Para a Agricultura: Turfa Gel e Suas Implicações
- Fertilizantes Com Proteção Integrada
- Fundamentos do SPDH - Sistema de Plantio direto de hortaliças
- Transformação e Micropropagação Vegetal: Inovações no Agronegócio
- Genômica de Precisão Para Controle de Pragas e Doenças
- Nanotecnologia e Revolução Fitossanitária
- Cultivo de Pitaya: Alternativa Para Diversificação da Agricultura Familiar
- Construções de Perfis Sensoriais a Partir de Fermentação em Café
- Citricultura no Espírito Santo
- Sistemas de Cultivo em Piscicultura
- Plantas Medicinais e Aromáticas: Inclusão da Homeopatia Aplicada aos Vegetais
- Manejo de Irrigação e Uso Eficiente da Água
- Introdução a Estatística Aplicada no Software R
- Torra e Degustação de Cafés Especiais
- Tecnologias em Pulverização Aérea

Palestrantes
Agronômo Arildo Meireles Fracalossi
Graduação 2006/2 CCA-UFES. Pós graduação em Gestão e Educação Ambiental pela Multivix em 2012. Há 11 anos atuando como Consultor em Vendas e Assistência Técnica por Revenda de Nutrição e Defensivos Agrícolas. Sócio-proprietário da LBA Soluções Agrícolas há 1 ano e meio. Consultor atuante nas culturas: Café Conilon, Mamão, Maracujá, Pimenta do Reino e Coco.

Fernanda Machado Baptestini

Engenheira agrícola e ambiental pela Universidade Federal de Viçosa; mestre e doutora na área de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas pela mesma universidade; professora do departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal do Espírito Santo lecionando as disciplinas de Fenômenos de Transporte, Resistência dos Materiais e Máquinas Térmicas.

Carlos Henrique Eiterer de Souza
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Professor Adjunto, responsável técnico pela Central de Análises em Fertilidade do Solos do Centro Universitário de Patos de Minas. Atua como discente, principalmente, nas disciplinas de Manejo e Recomendação de Fertilizantes e Corretivos; Tecnologia de Produção de Fertilizantes; Levantamento, Manejo e conservação do solo e da água em cursos de graduação e pós graduação. Pesquisa & Desenvolvimento em Tecnologia de Fertilizantes; Estudos com Eficiência Agronômica de Fertilizantes; Posicionamento Técnico; Tecnologia Aprimorada de Fertilizantes; Fertilizantes Protegidos; Fertilizantes Organominerais; Bioestimulantes, entre outros.

Maria da Penha Angeletti
Engenheira Agrônoma pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO e mestre pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, em Agronomia, área de concentração Fitotecnia - Olericultura. Com experiência de trabalho com olerícolas no semi-árido nordestino, na Amazônia ( Rondônia), nos tabuleiros costeiros do Bioma Mata Atlântica (Espírito Santo), e na Serra do Mar ( Região Serrana do Rio de Janeiro), sempre com o foco em tecnologias de processo, redução da utilização de insumos industrializados e estímulo a processos naturais nos agroecossistemas. Atuou no período de 1985 a 1996 como pesquisadora da EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA, desenvolvendo pesquisas em Olericultura, na Área de Manejo e Tratos Culturais, com introdução de espécies para diversificação de culturas com: tomate para mesa e tomate rasteiro, cebola, alface, pimentão, etc. Atua como pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER, na Área de Fitotecnia / Manejo e Diversificação de Agroecossistemas Produtores de Hortaliças e Grãos / Agroecologia.

Andrea Almeida Carneiro
Graduação em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Plant Science - University of Arizona. Atualmente é pesquisadora nível III - EMBRAPA MILHO E SORGO.Atua como revisora das Revistas Brasileira de Milho e Sorgo, Mycological Research e Revista Brasileira de Fruticultura, e consultora da CTNBio. Leciona sobre o tema plantas transgênicas como professora convidada para os cursos de pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Gênomica da Universidade Federal de São João Del Rey. Tem experiência na área de Biologia Molecular e Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de tecido de plantas, transformação genética vegetal via biobalística e Agrobacterium de milho e sorgo, estresses bióticos e abióticos.

Newton Portilho Carneiro
Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Plant Sciences - University of Arizona. Em 2015 realizou treinamento na University of Nebraska pelo programa Cientista Visitante da Embrapa. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Milho e Sorgo. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: estresses bióticos e abióticos em milho e sorgo, genômica e transgênicos.

