Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos

Curso, com início em 27 de outubro de 2018

Categoria
Minicurso

Realização
ESP ENGENHARIA LTDA

Apoio

Senge-ES, Mútua, Crea-ES, Acee 

Data
27/10/2018

Horário
9h às 12h

Carga horária
3h

Local
Auditório Crea-ES - Rua: Izidro Benezath, 48, Enseada do Suá, Vitória, ES.

Objetivo
O objetivo geral do evento é promover informações normativas de comissionamento de sistemas de geração fotovoltaicos, aos profissionais ligados à área, de forma a conscientizá-los da importância da aplicação das técnicas de ensaios e testes dos referidos sistemas conforme NBR 16274:2014. E assim, garantir o funcionamento e a segurança adequados a respectiva instalação.

Público-alvo
Interessante para profissionais e estudantes ligados à área de instalação de sistemas fotovoltaicos ongrid.

Conteúdo programático
Introdução à tecnologia fotovoltaica
Componentes de geradores fotovoltaicos
Documentação relativa ao sistema
Ensaios conforme NBR 16274:2014
Estudo de caso

Instrutor
Pedro Pacheco Bacheti, é engenheiro e empresário com perfil empreendedor, cuja formação acadêmica foi em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal do Espírito Santo, especialização em Projeto Controle e Execução de obras em Engenharia Elétrica e em Gestão de Projetos pelo Instituto de Pós Graduação – IPOG, trabalhou no desenvolvimento de soluções em automação pela ZARUC Tecnologia, ministrou aulas para a UNIEST no curso de Engenharia Elétrica, ministrou aulas para a MULTIVIX unidade da Serra no curso de Engenharia de Controle e Automação e na unidade São Mateus para o curso de Pós Graduação em Engenharia da Manutenção, ministrou aulas para o MASTER no curso de Eletrotécnica, ministrou aulas para o IFES campus São Mateus no curso de Eletrotécnica. Foi idealizador e coordenador adjunto do Projeto de Extensão Instalações Elétricas Seguras no IFES. Fundou o PRÓ ENERGIA SOLAR ES, grupo que fomenta o setor fotovoltaico no estado e tem como missão tornar o Espírito Santo referência nacional nesta tecnologia. Hoje atua como diretor executivo da ESP Engenharia LTDA (www.engenharia.esp.br) empresa que fundou em janeiro de 2016 e que fornece soluções turn key de eficiência energética, geração sustentável e projetos elétricos personalizados com perfil industrial, comercial e residencial.

Inscrições
Depósito bancário: CAIXA ECONÔMICA AGÊNCIA: 0167 CONTA CORRENTE: 1892-2 OPERAÇÃO: 003

Confirme sua inscrição:
Passo 1 (contato telefônico):
Como o curso tem limite de 30 vagas, recomendamos o contato com o Senge-ES antes da efetivação do depósito. Ligue para 3324.1909.

Passo 2 (envio de comprovante e dados cadastrais):
Os comprovantes de depósito digitalizados devem ser enviados para o e-mail senge-es@senge-es.org.br, com o título “MINICURSO: Comissionamento de Sistemas Fotovoltaicos”.
No e-mail envie seus dados: nome completo, data de nascimento, profissão e telefone de contato. O e-mail será respondido com a confirmação da sua inscrição.
Caso todas as vagas já estejam preenchidas, o valor será integralmente devolvido.

Investimento

R$ 70,00 - Valor para profissionais associados em dia com o Senge-ES (contribuição social) ou estudantes de nível superior em engenharia, agronomia, geólogos, geógrafos, meteorologistas e carreiras similares.
R$ 90,00 - Valor para profissionais não associados ao Senge-ES.

Obs: profissionais aposentados a partir de 2009 e filiados ao sindicato tem isenção da anuidade social.

Inscrição e mais informações
http://senge-es.org.br
senge-es@senge-es.org.br
(27) 3324.1909


Clique aqui para voltar