Detalhes

Sinfagres, SEEA e Crea-ES debatem formação profissional e reconhecimento da carreira dos fiscais agropecuários

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 18:09, com última atualização em 03 de março de 2021 às 19:39

Representantes do Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Espírito Santo (Sinfagres) e da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) estiveram reunidos na segunda-feira (23/2) com o presidente do Crea-ES, Eng. Jorge Silva.


Durante o encontro, o Sinfagres, cuja base é composta por engenheiros agrônomos, engenheiros de alimentos, engenheiros florestais, médicos veterinários e técnicos agrícolas, todos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo (Idaf), solicitou apoio ao Crea-ES para a realização de cursos direcionados à categoria, como o de Avaliações de Imóveis Rurais, formação continuada em Defesa Sanitária Vegetal e  Barragens.


Na reunião, o presidente do Crea-ES  reiterou ainda o posicionamento favorável a criação da carreira de Fiscal Estadual Agropecuário no Estado do Espírito Santo, uma vez que as atuais nomenclaturas de Agente em Desenvolvimento Agropecuário e Técnico em Desenvolvimento Agropecuário estão defasadas. Ele destacou que tal reconhecimento é merecido aos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo - Idaf, tendo em vista que no bojo das atribuições do cargo, há a responsabilidade por executar atividades de fiscalização, controle, inspeção e defesa agropecuária.


O presidente do Sinfagres, téc. agrícola Isidorio Nascimento Simões, considerou o encontro positivo. “Tivemos uma reunião bastante produtiva, focada especialmente na formação continuada dos profissionais, colocando como meta a realização de dois cursos para o primeiro semestre deste ano. Obtivemos a sinalização positiva do presidente Jorge Silva de nos apoiar na realização do cursos de formação continuada para a defesa vegetal a ser viabilizado por meio da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do IDAF (GEDSIV); e do curso de Avaliações de Imóveis Rurais, a ser oferecido por intermédio do Núcleo de Projetos Especiais do Idaf (NPE)”, comentou.


Com relação à transformação dos cargos, Isidorio Simões disse que os agentes e técnicos do Idaf esperam ser reconhecidos pelos serviços que, de fato, prestam. Entre os órgãos de defesa agropecuária do país, apenas quatro estados ainda não se adequaram às novas nomenclaturas e, entre eles, está o Espírito Santo. “Os agentes e os técnicos de desenvolvimento agropecuário realizam atividades de fiscalização, por esta razão, a necessidade de enquadramento dos cargos. A fiscalização é exercida em toda a pluralidade de atuação desses profissionais. Na área animal, com foco nos frigoríficos; na proteção sanitária; nas lavouras, como na cultura do mamão; e, também, na fiscalização florestal, contribuindo para a preservação do bioma Mata Atlântica”.


Compareceram à reunião, representando o Sinfagres, o presidente do sindicato, téc. agrícola Isidorio Nascimento Simões; o vice-presidente, médico veterinário Guilhermo Modenese Recla; e o secretário geral, eng. agrônomo Janil Ferreira da Fonseca. A SEEA foi representada pelo presidente em exercício eng. agrônomo Álvaro Bridi.


Clique aqui para voltar