Fernando Hercos Valicente
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Entomologia - Purdue University e doutorado em Entomologia/Genetica Molecular - Purdue University. Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, MG. Tem experiência em Entomologia Agrícola (fitossanidade), atuando principalmente na área de controle biológico de pragas, com ênfase na lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, e a lagarta falsa medideira, broca da cana em milho, Helicoverpa armigera, Helicovera zea e outras, principalmente no uso dos patógenos: Bacillus thuringiensis e Baculovirus spodoptera, com o desenvolvimento de biopesticidas para o uso em controle biológico. Foi membro da CAG (Câmara de Assessoramento de Agronomia) da FAPEMIG (Fundação de Ampara a Pesquisa do Estado de Minas Gerais) de 2006 a 2010. Foi membro da CTNBio durante 6 anos (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) - área de meio ambiente, e é professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras) no curso de Biotecnologia. Em 2010 ganhou o prêmio Pesquisador destaque da Unidade Embrapa Milho e Sorgo e prêmio por excelência entre todas as Unidades da Embrapa. Em 2015 ganhou o prêmio Frederico Menezes Veiga como o pesquisador do ano. Em 2018 passou a fazer parte do Steering Committee for the Agricultural Biotechnology Stewardship Technical Committee’s Non-Target Organism working group (ABSTC-NTO), do ILSI, em Washington D.C

Fábio Oseias dos Reis Silva
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2008), atuando principalmente na área de Fruticultura. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2011). Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2015), onde conduziu trabalhos com Produção Vegetal e Doutorado Sandwíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Avignon, França.

Lucas Louzada Pereira
?Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (2017), Mestre em Engenharia de Produção pela UENF (2012).
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Ifes, campus Venda Nova do Imigrante.
Atua com pesquisas voltadas para o controle de qualidade em sistemas de produção, controle de processos, com enfoque especial na cafeicultura.
É Q-Grader licenciado pelo Coffee Quality Institute e Coordenador do Laboratório de Análise e Pesquisa em Café LAPC do Instituto Federal do Espírito Santo.

Sebastião Antônio Gomes
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982). Mestre em Fitotecnia, área de concentração em Fruticultura/Citricultura na Universidade Federal de Viçosa – MG (2004). Coordenador do Polo de Tangerina das Montanhas no Espírito Santo (2010-2018). Agente de Pesquisa e Inovação (aposentado pelo Incaper).

Guilherme Bravim Canal
Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no ano de 2016. Mestre em Produção Vegetal com ênfase em biotecnologia e Ecofisiologia do desenvolvimento de plantas e doutorando em Genética e Melhoramento, ambos também pela mesma universidade.

Luina Ribeiro Noia
Agrônoma, Mestre e Doutoranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).Desenvolve pesquisas e análises experimentais nas áreas de biotecnologia, genética e melhoramento vegetal desde 2010.

Gustavo Lopes da Silva
Técnico em Agropecuária, cursando o Tecnólogo em cafeicultura.
É Q- grader: Degustador internacional de cafés especiais.
Membro da diretoria da empresa caparaojr.

José Elias Alves Adão
Técnico em Agropecuária, cursando o Tecnólogo em cafeicultura.
É Q- grader: Degustador internacional de cafés especiais.
Membro da diretoria da empresa caparaojr.

Wilian Rodrigues Ribeiro
Mestre em Produção Vegetal e Engenheiro Agrônomo, formado pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo CCAE-UFES (2016). Técnico em Agropecuária formado pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES Campus Itapina (2011). Atualmente encontra-se na situação de Doutorando em Produção Vegetal na linha de pesquisa de Recursos Hídricos e Geoprocessamento no Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo - CCA-UFES. Atua como pesquisador do CNPq, na área de conhecimento de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Recursos hídricos, Irrigação, Manejo de irrigação, Agrometeorologia, Cafeicultura e Produção Vegetal.

Investimento
Graduação - R$80,00
Pós Graduação - R$90,00
Profissionais - R$100,00
Minicurso - R$15,00
*Produtor Rural se quiser participar de todo evento deverá investir o valor de graduação.

Incluso no valor do investimento
Coffee break, certificado de participação, brindes dos patrocinadores, participação em sorteios.

Inscrição e mais informações
Prof. Dr. Willian Bucker Moraes
(28) 3552-8732
willian.moraes@ufes.br / willian.fito@gmail.com
-
Prof. Dr. Rosembergue Bragança
Celular: 28-999761952
rosembergue_braganca@yahoo.com.br
www.seagroufes.net


Clique aqui para voltar