Detalhes

Crea-ES inaugura sistema de geração de energia solar em Cachoeiro

Publicado em 16 de dezembro de 2020 às 22:42, com última atualização em 18 de dezembro de 2020 às 01:06

Com foco na sustentabilidade e na inovação, a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, inaugura na próxima quinta-feira (17) pela manhã o sistema de geração de energia fotovoltaica conectada à rede elétrica na Inspetoria do Conselho em Cachoeiro de Itapemirim. A solenidade terá participação restrita, devido aos riscos de contaminação com o novo coronavírus.


O investimento de cerca de R$ 180 mil possibilitou a instalação de 100 placas fotovoltaicas, dois inversores e 50 otimizadores. Ao todo serão gerados 48,17 MWh por ano. Como o consumo total anual da Inspetoria de Cachoeiro é de 18,19 MWh, a energia excedente será alocada para outros imóveis de uso do Crea-ES. O novo sistema vai evitar a emissão de quase oito toneladas de CO2, o equivalente a 352 árvores.

Para a presidente Lúcia Vilarinho, o Crea-ES inicia um novo tempo. "Nossa gestão priorizou a instalação da Energia Fotovoltaica por entendermos que, além de ser uma questão de economia, estamos respeitando o meio ambiente com inovação e racionalidade", destacou.

O novo sistema foi implantado através do convênio 090/2018, firmado com a Gerência de Desenvolvimento Institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A coordenação do projeto é dos Consultores do Crea-ES, engenheiro eletricista Orlando Zardo Junior e engenheira civil Ingrid Fornazier Nascimento.

A implantação do sistema de geração utilizando energia fotovoltaica contou com a participação da Associação Capixaba de Engenheiros Eletricistas (ACEE)  e o apoio do grupo Pró-Energia Solar.


Clique aqui para voltar